Como conseguir fazer intercâmbio durante a graduação?

6 minutos para ler

Estar em outro país, conhecer uma nova cultura, conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, viver de forma mais independente longe da família por um período… Tudo isso parece um sonho para você? Sem dúvida, fazer intercâmbio é o desejo de muitos estudantes brasileiros.

E não é à toa. Afinal, essa experiência pode proporcionar diversas oportunidades para sua carreira, além de um incrível desenvolvimento pessoal, claro! Então, que tal saber mais sobre os benefícios do intercâmbio e descobrir como conseguir fazer um durante a graduação?

Confira as informações deste post e faça suas malas!

Quais são as vantagens de fazer um intercâmbio?

Não restam dúvidas de que ter uma experiência em outro país é algo muito atrativo. Mas será que você sabe tudo o que isso pode proporcionar para sua vida e carreira? Confira agora mesmo as principais vantagens de fazer intercâmbio!

Desenvolver outro idioma

Não poderíamos começar por outro ponto, não é mesmo? Apesar de ser uma vantagem óbvia, vale a pena falar mais sobre esse assunto.

Atualmente, o mercado de trabalho exige sempre mais de seus profissionais. Se, há algum tempo, a graduação era um diferencial, hoje em dia ter um diploma de Ensino Superior e dominar outro idioma são praticamente requisitos para conseguir um bom emprego, principalmente em multinacionais.

Então, se você coloca em seu currículo que não só sabe falar outra língua, mas também viveu em um país diferente por algum tempo, seu perfil fica mais competitivo, tanto depois da faculdade quanto também em seleções de estágio ou trainee.

Quem deseja seguir carreira acadêmica também vai se beneficiar disso, já que, em programas de mestrado e doutorado, é preciso comprovar o domínio de um idioma estrangeiro. Além disso, a experiência pode ajudar muito quem pretende empreender e administrar o próprio negócio.

Ser mais independente

Você já morou longe da família por um tempo e precisou se responsabilizar por detalhes da rotina, como fazer compras no supermercado, organizar a casa e fazer o pagamento de contas? O intercâmbio promove isso e muito mais — afinal, alguns detalhes da independência você só descobre quando se vê sozinho.

Pode não ser fácil no começo, mas o desenvolvimento pessoal gerado por essa vivência é enorme. E isso acontece mesmo em opções de intercâmbio que envolvam ficar na casa de uma família local, já que você ainda vai precisar se responsabilizar por suas coisas e estará distante dos familiares e amigos brasileiros.

Enriquecer o currículo

Fazer intercâmbio durante a graduação, geralmente, não inclui apenas o aprendizado de outra língua. Em muitos programas, você pode cursar matérias relacionadas à sua faculdade ou até mesmo realizar um estágio. Assim, você não só treina outro idioma, como também aprofunda conhecimentos na sua área de formação e adquire novas habilidades.

É claro que isso enriquece muito o seu currículo profissional. Aliás, mesmo os estudantes que não entram nesse tipo de programa voltarão com muito mais do que a fluência na bagagem. Um intercâmbio envolve, ainda, experiências pessoais que agregam bastante à sua carreira. Sem falar no networking internacional que você começa a montar.

Como conseguir um intercâmbio durante a graduação?

Depois de conhecer tantas vantagens, a vontade de fazer as malas e partir agora mesmo deve ter surgido, certo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como é possível conseguir um intercâmbio enquanto está na faculdade. Veja a seguir!

Conheça as possibilidades disponíveis

Antes de sonhar com o dia em que vai pegar o avião, você precisa pesquisar sobre os programas ofertados. Comece verificando se a faculdade onde estuda tem alguma parceria com instituições de intercâmbio. Isso facilita muito o processo e mostra a valorização que ela dá à formação de seus estudantes.

Além da faculdade, é possível fechar um intercâmbio com as agências especializadas nisso. Elas vão ter diversos tipos de viagens, assim, você escolhe a que melhor se adéqua às suas necessidades e possibilidades financeiras. É preciso considerar muitos detalhes importantes na decisão — como o alojamento onde vai ficar, a escola em que vai estudar, o tempo de duração etc.

Pesquise sobre bolsas de estudo

É preciso desembolsar um valor considerável para fazer intercâmbio, mas estudantes que não tenham tanto dinheiro podem optar por programas mais curtos e baratos ou, melhor ainda, procurar uma bolsa de estudos.

Diversas instituições brasileiras fazem seleções de intercambistas para viajar com todas as despesas pagas. Nada mal, hein? Para aproveitar essa oportunidade, pesquise sobre os projetos que oferecem essas facilidades e veja quais são os critérios para obter a bolsa (isso vai depender de cada instituição e programa).

Defina o período da viagem

Esse é outro passo muito importante para quem deseja fazer intercâmbio. Você já pensou em quanto tempo pretende ficar? Viagens mais longas têm a vantagem de proporcionar uma imersão maior no idioma e na cultura estrangeira, mas também custam mais caro.

Enquanto isso, programas menores permitem que você tenha a experiência de viver em outro país pagando menos e vivendo menos dificuldades em relação à distância da família. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, por isso, é preciso ponderar bastante.

Além de pensar no tempo em que vai passar em outro país, você deve definir o período da viagem. Ir no início do semestre é o ideal para quem vai cursar disciplinas da graduação lá. Já para estudantes que buscam uma experiência menor, uma viagem nas férias é o mais indicado.

Escolha o país

É claro que um planejamento para realizar intercâmbio não pode acontecer sem essa decisão. Talvez ela seja uma das mais difíceis! Além de ser complicado bater o martelo sobre o país que deseja conhecer, existe o peso de que essa escolha influencia todos os outros detalhes da viagem.

Assim, a dica é ter muito cuidado ao avaliar as opções. Conheça as alternativas apresentadas pelo programa de intercâmbio, converse com pessoas que já viajaram assim e reflita sobre suas prioridades. Se aprender inglês é uma necessidade, por exemplo, foque em regiões que falem esse idioma.

Não esqueça, ainda, que dentro de um mesmo país há cidades muito diferentes. Por isso, dedique um tempo também para pesquisar sobre cada uma e pensar em qual delas você gostaria de fazer intercâmbio e passar uma temporada. Tomando esses cuidados, a viagem tem tudo para ser incrível!

E então, gostou de saber mais sobre essa oportunidade? Que tal trocar informações com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This