10 áreas de atuação da Arquitetura para você apostar!

6 minutos para ler

Fazer um curso superior abre portas para diversas possibilidades no mercado de trabalho, já que uma mesma formação pode ser apenas o ponto de partida para exercer diferentes funções. Um bom exemplo disso é a variedade de áreas da Arquitetura que os profissionais podem escolher para atuar.

Cada caminho tem características próprias que você precisa conhecer para tomar a decisão mais acertada para as suas ambições profissionais. Desse modo, é possível encontrar a área ideal e, assim, descobrir como se preparar especificamente para ela.

Este post traz uma lista com 10 áreas da Arquitetura que merecem destaque, além de outras informações sobre esse setor tão promissor. Tem interesse nesse assunto? Então, continue a leitura!

Como é o perfil de quem faz Arquitetura?

De modo geral, os profissionais de Arquitetura têm algumas características em comum que fazem a diferença no desempenho das suas tarefas. Destacamos as principais delas, para você entender melhor:

  • criatividade para criar projetos diferenciados, de acordo com as necessidades de cada cliente e com as características dos espaços;
  • capacidade de trabalhar em equipe, já que o arquiteto é apenas um dos profissionais envolvidos na execução de uma obra;
  • interesse por arte, pois a Arquitetura busca tanto a funcionalidade quanto a beleza dos espaços, e a sensibilidade artística faz parte disso;
  • ética para respeitar as normas da profissão, bem como preservar as informações compartilhadas pelos clientes que contratam os serviços de Arquitetura;
  • visão interdisciplinar, para levar em conta as outras áreas do conhecimento que influenciam a execução de um projeto arquitetônico;
  • habilidade para lidar com ferramentas tecnológicas, uma vez que é preciso utilizar softwares e outros recursos nas atividades da profissão.

Qual a situação do mercado de trabalho para o setor?

A profissão de arquiteto tem sido cada vez mais valorizada no mercado, como demonstra uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em 2022. Os dados indicam que pelo menos 10% dos brasileiros economicamente ativos já contrataram os serviços de um profissional da área.

Também tem caído a porcentagem de pessoas que nunca usaram e não consideravam usar esses serviços. Eram 24% na pesquisa feita pelo CAU em 2015, e apenas 18% em 2022, o que indica uma maior conscientização da população sobre a importância do conhecimento especializado dos arquitetos urbanistas.

Quanto à média salarial no mercado de trabalho, o portal Salário aponta cerca de R$ 6.500,00. Vale destacar que a experiência dos profissionais e a área de atuação são fatores que influenciam os salários recebidos por cada um.

Quais as áreas da Arquitetura em que é possível atuar?

A seguir, listamos 10 áreas de atuação da Arquitetura que vale muito a pena conhecer. Confira!

1. Desenvolvimento de projetos arquitetônicos

Uma das principais áreas em que arquitetos podem atuar é no desenvolvimento de projetos, o que consiste em planejar como os espaços serão divididos e utilizados. Além de desenhar as plantas baixas e definir cada cômodo, eles ainda determinam como serão as fachadas e quais materiais devem ser utilizados para chegar ao resultado esperado.

2. Acompanhamento de obra

Outra área da Arquitetura muito comum se refere ao acompanhamento das obras para tirar os projetos do papel. Nesse ramo, é preciso garantir que os prazos sejam cumpridos, que os gastos fiquem dentro do orçamento e que os operários utilizem as técnicas corretas na execução dos serviços.

3. Design de interiores

Para quem gosta de decoração, essa é uma das áreas da Arquitetura mais interessantes. Afinal, o profissional pode se dedicar a orientar a escolha dos móveis e demais objetos que compõem os ambientes. Para isso, são levadas em conta as expectativas dos clientes, a funcionalidade e a estética dos itens.

4. Paisagismo

O paisagismo é o ramo voltado para o planejamento de ambientes externos, como jardins, praças, parques e canteiros. O profissional busca a harmonia entre os elementos naturais e os espaços urbanos, o que inclui a definição de quais espécies de plantas são mais adequadas para cada local.

5. Restauração de imóveis

Uma das áreas da Arquitetura muito ligada às artes, a restauração de imóveis busca recuperar o aspecto original de prédios antigos. O processo envolve a identificação dos materiais e técnicas utilizados na época da construção para que os reparos mais apropriados sejam feitos. Com isso, é possível preservar a história e a cultura de um povo.

6. Planejamento urbano

Os arquitetos também podem atuar no planejamento de loteamentos, bairros e cidades. Para isso, leva-se em consideração aspectos como as demandas de transporte pela população, a forma como o solo local pode ser utilizado, a sustentabilidade e as necessidades de infraestrutura. Assim, os espaços podem ser definidos da melhor maneira possível.

7. Luminotécnica

A maneira como um ambiente é iluminado tem tudo a ver com o conforto que ele pode proporcionar a quem o utiliza. Por isso, o desenvolvimento de projetos de iluminação é mais uma das áreas da Arquitetura que merecem destaque. A função do profissional é deixar o ambiente bonito e agradável, com as luzes mais adequadas para cada situação.

8. Comunicação visual

Os arquitetos também podem ser requisitados para planejar ambientes para uso comercial, como vitrines e espaços internos de lojas. Nesse caso, um dos aspectos a serem observados é a mensagem que a empresa deseja transmitir ao público por meio das peças utilizadas.

9. Realidade virtual

Para apresentar os projetos arquitetônicos de forma mais imersiva, é possível criar ambientes em 3D e utilizar até mesmo ferramentas de realidade virtual para torná-los mais interativos. Desse modo, os clientes podem ter uma noção mais próxima de como o local será quando for finalizado.

10. Ensino

Quem leva jeito para ensinar pode seguir a carreira acadêmica e passar a dar aulas em cursos técnicos e superiores relacionados à Arquitetura. Assim, ajuda a formar novos profissionais para o mercado de trabalho.

Já que existem tantas áreas da Arquitetura para seguir carreira, é importante ressaltar a necessidade de buscar cursos de especialização para aprofundar os conhecimentos no ramo escolhido. Com boas pós-graduações, fica mais fácil aproveitar as oportunidades que o mercado oferece e crescer cada vez mais na profissão.

Gostou de conhecer as áreas da Arquitetura? Assine a nossa newsletter e receba atualizações sobre mais conteúdos imperdíveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This