Já ouviu falar que você deve dar sempre o seu melhor a despeito de ser valorizado por isso ou não? A fala, na verdade, é bem comum, mas, quando se trata do mercado de trabalho, saiba que o reconhecimento profissional é sempre bem-vindo.
Isso porque, a partir dele, é possível ter acesso a mais oportunidades, atingir uma remuneração melhor e ter a possibilidade de crescer na carreira. Caso contrário, as chances de você ficar estagnado no ambiente corporativo são altas. Lembre-se de que, com a grande competitividade que enfrentamos atualmente, é essencial buscar se destacar.
E aí? Percebeu a importância do reconhecimento profissional e quer saber como é possível alcançá-lo? Separamos 6 dicas para você. Continue a leitura!
1. Mostre resultados relevantes no trabalho
Se você não se empenha nas suas funções, torna-se difícil ser reconhecido e valorizado, correto? Logo, mostrar resultados relevantes no trabalho é o primeiro passo indispensável para atingir esse objetivo. Para isso, vale a pena ir além do “mais do mesmo”.
É válido buscar fugir do convencional, se isso fizer parte do perfil da empresa, para mostrar melhores resultados e deixar claro o seu potencial dentro do ambiente corporativo. Afinal, quer queira, quer não, existem muitos profissionais capazes de executar funções de uma mesma área. Com a popularização do home office, por exemplo, que diminuiu a limitação geográfica, isso só se intensificou.
Sendo assim, para ser reconhecido, é preciso fazer mais do que o preto no branco. Uma maneira de demonstrar isso é por meio da proatividade. Trata-se de uma qualidade em que as pessoas se antecipam aos problemas e buscam soluções e mudanças para possíveis entraves. Isto é, em vez de esperar que os demais membros percebam algo, aponte um gargalo e sugira um método de otimização.
2. Faça uma especialização na área de atuação
Ter um curso superior é um passo importante para se destacar no mercado de trabalho e aumentar o seu conhecimento e a sua identificação com uma determinada área. No entanto, é preciso ir além para obter o reconhecimento profissional. Nesse caso, fazer uma especialização pode ser uma alternativa.
Inicialmente, o ingresso em uma pós-graduação já o destaca dos colegas e concorrentes que podem não ter buscado esse tipo de educação formal. Logo, a sua escolha demonstra vontade de evoluir, dedicação e autoridade em determinado assunto. Em outras palavras, a especialização quase “fala sozinha” quanto à sua capacidade e ao seu merecimento do reconhecimento profissional.
Nesse sentido, foque a área com a qual você mais se identificou durante o curso superior e o ingresso no mercado de trabalho. Além do mais, leve em consideração os setores que mais podem oferecer oportunidades e aqueles em que pode existir espaço para o seu trabalho.
3. Desenvolva habilidades de liderança
Conforme mencionado, a especialização na área de atuação, por si só, é suficiente para alcançar o reconhecimento profissional. Entretanto, ainda é preciso fazer mais do que isso. Por exemplo, desenvolva habilidades de liderança. Sabemos que existem pessoas que preferem liderar e outras que se enxergam melhor na posição de liderado, atuando como uma espécie de braço direito do líder.
Identificar com qual perfil você tem mais afinidade é fundamental. No entanto, isso não é motivo suficiente para não desenvolver as suas habilidades de liderança. Isso porque os líderes estimulam a disciplina e a motivação dos colegas de trabalho, além de terem autodisciplina e motivação própria. Tais qualidades se tornam especialmente relevantes em períodos de crise, como a pandemia da Covid-19, pela qual passamos recentemente, mesmo que os membros não ocupem formalmente essas posições.
4. Construa o seu marketing pessoal
Construir o seu marketing pessoal no trabalho contribui para que você consiga destacar o seu talento e o seu potencial para quem pode oferecer melhores oportunidades. Isto é, muitas qualidades se mostram por si só, sem que seja necessário empregar qualquer esforço para ‘’vendê-las’’, porém, esperar por isso é contar com a sorte.
Diante da alta competitividade, torcer para que as pessoas notem o seu potencial não é a alternativa mais inteligente. Logo, existem estratégias de marketing que tendem a solucionar tais dificuldades. Isso inclui a publicação de conteúdos em redes sociais que o destaquem e aumentem a sua visibilidade — especialmente o LinkedIn, que é focado no mercado de trabalho.
Por meio dessa rede social, é possível também desenvolver o networking com colegas e chefes da região ou de demais lugares. Isso é benéfico para indicações e para a lembrança do seu perfil, caso haja alguma oportunidade de trabalho. Ademais, considere que essa prática também ajuda a conhecer currículos, portfólios e projetos de profissionais da área, o que aumenta o seu repertório.
5. Atualize-se nas tendências da sua área
O mercado de trabalho é dinâmico e se atualiza constantemente. Logo, quem não estiver atualizado diante dessas mudanças tende a se tornar obsoleto, o que não contribui para o reconhecimento profissional. Por esse motivo, conheça as tendências da sua área de atuação.
Você pode fazê-lo ao buscar informações no meio digital, como blogs, sites, podcasts e redes sociais. O importante é que as fontes escolhidas tenham autoridade e credibilidade no que dizem. Uma alternativa é contar também com cursos e workshops. Essas opções elevam o seu conhecimento e ajudam no desenvolvimento do networking.
6. Desenvolva o autoconhecimento
Você saberia dizer quais são os seus principais pontos positivos e negativos? Essa resposta ajuda na melhoria dos defeitos e na descoberta de oportunidades, a partir das suas maiores qualidades. Então, o autoconhecimento nesse aspecto contribui para o seu desenvolvimento profissional e tende a colocar você um passo à frente de quem não tem esse domínio.
Além disso, outro benefício proporcionado pelo autoconhecimento é a formulação de estratégias que o destaquem para o gestor e ajudem-no na promoção de cargo, por exemplo.
Conseguiu entender como é possível elevar o reconhecimento profissional? Seguir as dicas listadas é um passo essencial para atingir esse objetivo. Por isso, não espere muito para começar a desenvolver as suas qualidades e ir atrás do sucesso no mercado de trabalho. Ao fazer isso, você poderá aumentar e otimizar as oportunidades profissionais que surgirão ao longo do caminho.
O nosso post foi útil para você? Aproveite, então, a visita para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!