Tire suas dúvidas sobre o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento

mba em inteligencia comercial e relacionamento
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A competitividade é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais no mercado de trabalho. Por isso, investir em capacitação é um dos melhores conselhos para quem quer se diferenciar e alcançar as posições desejadas.

Um exemplo de especialização capaz de ajudar os alunos a se sentirem mais preparados para os desafios profissionais é o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento. Trata-se de um curso voltado para a área de vendas que conta com diversos diferenciais — e é por isso que vamos falar sobre ele neste post.

Para descobrir quais são esses diferenciais, conversamos com a gerente comercial de pós-graduação da UCEFF, Leandra Dall Igna. Confira a seguir o resultado dessa conversa e tire suas dúvidas!

Como funciona o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento?

A formação tem duração de 18 meses ou um ano e meio, período no qual os alunos devem cumprir as 360 horas-aula previstas. Para facilitar a rotina da turma e não prejudicar os compromissos de trabalho, os encontros geralmente acontecem aos finais de semana (nas noites de sextas-feiras e aos sábados durante o dia).

O foco é despertar e desenvolver a prática da gestão comercial. Apesar de ser uma área ampla, Leandra diz que a instituição reconheceu a importância de ter um curso mais focado em vendas. Assim, desde 2012, a grade curricular tem sido aprimorada e atualizada de acordo com as demandas do mercado. Atualmente, há conteúdos como:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Comunicação Persuasiva;
  • Criatividade e Design Thinking;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão do Tempo e Produtividade;
  • Liderança;
  • Inteligência Comercial Competitiva;
  • Planejamento, Estrutura e Operações de Vendas;
  • Storyselling;
  • Pós-vendas e Relacionamento.

A ideia foi reunir temas atuais e conhecimentos que sejam capazes de formar vendedores de destaque no mercado. Como ressalta Leandra, o objetivo é a formação de “um profissional que realmente saiba atuar em todos os segmentos, desde o estratégico até a efetivação da venda”.

Para quem o curso é indicado?

Como o foco é a parte de vendas, a expectativa é que os estudantes sejam profissionais interessados na carreira comercial e que queiram aproveitar a ajuda do MBA para crescer na área.

Uma informação que merece ser esclarecida é que o curso foi criado para preparar vendedores, independentemente do segmento que eles atuem. As técnicas e aprendizados podem ser aplicados em contextos diversos.

A única e principal exigência, por se tratar de uma pós-graduação, é que o aluno já tenha concluído uma formação de nível superior. Contudo, não há nenhum tipo de restrição relacionada ao curso anterior escolhido por ele. A oportunidade é aberta para pessoas de todas as áreas que queiram explorar a arte de vender.

Quais são os impactos do MBA na carreira?

Sabemos que não existe uma graduação específica em vendas e, normalmente, pessoas que se dedicam a essa atividade têm alguma outra formação. Em geral, elas reconhecem o talento para vender e começam a atuar na área, ou acabam precisando desenvolver essa habilidade aos poucos depois de encontrarem uma oportunidade de trabalho que demande esse tipo de esforço.

Porém, a decisão de fazer um MBA é capaz de trazer muitos efeitos positivos. Em primeiro lugar, um novo título vai agregar valor ao currículo e distinguir o profissional entre os seus concorrentes. Como o mercado está cada vez mais exigente, esse pode ser um diferencial importante ao participar de um processo seletivo.

No entanto, a grande importância está em adquirir outros conhecimentos, descobrir práticas diferentes, ganhar novas referências e desenvolver competências. O aluno chega com a sua experiência de mercado e sai transformado, não só pelos materiais didáticos como também pela chance de trocar informações com professores e colegas.

Sem dúvida, é uma ocasião para evoluir como profissional e também como pessoa — não por acaso, o autodesenvolvimento é um tópico presente em várias disciplinas. Ou seja, esse conjunto de fatores certamente deve proporcionar bons frutos na carreira de qualquer um.

Como o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento ajudará a aumentar as vendas e melhorar o comercial da empresa?

Como existe uma curadoria dos conteúdos que formam a estrutura curricular do curso, o profissional consegue contribuir ativamente para o setor comercial de uma empresa (ou de várias, pois pode optar pela consultoria especializada, por exemplo).

Desde a fase de estudo de mercado e planejamento até a efetivação da venda, o aluno do MBA pode rever as estratégias adotadas para implementar novidades que favoreçam os resultados.

No cenário que vivemos hoje, é muito importante entender a relevância de saber se relacionar com o público e não focar somente em números ou lucratividade. A atração e fidelização de clientes são processos que demandam dedicação constante. Muitas vezes, falta uma visão mais profunda e estratégica para que os negócios se tornem mais competitivos.

É evidente que isso não acontece do dia para a noite, mas a presença de um gestor comercial que tem essa consciência e se qualificou para enfrentar tal desafio com certeza é uma grande vantagem.

Quais são os diferenciais da UCEFF?

Por fim, Leandra ressalta que o grande diferencial da UCEFF como instituição é a busca pela inovação e pela sintonia com o mercado. “Quando buscamos ideias para formatar um curso desse nível, procuramos a opinião de pessoas que estão atuando nesse mercado de trabalho e têm know how na área”, afirma a profissional.

Esse planejamento prévio faz toda a diferença para que os cursos sejam completos e consigam oferecer uma formação de alta qualidade para todos. O objetivo é que os alunos tenham uma base de conteúdos que se complementem ao final dos estudos e que isso se torne um fator de diferenciação para eles.

Além do mais, a instituição conta com outros critérios especiais que ajudam a estruturar suas formações, como: infraestrutura de excelência, corpo docente qualificado, tecnologia de ponta e reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) e do mercado.

Enfim, o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento é mesmo uma ótima oportunidade de aprendizado, capacitando profissionais para serem mais proativos e efetivos em seus trabalhos como vendedores.

O que achou de conhecer melhor o nosso curso? Se você ainda tem alguma dúvida ou deseja aproveitar essa oportunidade, não deixe de entrar em contato conosco!

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