Interpretação de texto no Enem: 3 dicas para você treinar

3 minutos para ler

Como se sabe, a interpretação de texto no Enem é uma das partes mais importantes desse exame, sendo um diferencial para que o estudante consiga uma boa classificação e, consequentemente, uma vaga na universidade desejada.

Devido a isso, é essencial entender as nuances de um texto, qual é a moral da história, o direcionamento das perguntas e, principalmente, como deve ser redigida a resposta de forma satisfatória.

O caminho é árduo, mas a satisfação é plena. Então, fique por aqui e conheça dicas para interpretação de texto no Enem!

Afinal, o que é a interpretação de texto no Enem?

Interpretar um texto vai além da análise gramatical do conteúdo, pois significa ir a fundo nas questões conceituais, históricas, atuais, entre outras. Isso significa entender as posições do autor ou o propósito de uma questão.

Dessa forma, a interpretação de texto no Enem é um dos pontos diferenciais, pois aquele estudante que dominar a técnica de captar todas as informações do conteúdo com certeza conquistará as melhores pontuações.

Para isso, é preciso também ler muito, desde jornais e revistas, livros acadêmicos e de histórias de época até tirinhas de revista em quadrinhos e propagandas impressas que transmitem diversas informações diferentes.

Como treinar interpretação de texto para o Enem?

Veja as nossas dicas!

1. Leia com bastante atenção

Parece clichê, mas ler com bastante atenção todo o conteúdo do texto é a estratégia mais eficaz. É interessante ler cada parágrafo lentamente, sublinhando os pontos mais relevantes, mas sem destacar demais, porque, caso contrário, vira um carnaval de cores e traços.

A cada leitura é possível entender os pontos de dúvidas, o objetivo do texto, a moral da história e as mensagens subliminares de forma a obter o máximo de aproveitamento do conteúdo escrito.

2. Identifique as características do texto

As características do texto são essenciais para se entender o conteúdo. Enquanto alguns são essencialmente narrativos, outros são argumentativos e dissertativos, além de crônicas, contos e poesias.

Então, com a leitura constante do texto é possível concluir sobre as características do conteúdo que facilitarão na análise das respostas ou mesmo na explicação sobre as normas para redigir o texto da redação.

3. Reescreva e explique a você mesmo

Quando um texto for muito complexo, o ideal é que o estudante entenda cada trecho de forma separada e depois avalie o encadeamento das ideias. Também é interessante compreender o comando verbal de cada parte do texto.

Um dos métodos para entender o texto é reescrever as partes que considerou mais difícil e levantar as principais linhas de raciocínio em torno delas. Assim, durante a prova, será possível ter mais clareza para selecionar a resposta ou redigir o texto solicitado.

Fazer uma boa interpretação de texto no Enem é fundamental para obter uma excelente pontuação e conseguir a vaga no curso almejado. Além das dicas apresentadas acima, é interessante também buscar podcasts e vídeos no YouTube sobre o assunto e treinar a interpretação pela análise de músicas, seriados, filmes e outras atividades no momento de lazer, de forma espontânea.

E você, ainda tem dúvidas sobre como interpretar texto do Enem? Comente aqui embaixo suas experiências!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This