Você já deve ter ouvido falar sobre o curso de Estética e Cosmética, mas será que sabe dizer como é a formação nessa área, o que é estudado na faculdade e como funciona o mercado para quem já é graduado?

Se a sua resposta foi um “não”, fique despreocupado! Neste post, você vai conhecer vários detalhes sobre essa graduação e as oportunidades profissionais de quem é esteticista no Brasil.

Essa é uma ótima chance para quem já se interessa pela área, mas ainda tem dúvidas sobre ela ser ou não a escolha certa para a carreira. Portanto, vale a pena acompanhar até o fim!

Qual é o objetivo da graduação em Estética e Cosmética?

O foco do curso de Estética e Cosmética é formar um profissional de sucesso que entenda os conceitos relacionados à anatomia e à fisiologia humana e domine as práticas de intervenção e modelagem corporal para fins estéticos.

A graduação também proporcionará capacitação técnica para que o esteticista realize e supervisione tanto procedimentos não-invasivos (que envolvem apenas aplicação de cosméticos e uso de equipamentos de forma tópica) quanto invasivos (que envolvem injetamento de produtos sob a pele).

Quanto tempo dura o curso?

Decidiu que escolher a graduação perfeita é fazer Estética e Cosmética? Pois saiba que o curso dura, ao todo, dois anos. Isso acontece porque se trata de uma formação tecnológica cujo foco não é o campo de conhecimento, mas sim as atividades profissionais desenvolvidas por ele.

É por isso que a grade curricular é mais sintética e há uma diversidade de atividades práticas e laboratoriais. Você não apenas desenvolverá as competências necessárias para ingressar no mercado como também terá uma boa perspectiva de como funciona o setor e as demandas que ele tem na atualidade.

Para completar, esse é um dos cursos da área da saúde que pode ser realizado no formato de ensino semipresencial híbrido. Isto é, com aulas teóricas online e encontros presenciais para a vivência em laboratório.

O que se estuda nessa graduação?

No primeiro semestre, você estuda os conceitos relacionados ao corpo humano e ao desenvolvimento de problemas físicos que influenciam a imagem pessoal. É por isso que há disciplinas como:

  • Fisiopatologias da Pele e Anamnese;
  • Processos Histológicos, Anatômicos e Fisiológicos do Ser Humano.

No segundo semestre, há uma abordagem sobre a prática do empreendedorismo na área e a importância da segurança na realização de procedimentos estéticos e no uso de cosméticos. Algumas das matérias são:

  • Biossegurança e Primeiros Socorros;
  • Gestão Empreendedora e Inovação.

Já no terceiro e quarto semestres você vai se aprofundar nas intervenções estéticas e nos tratamentos mais comuns do ramo. Os seguintes temas são estudados, entre outros:

  • Estética Capilar e Tricologia;
  • Anexos Cutâneos;
  • Estética Facial;
  • Drenagem Linfática Manual e Procedimentos Estéticos Pré e Pós-operatórios.

Onde posso atuar depois de me formar em Estética e Cosmética?

Como aponta o panorama de mercado realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2019, o Brasil é o país da América Latina que mais consome produtos e serviços relacionados ao setor de cosmética, beleza e saúde. Isso sem falar que ele ocupa o quarto lugar no top 10 entre os maiores mercados consumidores do planeta, movimentando mais de 30 bilhões de dólares anuais.

Logo, é natural que nos últimos anos tenha crescido o número de espaços onde esteticistas trabalham, como clínicas, SPAs e salões. Porém, não se deixe enganar: embora esses locais sejam a preferência de muitos profissionais da área, eles não são os únicos em que você pode atuar, ok?

Por exemplo, uma vez formado, é possível trabalhar em centros de pesquisa e opinião pública do setor sondando:

  • marcas com atuação nacional;
  • inovações e apostas em produtos e serviços;
  • estratégias de marketing, comunicação e atendimento ao cliente;
  • aspectos legais, tributários e socioeconômicos do comércio nacional.

Outra possibilidade é fazer parte do corpo de funcionários das companhias que produzem cosméticos. Esses profissionais trabalham com a formulação e os testes de produtos e os aspectos relacionados à biossegurança deles antes que sejam lançados e comercializados.

Por fim, a docência também é uma opção. Afinal de contas, é comum que muitos estudantes se interessem por essa carreira e demonstrem aptidão para exercê-la durante a faculdade. Nesse caso, é indispensável fazer uma pós-graduação para se tornar um professor devidamente capacitado a lecionar e formar novos profissionais de Estética e Cosmética.

Como é o mercado de trabalho na área de Estética e Cosmética?

O mercado de trabalho em Estética e Cosmética é bem variado, contando com segmentos de atuação que se dividem de acordo com fatores como:

  • padrões de cosméticos;
  • desenvolvimentos de cosméticos;
  • tipos de tratamentos estéticos;
  • áreas em evidência (facial ou corporal).

É por isso que, ao se graduar, você pode seguir na Estética Facial, Estética Corporal, Cosmetologia Capilar, Fitoterapia Estética, entre outros campos.

Com relação aos ganhos de um profissional da área, o levantamento do portal Salário indica que os rendimentos podem chegar até R$5.024,16 ao atuar 43 horas semanais em grandes empresas de cosméticos. Porém, é importante lembrar que esse é o caso daqueles que optam pela carteira assinada.

Muitos esteticistas, sobretudo os que atuam em clínicas e espaços de estética, são profissionais liberais. Ou seja, formam a renda mensal deles não com salários fixos, mas a partir das consultas e dos tratamentos que realizam dia a dia. Portanto, os ganhos variam conforme o número de clientes que eles têm e, em especial, os procedimentos realizados.

E então, depois de ler nosso post, você ficou ainda mais interessado no curso de Estética e Cosmética? Pois agora é hora de avaliar as características do seu perfil e as suas metas de vida para chegar à decisão certa sobre a sua futura carreira. A partir daí, não há segredo: o negócio é investir na formação para ser um profissional diferenciado e qualificado nessa área tão promissora no mercado brasileiro!

Ah, e caso você tenha interesse em saber mais sobre essa graduação e já garantir a sua matrícula para o próximo semestre, entre agora mesmo em contato com a gente!

Facebook Comments