Conheça as áreas de atuação do Direito!

6 minutos para ler
Qual Engenharia escolher? Descubra respondendo o quiz!

Quem quer atuar no universo jurídico pode escolher entre as diferentes áreas de atuação do Direito. Isso mesmo! A carreira permite atuar em uma série de segmentos, ou seja, o aluno pode escolher o que mais combina com seu perfil.

Além disso, a profissão abre oportunidades no setor privado, em escritórios de advocacia ou no setor jurídico de empresas, bem como no setor público. Então, se você quer trabalhar com a aplicação de leis, precisa conhecer mais sobre o Direito e suas áreas de atuação. Vem com a gente e saiba mais!

Quais as principais áreas de atuação para quem se forma em Direito?

A graduação em Direito é do tipo bacharelado e tem duração de 5 anos. Com o diploma em mãos e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o bacharel pode trabalhar em uma variedade de segmentos. Quer saber quais são eles? Confira abaixo!

Trabalhista

Quem faz a faculdade de Direito pode escolher o Direito do Trabalho, que concentra os esforços em processos trabalhistas, seja para defender empregadores, seja para defender empregados.

Esse é um segmento do Direito que apresenta alta demanda, especialmente com as recentes mudanças nas leis trabalhistas. O advogado da área pode atuar em processos de indenizações, questões sindicais, assédios, problemas relativos à jornada e remuneração, entre outros.

Civil

O Direito Civil ou “direito do cidadão” é uma das áreas jurídicas mais amplas, e envolve os direitos e deveres da vida em sociedade. Ela é regulada pelo Código Civil, que traz as regras, princípios e normas que permeiam as relações sociais de pessoas e empresas do setor privado. 

Assim, o advogado da área Civil trabalha com diferentes aspectos, como aqueles relacionados ao patrimônio, casamento, família, divisão de herança, responsabilidade civil, contratos etc. O objetivo é manter a ordem em questões do dia a dia, envolvendo pessoas físicas e jurídicas.

Penal

É a área de atuação do Direito que regula as relações punitivas do Estado, ou seja, define as normas que devem ser seguidas, bem como as penas e outras consequências para quem pratica atos infratores.

Assim, o Direito Penal segue o Código Penal e estuda as penas conferidas para cada delito, prevenindo e punindo condutas criminosas, a fim de garantir a harmonia e segurança na sociedade.

O advogado da área atua, portanto, em processos de defesa ou acusação de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em crimes, fraudes ou contravenções.

Tributário

O Direito Tributário, também chamado de Direito Fiscal, regula as relações entre o Estado e contribuintes. Dessa forma, refere-se ao conjunto de leis voltadas para a arrecadação de tributos de pessoas físicas e jurídicas. O advogado tributário pode trabalhar junto a empresas, por exemplo, fornecendo assessoria sobre questões fiscais e outras obrigações.

É um ramo que se volta para analisar a origem dos tributos, sua previsão legal, sua destinação e, ainda, se seguem os preceitos legais e constitucionais. A área jurídica é muito importante, especialmente por garantir a aplicação adequada dos tributos arrecadados.

Empresarial

O Direito Empresarial é o conjunto de regras e normas que disciplinam as atividades econômicas de empresas e empreendedores. Nesse sentido, advogados da área assessoram empresários a cumprirem a legislação, conforme os direitos e deveres das empresas.

Também é possível atuar em diferentes questões referentes às empresas, como abertura e fusão, constituição e dissolução de sociedades, elaboração de contratos e estatutos, direitos e deveres de acionistas, compliance, entre outras.

Previdenciário

O Direito Previdenciário se volta ao conjunto de normas relativas à seguridade social. Logo, é uma área que trabalha para garantir os direitos da Previdência Social aos beneficiários, como aposentados, pensionistas e dependentes.

Todas as áreas de atuação do Direito exigem do profissional muito estudo, porém, quando a atuação se volta para assuntos previdenciários, a atualização do advogado deve ser constante, uma vez que as regras mudam de forma rápida.

Ambiental

Os olhares de governos e empresas estão voltados para assuntos relativos à sustentabilidade, sendo assim, o Direito Ambiental é tendência. O objetivo é aplicar a legislação para preservar o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida atual e das próximas gerações.

Então, advogados ambientais podem atuar junto a ONGs e entidades que trabalham em prol da sustentabilidade, bem como em processos de licenciamento ambiental.

Há também espaço para assessorar empresas, de modo que elas cumpram regras ambientais, a fim de evitar multas, e também para melhorar sua imagem, demonstrando a política de responsabilidade social da organização.

Digital

O mundo vive conectado, e as relações pessoais e comerciais no ambiente online precisam ser reguladas. Logo, uma área jurídica nova é, justamente, o Direito Digital. O advogado que escolhe esse caminho atua em processos de crimes digitais, como publicação indevida de imagens, casos de difamação, manifestações de racismo e outros contextos.

Atuação pública

Quem se torna bacharel em Direito pode fazer uma carreira de sucesso na área pública, prestando concursos nas esferas municipal, estadual ou federal. Há diferentes possibilidades de atuação, como:

  • Magistratura;
  • Ministério Público;
  • Procuradoria;
  • Defensoria Pública;
  • Promotoria;
  • Delegado de polícia.

Qual área do Direito escolher?

Como você viu, cada área de atuação do Direito tem suas peculiaridades, então, é importante que o profissional faça uma reflexão sobre seus interesses e expectativas com a carreira para poder escolher um segmento que atenda seu perfil.

É válido explorar cada uma dessas áreas, entender suas nuances e considerar seus interesses pessoais e objetivos de carreira ao decidir qual área do Direito seguir. Também é útil buscar oportunidades de estágio ou experiência prática em diferentes áreas para ter uma melhor compreensão de qual delas se encaixa melhor em suas aspirações profissionais.

A áreas de atuação do Direito permitem ao profissional trabalhar com temas e públicos variados e, para construir uma carreira de sucesso, seja qual for o segmento, o ideal é ter uma formação de qualidade. Então, escolha uma instituição de ensino de credibilidade, como a UCEFF, para ter um futuro promissor.

Gostou das informações que apresentamos aqui? Se precisar tirar alguma dúvida sobre o curso de Direito e as áreas de atuação, entre em contato com a nossa equipe para receber qualquer tipo de esclarecimento!

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This