Ao ter uma boa formação, o mundo abre as portas para você construir sua carreira de sucesso. Então, não é preciso buscar oportunidades apenas dentro do seu estado ou no Brasil: dá para explorar vagas internacionalmente. Mas como trabalhar no exterior?
Se você quer conhecer novas culturas e ainda ganhar uma vivência sem igual para sua vida profissional e pessoal, precisa saber como se preparar para encontrar trabalho em outros países. Para ajudar você, reunimos algumas dicas. Confira!
1. Organize a documentação necessária
O primeiro ponto é conferir toda a documentação necessária para trabalhar no exterior, como passaporte válido, visto de trabalho, validação de diploma (dependendo da área e do país), comprovante de vacinação e outros documentos.
As exigências podem variar de acordo com cada localidade, mas é importante pesquisar a fundo para não ter problemas ao entrar ou permanecer trabalhando em outro país.
2. Domine o idioma do país desejado
Além da documentação, é necessário aprimorar o idioma do país onde você pretende trabalhar. Então, comece a estudar, aproveitando a facilidade dos cursos online ou por aplicativo, por exemplo.
Você pode ainda estudar assistindo à sua série favorita, e a dica aqui é colocar as legendas em outro idioma ou assistir aos episódios sem legenda.
3. Busque uma qualificação
Para conseguir as melhores oportunidades em outros países, é preciso ter um currículo atrativo. Assim, se você já tem uma graduação, é interessante se planejar para a carreira internacional, fazendo uma pós-graduação, como especialização ou MBA.
4. Faça networking
Uma dica de como trabalhar no exterior é ter uma rede de contatos profissionais para que você fique por dentro das oportunidades que as empresas estrangeiras oferecem.
Então, você pode ter um perfil completo no LinkedIn e fazer contato com profissionais brasileiros que trabalham lá fora ou até mesmo com gestores das empresas internacionais.
Manter contato com professores daqui e com pessoas com as quais você já trabalhou também é válido, especialmente se precisar de uma carta de recomendação.
5. Estude todos os custos envolvidos
Além de buscar as oportunidades de trabalho no exterior, você não pode perder de vista que essa experiência inclui outros custos, como visto, moradia, alimentação, transporte e outros.
Dessa maneira, pesquise sobre o custo de vida no país onde quer fazer carreira e quais benefícios as empresas podem conceder.
6. Considere diferentes possibilidades de local de trabalho
Quando se fala em carreira internacional, os olhares se voltam para Estados Unidos, Canadá ou Europa, porém, vale ser flexível e considerar outras possibilidades.
Existem diferentes países que podem oferecer vagas de trabalho e também proporcionar experiências incríveis para você. É possível conseguir remunerações mais altas e até encontrar locais com custo de vida mais acessível.
Agora você já conhece algumas dicas de como trabalhar no exterior e pode se programar para fazer sua carreira internacional. Você pode encontrar oportunidades em diferentes áreas, como Design Gráfico, TI, Recursos Humanos, Enfermagem, Administração, entre outras.
E aí? O que achou das dicas? Se gostou, aproveite e compartilhe estas informações com mais pessoas em suas redes sociais!