Bacharelado ou licenciatura em educação física? Veja aqui!

4 minutos para ler
Qual Engenharia escolher? Descubra respondendo o quiz!

Se você tem vontade de trabalhar com esportes, promoção da saúde e qualidade de vida, já deve ter pensado em se tornar educador físico para conduzir e orientar atividades físicas, esportivas e recreativas. Mas aí, na hora de pesquisar os cursos, eis que surge a dúvida: é melhor fazer o bacharelado ou a licenciatura em educação física?

Para tomar essa decisão, busque conhecer as duas modalidades e as suas respectivas áreas de atuação. Continue a leitura e veja qual carreira tem mais a ver com você!

Como é o bacharelado em educação física?

A modalidade bacharelado é uma formação na qual o aluno tem uma visão global acerca de uma área do conhecimento. Dessa maneira, no curso de educação física, a matriz curricular inclui disciplinas variadas, como anatomia, fisiologia, movimento humano, condicionamento físico, práticas esportivas, técnicas de exercício físico, entre outras.

O bacharelado em educação física dura 4 anos e prepara o profissional para atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho, excluindo o ensino em escolas regulares.

Áreas de atuação

O bacharel em educação física pode atuar como avaliador físico e treinador esportivo, e seu trabalho engloba áreas como condicionamento físico, assessoria esportiva, reabilitação física, ginástica laboral, turismo (montanhismo, trilhas e esportes radicais), além da área de lazer e recreação.

Quem tem perfil empreendedor pode abrir sua própria academia, fazendo a gestão do negócio e das equipes, ou trabalhar de maneira autônoma, como personal trainer e orientando clientes de forma presencial ou online.

Como é a licenciatura em educação física?

Na licenciatura em educação física, que dura 4 anos, o aluno também vai aprender sobre temas como corpo humano, movimento e condicionamento físico. Adicionalmente, o curso inclui disciplinas que preparam o profissional para dar aulas.

Então, é uma faculdade em que você vai aprender práticas pedagógicas, psicologia da educação, didática, entre outras matérias. Afinal, o licenciado é formado para dar aulas de educação física em escolas públicas e particulares para os ensinos infantil, fundamental e médio.

Áreas de atuação

O licenciado em educação física pode atuar como professor em escolas regulares e no desenvolvimento de projetos educativos relacionados à atividade física em comunidades, ONGs, associações e empresas.

Qual modalidade escolher?

O bacharelado e a licenciatura em educação física oferecem um mercado de trabalho bastante aquecido. Isso porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a qualidade de vida e, assim, buscam realizar um esporte ou uma atividade física, abrindo espaço para a atuação do profissional.

No caso do ensino regular, a educação física é uma disciplina obrigatória. Desse modo, as escolas estão sempre em busca dos licenciados na área.

Para escolher qual modalidade combina mais com você, é importante pensar nos seus objetivos de carreira e no seu perfil. Se você gosta de ensinar e de trabalhar ao lado de jovens e crianças, a licenciatura é a melhor escolha. Contudo, se quiser atuar em outras áreas do mercado de trabalho, o ideal é o bacharelado.

Você também pode fazer as duas faculdades, sabia? Quem é licenciado, pode cursar o bacharelado e vice-versa. E, nessa situação, a formação na segunda graduação é mais rápida, pois você pode eliminar muitas disciplinas.

Gostou de conhecer como funciona o bacharelado e a licenciatura em educação física? Descubra qual modalidade mais se encaixa com suas expectativas de carreira para acertar na escolha.

Se ainda está perdido sobre qual curso superior fazer, confira as diferentes opções de graduação da UCEFF!

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This