O curso de Engenharia de Produção prepara profissionais para exercerem uma série de funções em indústrias e outros tipos de empresas dos mais variados setores. Por isso, vale a pena conhecer as diversas áreas de atuação do engenheiro de produção que você pode seguir, se optar por essa formação.
Afinal de contas, escolher um curso superior que abre portas para várias possibilidades de carreira é fundamental para quem quer se tornar um profissional bem-sucedido. Desse jeito, você tem acesso a mais oportunidades que pode aproveitar para construir o seu futuro.
Em vista disso, preparamos uma lista com 6 áreas de atuação do engenheiro de produção que você precisa conhecer. Confira!
1. Logística
Nessa área, o profissional planeja e coordena os processos de transporte, armazenamento e manejo de matérias-primas e produtos. Uma boa logística é o que evita problemas como extravio de produtos e os prejuízos financeiros devido à perda de materiais, entre muitos outros, de modo que é essencial para um bom fluxo de trabalho.
2. Gestão da qualidade
A gestão da qualidade é uma função de extrema importância em indústrias e outras empresas que precisam manter um determinado padrão na cadeia de produção. Os profissionais atuam na supervisão das atividades, com o controle de qualidade e a identificação dos pontos que necessitam de melhoria, além de planejar as formas de implementá-las.
3. Gestão da produção
Essa é uma das mais amplas áreas de atuação do engenheiro de produção, pois o profissional se envolve nos diversos estágios da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a entrega do produto final. Definir os processos produtivos e monitorar o uso de recursos na linha de produção são algumas das suas atividades.
4. Gestão da sustentabilidade
Devido ao grande impacto ambiental causado pelas indústrias, essa é uma área que ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Nesse setor, o engenheiro de produção trabalha com o desenvolvimento de produtos e processos capazes de reduzir os danos ambientais, mas sem prejuízos para a produtividade e o faturamento do negócio.
5. Engenharia do trabalho
Por falar em produtividade, esse é justamente o foco de mais uma das áreas de atuação do engenheiro de produção. Na engenharia do trabalho, o profissional desenvolve processos para distribuir as tarefas de modo a otimizar a produção dos colaboradores, ao mesmo tempo em que garante boas condições de trabalho para preservar a saúde deles.
6. Pesquisa operacional
Nesse ramo, a atividade do profissional gira em torno do uso de dados, ferramentas computacionais e modelos matemáticos para encontrar soluções para problemas reais e, assim, ajudar a tomar decisões. A pesquisa operacional pode ser usada, por exemplo, para resolver questões de logística e uso dos recursos da empresa.
Com todas essas possibilidades de áreas de atuação do engenheiro de produção, fica evidente que há bastante espaço no mercado de trabalho para os profissionais com um bom preparo. Por isso, o primeiro passo para seguir essa carreira e aproveitar as melhores oportunidades é encontrar uma boa instituição de ensino e obter uma formação de excelência.
Então, tem interesse em atuar nesse ramo? Conheça agora mesmo a graduação em Engenharia de Produção da UCEFF e fique por dentro de todos os detalhes sobre o nosso curso!