4 áreas de atuação da Enfermagem para você ficar de olho

3 minutos para ler
Qual Engenharia escolher? Descubra respondendo o quiz!

Se você tem interesse na área da saúde, saiba que o curso de Enfermagem pode ser uma ótima opção para a sua formação. Afinal, essa graduação permite ao estudante escolher entre vários campos disponíveis.

Como são várias as áreas de atuação da Enfermagem, esse profissional encontrará diversas opções de trabalho em um mercado bem amplo, tanto no setor privado como no público.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar quais são as principais áreas de atuação da Enfermagem e por que vale a pena escolher essa carreira. Continue a leitura e confira!

Por que vale a pena atuar na área de Enfermagem?

Quando pensamos em cursos na área da saúde, logo lembramos da Medicina, não é mesmo? Pois, saiba que o enfermeiro é o responsável por cuidar da manutenção e do restabelecimento da saúde do paciente, sendo indispensável em hospitais e clínicas.

Além disso, esse profissional também pode atender em domicílio, em emergências ou, ainda, ter o seu próprio consultório.

Para atuar nessa profissão, é preciso concluir uma graduação em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. O curso tem, em média, de 4 a 5 anos e pode ser encontrado tanto na modalidade presencial como a distância.

Quais são as principais áreas de atuação da Enfermagem?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a carreira, conheça, a seguir, as principais áreas de atuação da Enfermagem. Confira!

1. Enfermagem Estética

Com o crescimento da área de estética, os demais profissionais da saúde também foram ganhando espaço junto dos esteticistas.

Para os enfermeiros, por exemplo, é possível fazer uma pós-graduação em Enfermagem Estética para poder atuar com qualidade. Dessa forma, o profissional estará apto a realizar procedimentos como:

  • drenagem linfática;
  • micropigmentação;
  • peeling superficial.

2. Enfermagem Geriátrica

A Geriatria é a área que cuida da saúde dos idosos, principalmente daqueles que precisam de atenção especial. Nesse sentido, o enfermeiro com essa especialização é altamente requisitado, por ser o profissional responsável pelos cuidados diários a esse paciente.

Entre as suas atribuições, podemos citar:

  • administração de medicamentos;
  • medição de sinais vitais;
  • auxílio na movimentação.

3. Enfermagem Obstétrica

O enfermeiro obstetra cuida da gestante e do recém-nascido, podendo ajudar no acompanhamento do pré-natal, do parto e do pós-parto, além de assistir em casos de complicações durante a gravidez.

Quando não há complicações, o profissional também pode ser o responsável por realizar o parto normal ou natural.

4. Enfermagem Pediátrica

O enfermeiro que atua na área pediátrica é responsável por zelar pelo bem-estar da criança, trabalhando para melhorar a sua expectativa de vida e auxiliando os pais no cuidado infantil. Para isso, ele deve interagir com a família e conhecer o seu contexto social, acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, e promover as análises médicas.

Como vimos, são várias as áreas de atuação da Enfermagem disponíveis para esses profissionais. Por isso, se você tem interesse em trabalhar na área da saúde, não perca mais tempo: considere os diferenciais de cada uma dessas carreiras apresentadas aqui e comece ainda hoje a projetar o seu futuro!

Se você gostou deste post, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos incríveis como este!

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This