Você já pensou em participar de um programa de extensão universitária? Isso corresponde a um conjunto de ações que aproximam a universidade do público externo. Dessa maneira, seus pais, amigos e qualquer outra pessoa que não faça parte da sua universidade pode usufruir diretamente dos conhecimentos que você adquiriu nela.
Isso é importante para que as conquistas geradas nesse ambiente de ensino sirvam para promover o desenvolvimento social. Em outras palavras, ao participar desse tipo de projeto, além do orgulho que a sua família sente de você, ela poderá ser beneficiada com os seus estudos.
Quer saber mais sobre o programa de extensão universitária? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é o programa de extensão universitária?
Conforme mencionado, o programa de extensão universitária consiste nas atividades realizadas na academia, mas estendidas para além, beneficiando toda a comunidade de fora. Em outras palavras, passa a existir uma ponte entre a universidade e a sociedade.
Isso é útil para que o conhecimento não fique restrito a quem tem acesso à Universidade. Além disso, é benéfico por contribuir com a aprendizagem que a comunidade necessita — isso inclui os anseios, saberes, aspirações etc.
Ter essa compreensão pode enriquecer a sua vivência como estudante e como pessoa. Afinal, muitos que entram nesse espaço têm uma visão superior a quem não teve a mesma oportunidade educacional.
Essa atitude, além de antiética, prejudica o ingresso no mercado de trabalho, já que a sua atuação profissional precisa focar os desejos e necessidades desse público.
Quais são as atividades mais comuns de um programa de extensão universitária?
Existem diversas atividades que podem ser desenvolvidas nesse tipo de programa. Todas elas precisam ser coordenadas e acompanhadas por profissionais da área disponibilizada para ingresso. Entre as demandas mais comuns, podemos listar:
- eventos esportivos;
- colônias de férias;
- cursos, conferências e palestras;
- viagens de estudo;
- atividades de ensino a distância;
- escolas e hospitais móveis;
- apresentações culturais;
- cursos de férias ou de verão;
- universidades volantes;
- etc.
Quais são as vantagens de participar de um programa de extensão universitária?
Como você pôde notar ao longo do texto, a participação em um programa de extensão universitária proporciona inúmeros benefícios. Os principais deles são a obtenção de conhecimentos e experiências válidas para o enriquecimento profissional.
Assim, se souber aproveitar o momento da melhor forma, isso pode trazer enriquecimento no seu futuro trabalho. Além disso, os benefícios para a vida pessoal do estudante também devem ser valorizados nessa experiência.
Isso porque o trabalho possibilita a ajuda ao próximo, que podem ser crianças, pessoas carentes etc. Essa sensação é enriquecedora e serve como uma via de mão dupla, já que você também é beneficiado com as transformações desse tipo de encontro.
Então, conseguiu perceber como é importante ingressar em um programa de extensão universitária? O recomendado é que você participe de todas as experiências possíveis que possam engrandecer a sua jornada como universitário. Os benefícios trazidos podem durar uma vida toda.
Quer aproveitar a visita para conhecer mais sobre a vida acadêmica? Confira nosso post sobre quanto custa fazer faculdade!