Entenda o que é e como evitar a produtividade tóxica!

3 minutos para ler

A pressão de ter que entregar bons resultados constantemente é algo que atinge desde profissionais até estudantes das mais diversas áreas. Nesse cenário, é possível que a produtividade tóxica passe a fazer parte da rotina das pessoas, o que leva a uma série de prejuízos.

Para evitar esse problema, vale a pena entender o que significa esse conceito e como ele se manifesta. Assim, fica mais fácil traçar estratégias para evitar a produtividade tóxica e alcançar um bom desempenho de forma saudável.

Neste post, explicamos melhor como isso funciona. Boa leitura!

O que é produtividade tóxica?

A produtividade tóxica é uma necessidade exagerada de manter altos níveis de produtividade. Trata-se de uma mentalidade em que a pessoa sente que precisa ser produtiva o tempo todo, até mesmo em momentos em que não há uma cobrança externa por resultados.

Como não é difícil de imaginar, quem passa por isso tende a se sobrecarregar e, ainda que realize muitas tarefas, sente que fracassa em atingir as próprias expectativas.

Quais são os sinais da produtividade tóxica?

Alguns sinais permitem identificar esse problema. Confira quais são eles:

  • esgotamento mental — a preocupação constante com as tarefas deixa a mente cansada, inclusive no tempo livre;
  • dificuldade de desligar — o desejo de manter a alta produtividade faz com que você queira preencher os momentos de folga com mais atividades produtivas;
  • sensação de culpa — apesar de cumprir todas as obrigações, você sente culpa por não ter feito mais;
  • problemas de saúde — a produtividade tóxica prejudica tanto a saúde física quanto a mental, já que, muitas vezes, a pessoa não se alimenta direito, dorme poucas horas e fica ansiosa;
  • problemas na vida pessoal — abrir mão de passar tempo com a família para se dedicar constantemente ao trabalho pode atrapalhar as relações pessoais.

Como combater a produtividade tóxica?

A seguir, destacamos algumas dicas para evitar a produtividade tóxica em sua rotina.

Crie um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A falta de limites entre trabalho e vida pessoal é um dos motivos que impulsionam esse problema, já que a pessoa não consegue se desligar dos deveres profissionais para aproveitar momentos de lazer. Então, é importante respeitar os horários que devem ser dedicados a cada atividade.

Defina metas realistas

Para não se sobrecarregar, analise quais tarefas são mais urgentes e quais podem levar mais tempo para serem concluídas. Desse jeito, você pode organizar o tempo para conseguir atingir as metas sem precisar extrapolar horários e se cobrar além da conta.

Pratique o autoconhecimento

Fazer uma reflexão sincera permite identificar padrões tóxicos em sua rotina. Se você checa o e-mail várias vezes em pouco tempo, faz horas extras mesmo quando não precisa e não consegue relaxar, provavelmente é hora de diminuir o ritmo e até buscar ajuda profissional para cuidar da saúde mental.

Como você viu, a produtividade tóxica é uma mentalidade que afeta seu bem-estar de várias formas. Porém, com as dicas que preparamos, você pode combater esse problema para ter uma rotina muito mais equilibrada.

Gostou do nosso post? Para conferir outros conteúdos úteis para você, siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This