Você já sentiu frustração por não conseguir conquistar um objetivo? Isso é mais comum do que imagina. Se não souber como tirar suas metas do papel, vai ser difícil colocar tudo em prática.

Para isso, as metas SMART podem ajudar, já que é uma maneira de construir um plano de ação com objetivos atingíveis. A sigla “SMART” é a abreviação da junção de todos os critérios que dão significado à técnica.

Descubra neste artigo a importância de todas as características da metodologia: entenda o que cada uma letra representa e como você pode utilizá-las para alcançar seus resultados.

S: specific (específica)

Quanto mais específica for a sua meta, mais real ela se torna. Você precisa entender onde pretende chegar e o que quer realizar. Ou seja, seu alvo deve ser direto e sem rodeios. Do contrário, como vai saber que conseguiu alcançar sua meta?

Quando você dá nome ao seu alvo, consegue planejar as ações certas para alcançá-lo. Então, esqueça ideias subjetivas. É preciso analisar o que você, de fato, pretende conquistar.

Por exemplo, se você quer ter sucesso na carreira, a palavra “sucesso” representa algo para você. Talvez, significa trabalhar em uma área que gosta ou ser reconhecido profissionalmente.

Portanto, a primeira etapa das metas SMART é entender o que você quer para definir quais as ações serão essenciais nesse processo.

M: measurable (mensurável)

Não faz sentido criar um planejamento se não conseguir acompanhá-lo. É preciso estimar sua meta para determinar quais serão os sinais do seu objetivo. Criar evidências vai esclarecer o que você pretende alcançar.

Seguindo o exemplo anterior, se a sua meta é trabalhar na área que gosta, mensurá-la é definir o âmbito que ela representa. Ao colocar uma escala para conquistar esse objetivo, vai identificar o que falta para conquistá-lo.

Use essa característica para estipular como vai perceber que sua meta foi alcançada. Por exemplo, uma estratégia de marketing pessoal pode ser medida pela quantidade de seguidores conquistados em uma rede social.

A: attainable (alcançável)

As condições para alcançar sua meta precisam ser realistas. Por isso, de nada adianta criar metas que ultrapassam etapas.

Por exemplo, trabalhar na área de Direito identifica o seu objetivo, contudo, ainda não esclarece se a meta é possível ser alcançada. Afinal, existem várias etapas a serem vencidas neste percurso.

Seria inviável tentar ser juiz antes de conquistar a graduação, não concorda? Por isso, é fundamental construir uma meta sólida e atingível para o seu momento atual.

Não é errado criar metas altas, mas, algumas pessoas estabelecem alvos altos demais e depois se frustram porque não consegue atingi-los. Então, prefira um degrau de cada vez.

R: relevant (relevante)

A meta precisa ter significado e trazer relevância a sua vida, caso contrário, as energias vão acabar na primeira dificuldade. É essencial definir a magnitude que esse resultado representa para você, pois, vai precisar disso para permanecer engajado e motivado.

Se o seu objetivo fosse trabalhar como advogado, entender a relevância disso é fundamental para as metas SMART. Essa importância deve estar clara. Por exemplo, trabalhar como advogado para:

  • reivindicar o direito das pessoas;
  • ser um conhecedor da lei;
  • defender os cidadãos de bem, entre outros.

T: time based (temporal)

Se você não definir um prazo que pretende alcançar a meta, pode se perder no meio do caminho. A procrastinação é a grande vilã do plano de ação. Neste aspecto, as metas SMART também são excelentes, já que aumentam o foco ao definir o período de entrega.

Não crie prazos curtos demais, caso contrário, pode ficar estressado quando perceber que não vai conseguir conquistar o alvo no período estipulado. De modo igual, não estabeleça prazos longos, pois, pode adiar as ações ao se sentir confortável com o tempo.

Conhecer o período ideal é fundamental para estipular datas realistas que encorajam você nesse processo. Um exemplo seria:

5 etapas para aplicar as metas SMART

Depois de ter clareza sobre o que você quer, é hora de colocar o plano em ação. As metas SMART utilizam uma série de perguntas para ajudar na concretização do seu objetivo.

Cada etapa vai corresponder a uma característica. Para facilitar, construa uma planilha e, para cada termo, crie uma coluna com as perguntas e respostas.

1. Especifique a meta

Primeiro, você precisa entender melhor o que pretende conquistar. Utilize perguntas que vão ajudar a encontrar essas respostas, como:

  • O que você quer alcançar com essa meta?
  • Por que ela é importante?
  • De que forma ela será realizada?
  • Como fará para conquistá-la?

2. Mensure o alcance

Defina indicadores que comprovem o alcance da sua meta. Algumas perguntas podem ajudar você a determinar esses sinais, por exemplo:

  • Qual resultado você espera?
  • Como poderá medir esse alcance?
  • De que forma vai saber que sua meta foi alcançada?

3. Descubra a viabilidade

Na terceira etapa, é a hora de validar sua meta. Descarte os sonhos surreais e crie alvos concretos. Pontue os recursos e esforços que serão necessários. Para isso, considere alguns questionamentos:

  • A meta parece atingível?
  • Você acredita que pode realizá-la?
  • Tem a estrutura necessária para conquistá-la?

4. Defina a importância

Agora, é o momento de entender como a meta é importante para você. Descubra quais as motivações que o levam a alcançá-la. Algumas perguntas podem ajudar, como:

  • A meta é uma prioridade?
  • Qual o impacto disso na sua vida?
  • Como você se sentirá ao conquistá-la?
  • Por qual motivo ela deve ser alcançada?

5. Determine um prazo

Por fim, a última etapa das metas SMART é a hora de determinar um prazo para tudo isso. Mas, lembra que o tempo certo é fundamental nesse processo? As perguntas a seguir podem ajudar a determinar esse período:

  • De quanto tempo precisa?
  • É possível cumprir a meta no período estipulado?
  • O prazo é realista e flexível?

Criar objetivos é uma fase importante na construção de toda carreira. No entanto, se não houver uma estratégia, aquela lista dos sonhos pode ficar perdida em um canto qualquer. As metas SMART é um método essencial para organizar esse percurso e alcançar os resultados desejados.

Depois que você estabelece uma meta importante, realista e com evidências claras, fica mais fácil criar um cronograma de tarefas e gerenciar as ações necessárias para alcançar seu objetivo. Então, ter metas inteligentes é o primeiro passo para a conquista dos seus sonhos.

Se tudo isso fez sentido para você, aprenda um passo a passo para definir suas metas ainda hoje!

Facebook Comments