Você sabe o que é autossabotagem? Isso acontece quando você deixa de fazer tarefas importantes, se sente inferior em relação aos outros, necessitando de uma constante afirmação sobre suas qualidades.
E as atividades mais prejudicadas com a autossabotagem e a procrastinação são os estudos e as tarefas cotidianas. Os resultados são impactantes para quem perdura nesse processo por muito tempo.
Quer entender por que a autossabotagem está te levando a procrastinar nos estudos? Então, fique por aqui que daremos ótimas dicas para você.
A importância da boa gestão do tempo na vida
O dia tem 24 horas para todo mundo, não é mesmo? Porém, enquanto algumas pessoas conseguem realizar diversas tarefas ao longo do dia, outras se perdem nas pendências e se frustram ao perceberam que não fizeram o que pretendiam.
O resultado para o primeiro grupo é a produtividade devido a uma boa gestão do tempo. Nesse caso, existe o sentimento de realização e motivação, mas para o segundo grupo há a procrastinação, frustração e reprovação na vida acadêmica e profissional.
É entendido como procrastinação quando o estudante adia insistentemente atividades importantes, como estudar para uma prova ou elaborar um trabalho, relatando diversas desculpas para não executá-las.
Dicas de como não procrastinar nos estudos
1. Mensure o tempo de estudos
Já se sabe que o cérebro tem uma capacidade máxima de absorção de conhecimento. Portanto, não adianta estudar o dia inteiro, pois não será produtivo. O ideal é mensurar o tempo mais adequado e intercalar com outras atividades.
Também é interessante avaliar qual é o período do dia em que a concentração está mais elevada, evitando distrações ou interrupções constantes que atrapalham no rendimento final dos estudos.
2. Divida a meta em pequenas tarefas
A autossabotagem é um comportamento que leva à procrastinação e, consequentemente, à realização de tarefas malfeitas ou entregas atrasadas. Acontece que, no meio acadêmico, o resultado reverterá em notas baixas, recuperação ou repetência da disciplina.
Por isso, uma das dicas para evitar a procrastinação é dividir os objetivos em pequenas tarefas, de forma que fique mais fácil desenvolvê-las e mais difícil de desistir, aumentando assim as chances de sucesso.
3. Livre-se das distrações
Quando alguém decide estudar na sala ou cozinha da sala, está ciente de que terá diversas interrupções e distrações ao longo do dia. Celular, televisão e rádio também são outras fontes que atrapalham a concentração.
Então, a primeira atitude a se tomar é analisar qual é o ambiente da casa ou da faculdade que tenha menos elementos distratores. Em seguida, interromper momentaneamente o uso do celular ou de qualquer parte tecnológica que incomode na concentração.
Portanto, para evitar a autossabotagem e a procrastinação, além das dicas relatadas aqui, o aluno deve elaborar um planejamento de estudos, considerando os objetivos a serem alcançados.
A autossabotagem e a procrastinação são comportamentos negativos que influenciam a aprendizagem e prejudicam o sucesso do estudante. Sendo assim, se você se identificou com essa situação, agora que já sabe o que é autossabotagem, não deixe de colocar em prática nossas dicas e procure apoio também no tratamento psicoterápico para entender as causas do problema.
Então, agora que vai mudar de atitude, confira 5 dicas para montar um bom local de estudos!