Você é um jovem catarinense e está terminando o Ensino Médio. E então, já parou para pensar na faculdade em que você vai estudar? A escolha de uma instituição de ensino séria e de qualidade é fundamental para construir uma carreira de sucesso. Mas você sabe quais são as melhores faculdades em Santa Catarina?

De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o estado possui um total de 93 instituições de ensino superior — 59% delas particulares. Com tantas opções, fica difícil escolher, não é mesmo?

Para ajudar nessa tarefa, mostraremos neste artigo 9 critérios que você deve considerar na hora de escolher entre as melhores faculdades em Santa Catarina. Preparado para dar o primeiro passo rumo ao sucesso profissional? Então, continue a leitura!

Quais critérios devo considerar na hora de escolher a faculdade?

Como mencionamos, o estado de Santa Catarina conta com 93 instituições de ensino superior — 67 faculdades, 13 universidades, 11 centros universitários e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs).

Antes de fazer sua matrícula em uma dessas instituições, é importante considerar alguns critérios para não correr o risco de se arrepender — afinal, é do seu futuro profissional que estamos falando. Veja a seguir quais são esses critérios!

1. Infraestrutura

Antes de se matricular em uma instituição de ensino, é fundamental que você conheça suas estruturas físicas, como estado de conservação dos prédios, limpeza, iluminação, ventilação dos ambientes e presença de equipamentos modernos.

Alguns cursos — por exemplo, Biologia, Química e Engenharias — exigem laboratórios de qualidade e bem equipados. Outros, como Sociologia e Direito, necessitam de boas bibliotecas. Por isso, não se esqueça de checar todos os espaços da instituição de ensino.

2. Corpo docente

Além de recursos físicos e tecnológicos, uma boa faculdade também deve contar com professores muito bem preparados. Para avaliar a qualidade do corpo docente da instituição, verifique a titulação dos professores (se possuem mestrado e doutorado), suas pesquisas e experiência no mercado de trabalho.

3. Grade curricular do curso

Você sabia que, de acordo com a instituição de ensino, um mesmo curso de graduação pode ter diferentes ênfases? Por exemplo, no curso de Tecnologia da Informação, algumas faculdades focam em redes de computadores, enquanto outras, em programação.

Por isso, é importante conhecer a grade curricular do curso escolhido por você — ou seja, as disciplinas ofertadas e os conteúdos trabalhados ao longo dos semestres.

4. Avaliação do MEC

Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) atribui uma nota, que varia de 1 a 5, às faculdades públicas e privadas brasileiras. Essa avaliação é importante porque leva em consideração diversos critérios, especialmente os resultados do ENADE. Assim, uma boa forma de escolher sua faculdade é consultar a nota do MEC.

5. Localização

Problemas de acessibilidade tornam-se verdadeiros empecilhos no dia a dia de um estudante. Portanto, verifique se a faculdade pretendida está bem localizada e, principalmente, se é atendida por linhas de metrô e ônibus. Uma simples busca no Google Maps pode ajudar na sua decisão.

6. Descontos e financiamento

Se você quer muito fazer faculdade, mas tem algumas dificuldades financeiras, é importante se informar sobre descontos e financiamento. Muitas faculdades oferecem desconto na mensalidade para o estudante que efetuar o pagamento até determinado dia. Outras, ainda, têm programas de bolsas de estudo e de financiamento próprio.

7. Opinião de alunos e ex-alunos

Conhece alguém que estuda ou estudou na faculdade em que você está pensando em se matricular? Então, não perca tempo e pergunte a opinião dessa pessoa sobre a instituição — quais são seus pontos fortes e fracos?

Vale também pesquisar avaliações na internet. Se houver reclamações ou relatos de experiências ruins, procure saber se eles foram prontamente resolvidos pela faculdade.

8. Oportunidades no mercado de trabalho

A sua carreira depende da escolha da faculdade. Dessa forma, é importante verificar se a instituição pretendida tem convênios com empresas para a oferta de vagas de estágio e trainee.

Outro ponto interessante é pesquisar como anda a vida profissional de ex-alunos — por exemplo, quantos deles ocupam posições de destaque em grandes companhias? Assim, você tem ideia se o mercado de trabalho está ou não absorvendo os profissionais formados nessa instituição.

9. Histórico da instituição

Nos processos seletivos de emprego, o nome da instituição de ensino onde você se graduou faz muita diferença. Por isso, verifique o histórico da faculdade antes de se matricular — se ela já recebeu prêmios e reconhecimentos, se tem experiência no ensino e há quanto tempo está no mercado.

Por que a UCEFF é uma excelente opção para quem quer estudar em Santa Catarina?

Com quase 20 anos de trajetória e crescimento baseado na tecnologia e na alta gestão, a UCEFF (Unidade Central de Educação Faem Faculdade) representa a maior instituição de ensino superior privada do oeste catarinense.

Ela possui três unidades, duas em Chapecó e uma em Itapiranga, e oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Agricultura, Arquitetura, Educação, Engenharia, Gestão e Negócios, Saúde e Veterinária, além de cursos de extensão.

A UCEFF ainda conta com:

  • opções de cursos presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EAD);

  • professores altamente qualificados;

  • grade curricular atualizada de acordo com o mercado;

  • salas de aula, clínicas e laboratórios bem equipados e modernos;

  • programas de apoio financeiro (Programa Fidelidade, Desconto Família, Programa Pontualidade etc.);

  • projetos sociais (por exemplo, Campanha do Agasalho, Trote Solidário e Be Happy, que promove, com alunos de Odontologia, a conscientização sobre saúde bucal em áreas carentes).

Com tantos diferenciais, a UCEFF garante um ensino de alta qualidade a seus alunos, o que vem sendo comprovado pela avaliação do MEC. Diversos cursos da instituição receberam nota 4 e dois deles, Direito e Tecnologia e Processos Gerenciais (EAD), foram avaliados com nota 5.

Para escolher a faculdade ideal, portanto, você deve considerar os seguintes critérios: infraestrutura, corpo docente, grade curricular do curso, avaliação do MEC, localização, descontos e financiamento, opinião de alunos e ex-alunos, oportunidades no mercado de trabalho e histórico da instituição de ensino.

Nesse sentido, a tradição da UCEFF faz dela uma excelente opção entre as faculdades em Santa Catarina. Entre em contato conosco e conheça nossos cursos!

 

Facebook Comments