Conheça os mitos e verdades sobre o curso EAD!

6 minutos para ler
Qual Engenharia escolher? Descubra respondendo o quiz!

O avanço tecnológico permitiu inúmeras possibilidades e criou tendências. O ensino a distância (EAD) foi uma delas, e ele tem se tornado cada vez mais popular. A flexibilidade oferecida é uma das principais vantagens apontadas pelos milhões de alunos que têm dado preferência a essa modalidade.

A não exigência de estar fisicamente presente em uma sala de aula é facilitada pelo uso de plataformas online nas quais é possível acessar materiais didáticos, participar de debates, assistir a aulas em vídeo e realizar avaliações. Dessa forma, estudantes de diferentes locais e com diversos estilos de vida podem seguir com seus estudos de maneira eficaz.

Apesar de já não ser mais uma grande novidade no mercado da educação, muitas pessoas seguem com dúvidas sobre o EAD. Pensando nisso, listamos aqui uma série de mitos e verdades sobre o assunto para você entender melhor como funciona. Acompanhe até o final!

O EAD é mais fácil que o curso presencial

Mito. Uma das maiores lendas sobre EAD é que esse seria um método menos rigoroso do que os cursos presenciais, já que a praticidade deixaria tudo mais fácil. Na verdade, isso não acontece. Os cursos a distância exigem comprometimento dos alunos e conseguem oferecer uma aprendizagem aprofundada em diversas áreas.

O fato de não precisar da presença física dos estudantes em sala de aula não influencia na complexidade ou no nível de ensino, desde que seja escolhida uma formação de qualidade. Isto é, ser mais flexível ou prático não quer dizer que há menos demanda pela seriedade nos estudos!

Não há suporte adequado

Mito. Muita gente acredita que os alunos não recebem suporte no EAD por estarem distantes. Como no ensino presencial os professores estão constantemente acompanhando tudo, fica essa impressão que não condiz com a realidade.

É claro que tudo depende. Inclusive, os estudantes podem não receber tanta atenção mesmo optando por cursos presenciais. Porém, muitas instituições se preocupam com esse fator e preparam uma boa infraestrutura para apoiar os alunos em suas jornadas de aprendizado a distância.

A tecnologia tem um papel crucial nesse sentido, permitindo a interação virtual entre professores, tutores e alunos. Além do contato direto, existem recursos nas plataformas como fóruns de discussão, videoconferências, entre outros.

O diploma EAD não é reconhecido

Mito. Esse é um mito que persiste na mente de muitas pessoas e que não tem fundamento. O que determina a validade de um diploma é o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, e isso tem a ver com atender aos critérios do órgão para que a formação seja credenciada.

A legislação brasileira assegura que todos os diplomas de graduação ou pós-graduação obtidos em cursos EAD tenham a mesma validade que os diplomas de cursos presenciais, com todos os efeitos legais e acadêmicos. Isso inclui a validação para se candidatar em concursos públicos, processos seletivos no setor privado, admissão em programas de extensão etc.

O que importa é verificar se a instituição é credenciada pelo MEC e se o curso é autorizado. Assim, você garante que o seu diploma seja válido em todo território brasileiro, como qualquer outro da modalidade presencial.

Não precisa fazer TCC

Mito. Assim como nos cursos presenciais, muitas formações EAD exigem a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essa pode ser uma parte essencial do processo de aprendizado, avaliando a capacidade do aluno de aplicar o conhecimento adquirido e garantindo que o diploma final seja conquistado.

A questão é que nem sempre isso se aplica a qualquer curso, o que varia de acordo com as políticas da instituição do ensino e as diretrizes curriculares. Logo, se você tem essa dúvida, verifique quais são os requisitos de conclusão e entenda como fazer o TCC a distância.

Demanda maior disciplina

Verdade. Estudar a distância oferece diversos benefícios aos estudantes, mas ao mesmo tempo requer bastante autodisciplina. Com maior autonomia, é preciso gerenciar seu próprio tempo e se organizar para cumprir com as atividades do curso.

A falta de um ambiente de estudo formal e as tentações que levam à procrastinação são alguns dos fatores com os quais é preciso lidar nessa modalidade. É importante ter proatividade para não perder o ritmo de aprendizado e garantir que todo conhecimento seja absorvido.

Já ouviu dizer que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”? Esse é um princípio que se aplica ao ensino a distância, já que a disciplina passa a ser um ingrediente fundamental para ter um bom desempenho.

O conteúdo é tão bom quanto o presencial

Verdade. Bons cursos EAD utilizam excelentes materiais didáticos e têm professores muito qualificados. Ou seja, essa não é uma exclusividade do formato presencial.

Nesse caso, a principal dica é checar previamente qual o conteúdo programado e ver se as matérias atendem suas expectativas sobre o que será abordado. Você vai ver que muitas grades são iguais ou bem parecidas, independentemente da modalidade do curso.

O mercado de trabalho valoriza o diploma EAD

Verdade. Além de ter a mesma validade, como mencionamos acima, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais os profissionais formados no ensino a distância. Por que isso acontece? A modalidade EAD requer que os alunos utilizem diversas ferramentas tecnológicas para acessar materiais de estudo, submeter trabalhos, participar de discussões e completar provas.

Gerenciar essas tecnologias eficientemente também requer disciplina e habilidade para resolver problemas que possam surgir. Então, é natural que os estudantes acabem se desenvolvendo ao longo desse processo, adquirindo competências extras, além das ensinadas na grade curricular do curso. Gestão de tempo e proatividade são dois exemplos disso.

Enfim, desmistificar essas falsas concepções sobre o ensino a distância e reconhecer as suas características é um passo importante para qualquer pessoa que vá escolher um curso atualmente. Você deve ter percebido que o EAD não é apenas uma alternativa viável ao ensino presencial, mas uma modalidade cheia de benefícios e que pode se encaixar melhor na sua rotina!

Com o comprometimento necessário, é possível adquirir uma excelente capacitação e evoluir em diversas áreas de atuação a partir dessa oportunidade. Aproveite para conhecer uma alternativa interessante: o curso de Logística EAD da UCEFF!

Facebook Comments
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This