Gestão de carreira: como fazer de maneira eficiente?

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Quando se fala em gestão de carreira, muitas pessoas podem atribuir essa função à empresa que contrata um colaborador. De fato, ela precisa oferecer um plano de carreira que possibilite a evolução de cada profissional.

Entretanto, isso só é possível quando ele mesmo encara suas responsabilidades nesse quesito. Será que é o seu caso?

Ao enxergar que você também é responsável pela própria gestão da sua carreira, é possível ter mais networking nesta área. Afinal, você passa a correr atrás com mais motivação de experiências e conhecimentos necessários para o crescimento profissional. Caso contrário, os seus objetivos e sonhos de sucesso podem ser comprometidos.

Naturalmente, não é isso o desejado. Diante desse contexto, preparamos este post com dicas de como fazer uma gestão de carreira de sucesso. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como fazer a gestão de carreira?

A adequada gestão de carreira precisa ser atualizada com frequência. Isso porque vários acontecimentos surgem e exigem adaptação das empresas e dos colaboradores. É o caso das crises econômicas, o surgimento de novas formas de trabalho, a obsolescência de algumas demandas, as mudanças comportamentais nos consumidores etc. Acompanhe as dicas!

Trace um planejamento realista

Não estamos aqui para frear os seus sonhos e concordamos que o céu é o limite para o crescimento profissional. Entretanto, ser realista e colocar os pés no chão ao fazer a gestão de carreira é algo indispensável para não frustrar suas expectativas.

Por exemplo, a cantora Anitta alcançou o sucesso internacional depois de anos de carreira e de um trabalho gradativo, principalmente no Brasil. Isto é, a gestão de carreira precisa incluir os pequenos passos que devem ser realizados para aproximar você de uma grande meta.

Nesse percurso, é natural lidar com algumas respostas negativas e oportunidades profissionais de menos destaque. Aceitá-las não significa que você não avança na carreira, mas sim que é realista quanto a sua posição atual. E ainda, isso é uma maneira de ser gradualmente direcionado a um objetivo maior.

Estabeleça seus objetivos

Diante dos fatores mencionados, a gestão de carreira também exige a definição dos objetivos de cada colaborador. Caso contrário, se torna mais fácil se perder no meio do caminho e estagnar na carreira. Afinal, para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Já ouviu essa frase?

Sendo assim, onde você pretende se encontrar profissionalmente a curto, médio e longo prazos? Essas respostas ajudam a estabelecer seus objetivos. Desse modo, fica mais fácil saber quais caminhos e experiências podem ser escolhidas para que suas expectativas estejam alinhadas.

Mapeie as competências necessárias

Conhecer suas competências é uma das principais estratégias na gestão de carreira. Isso porque o autoconhecimento ajuda a comparar se as suas qualidades estão alinhadas às qualidades necessárias para o seu objetivo profissional.

Então saiba que uma das formas de realizar o mapeamento das competências é pela análise SWOT. Esse termo é um acrônimo composto pelas palavras:

  • forças: nesse tópico você deve listar seus pontos positivos na vida profissional;
  • fraquezas: é o momento de pensar nos seus pontos negativos na vida profissional;
  • oportunidades: é necessário identificar as oportunidades que podem surgir no mercado e ajudar na sua evolução;
  • ameaças: do mesmo modo, pensar nas ameaças que podem atrapalhar os seus objetivos profissionais.

Você pode até já ter uma noção de todas essas respostas. Entretanto, ao registrá-las de forma organizada é possível elevar o conhecimento desse aspecto e da realidade ao seu redor. Consequentemente, essas informações podem ser usadas a seu favor na gestão de carreira.

Foque em um estudo e formação

Uma das principais vantagens de conhecer seus pontos fortes e fracos profissionalmente é entender o que precisa ser aprimorado. Assim, quando você descobre essa lacuna e foca para preenchê-la, os seus objetivos de crescimento de carreira podem ser aproximados.

Na prática, isso ocorre quando o colaborador foca em estudo e formação, como pós-graduação, mestrado ou doutorado nas áreas escolhidas. Outra possibilidade é se inscrever em cursos livres, que ofereçam uma duração mais curta e pode ser uma alternativa para quem tem pouco tempo disponível.

Assim, você se atualiza nos conteúdos e consegue se aproximar dos objetivos profissionais. E ainda, considere que quanto mais elevada é a formação de um profissional, maiores tendem a ser as chances no mercado. Isso também se reflete na remuneração do contratado, que pode crescer conforme o nível de estudo de cada um.

Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional não costuma ser uma disciplina oferecida diretamente em cursos e nem uma qualidade exigida nas vagas de emprego. Ainda assim, ela tem sido cada vez mais valorizada nas empresas, principalmente durante períodos delicados, como a pandemia da Covid-19.

Isso é explicado porque ela corresponde à capacidade do colaborador de entender os sentimentos alheios e os próprios. Então, esse autoconhecimento contribui para um melhor gerenciamento das emoções.

Afinal, profissionais que não conseguem lidar com críticas, em controlar seu ciúmes, com insegurança ou ansiedade têm mais dificuldade em evoluir na carreira. Isso se torna ainda mais tenso em momentos difíceis, como um período de alta demissão. Assim, desenvolva a sua inteligência emocional para otimizar o relacionamento com si mesmo e com os outros.

Aprenda a gerenciar o seu tempo

O gerenciamento inadequado do tempo é um dos principais inimigos da gestão de carreira. Quer saber por quê? Durante o trabalho, é preciso manter a produtividade para aprender mais e mostrar aos seus superiores que você merece uma promoção no cargo.

E ainda, fora do expediente, é importante descansar para que isso não atrapalhe o seu rendimento e diminua o foco na gestão de carreira. Apesar disso, nem todos conseguem seguir essas recomendações, principalmente pela procrastinação.

Se identificou? É importante quebrar esse ciclo para uma melhor gestão de carreira. Ao fazer isso e colocar as demais dicas em prática, se torna mais fácil alcançar o sucesso profissional. Nesse sentido, não deixe de investir em uma especialização para ampliar o seu conhecimento, elevar as oportunidades de trabalho e os melhores salários e benefícios.

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