Educação corporativa: o que é, princípios e importância!

4 minutos para ler

A educação corporativa é uma prática que vai além da simples oferta de cursos e treinamentos em uma organização. Ela deve fazer parte da cultura e da gestão estratégica das empresas, focando no desenvolvimento contínuo dos colaboradores de maneira alinhada com os objetivos e necessidades de cada negócio.

Esse conceito, que se diferencia dos treinamentos convencionais, tem se mostrado uma ferramenta poderosa para companhias que buscam prosperar em mercados cada vez mais competitivos. Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura a seguir!

O que é educação corporativa?

O termo educação corporativa é normalmente usado para se referir a um sistema de desenvolvimento profissional planejado por uma empresa com o intuito de promover a aprendizagem constante dos seus colaboradores.

Diferentemente do treinamento tradicional, que na maioria das vezes é pontual e focado em necessidades específicas, a educação corporativa envolve um compromisso de longo prazo com o crescimento profissional e pessoal do time.

Por isso, dizemos que é como um aspecto da cultura do negócio, que passa a fazer parte das prioridades de ação empresarial. Ela está integrada ao DNA da empresa, com programas que são concebidos para desenvolver líderes e promover uma cultura de aprendizado que ajudará a suportar os objetivos de longo prazo da organização.

O conteúdo educacional pode ser abrangente, englobando habilidades técnicas e competências comportamentais estratégicas. Ou seja, é possível investir em capacitações tanto para aprender sobre uma determinada tecnologia quanto para evoluir a comunicação interpessoal, por exemplo.

Além disso, cada equipe pode apresentar demandas diferentes, e uma gestão eficiente no que diz respeito à educação corporativa direcionará os temas apropriados para a evolução de cada setor ou profissional.

Quais são os princípios da educação corporativa?

É importante entender que existem alguns princípios fundamentais que garantem maior eficácia para a educação corporativa. Entre eles, podemos destacar:

  • competitividade: o aprimoramento constante permite que a empresa e seus colaboradores se mantenham competitivos no mercado, inovando e se adaptando às mudanças do setor de atuação;
  • cidadania: programas de educação corporativa frequentemente incluem temas que promovem a responsabilidade social e ética, reforçando valores importantes para a empresa e formando cidadãos mais ativos na comunidade;
  • disponibilidade: a oferta educacional deve ser acessível a todos, mesmo que o teor da formação seja diferente entre as pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento e permitindo uma evolução geral da organização;
  • perpetuidade: o compromisso com a educação deve ser contínuo e atualizado periodicamente, para que as práticas de aprendizagem evoluam em conjunto com as necessidades de cada momento.

Por que fazer uma pós-graduação com foco em educação corporativa?

Considerando o mercado atual, é evidente a crescente demanda por profissionais qualificados e capazes de liderar iniciativas de educação corporativa nas empresas. Logo, investir em uma formação especializada certamente ajudará profissionais que querem se destacar nesse cenário.

A UCEFF oferece uma pós-graduação em Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa. O curso tem uma duração de seis meses e tem como objetivo não apenas ensinar os fundamentos da educação corporativa, mas também fornecer instruções práticas sobre como implementar programas que causem um impacto significativo. Tópicos como gestão por competências, neuropsicopedagogia e atração de talentos fazem parte da grade curricular.

Enfim, a educação corporativa não é apenas uma ferramenta para o desenvolvimento de profissionais e de empresas, mas uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho.

Aproveite para saber mais sobre o curso da UCEFF e faça uma ótima escolha para sua carreira!

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This