A área da saúde é tão ampla que, mesmo depois de escolher uma graduação, você ainda tem muitas opções de ramos para se especializar.
Por isso, é importante entender o que é a Enfermagem em Oncologia, o que faz o profissional e como é possível se preparar para atuar nesse setor que faz tanta diferença.
Buscar tais informações permite tomar a melhor decisão para a sua carreira. Afinal, há diversos caminhos possíveis e é preciso conhecê-los melhor antes de escolher.
Continue a leitura e saiba como funciona a atuação em Enfermagem Oncológica!
O que é a Oncologia?
A Oncologia é a especialidade voltada para os estudos, diagnósticos, tratamentos e prevenção do câncer.
Para cuidar dos pacientes, essa área necessita de uma equipe multidisciplinar, com profissionais da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, entre outros.
Isso porque a doença afeta a saúde física e mental de várias formas, o que exige diferentes tipos de abordagens para garantir a qualidade de vida dos indivíduos acometidos.
O que faz o profissional de Enfermagem em Oncologia?
A seguir, destacamos as principais formas de atuação para quem se especializa nesse ramo. Confira!
Assistência no processo do paciente
Os pacientes com câncer precisam de inúmeros cuidados rotineiramente, e os enfermeiros são os responsáveis pela realização de tais procedimentos, como:
- monitoramento e avaliação de sinais vitais;
- administração de medicamentos;
- realização de exame físico;
- preparação para realização de exames de imagem ou com coleta de material;
- acompanhamento dos protocolos de tratamentos.
Orientação de pacientes e familiares
Os tratamentos de câncer são muito desgastantes, tanto para os pacientes quanto para seus entes queridos.
Por isso, os profissionais de Enfermagem têm a importante função de oferecer um atendimento humanizado, com o cuidado de ouvir as dores e os questionamentos dessas pessoas, bem como de orientá-las sobre todo o processo de forma empática.
Setor administrativo
Providências administrativas também são necessárias na Enfermagem em Oncologia, o que faz com que esse seja mais um aspecto indispensável da profissão.
É preciso agendar procedimentos e buscar a liberação de medicamentos com agilidade, entre outras ações burocráticas que interferem no sucesso dos tratamentos.
Cuidados paliativos
Nos casos de câncer em estágio avançado em que já não há perspectiva de cura, o foco passa a ser a manutenção do bem-estar do paciente.
É nesse ponto que a equipe de Enfermagem direciona os esforços para os cuidados paliativos, que têm o objetivo de reduzir o sofrimento desses indivíduos e oferecer o máximo possível de qualidade de vida.
Como se especializar na área da Oncologia?
Para atuar no ramo, o ideal é fazer uma pós-graduação em Enfermagem Oncológica.
O curso da UCEFF, por exemplo, tem carga horária de 360 horas e pode ser concluído em apenas 6 meses, na modalidade de Educação a Distância (EAD).
Agora que você já sabe o que é a Enfermagem em Oncologia e o que faz o profissional, é só decidir se você realmente quer tal profissão e começar a se preparar para atuar nela.
Dessa forma, você vai obter a pós-graduação adequada para oferecer os melhores cuidados aos pacientes e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Acesse o site da UCEFF e confira todos os detalhes sobre a pós-graduação em Enfermagem Oncológica!