Até pouco tempo, fazer faculdade no Brasil era um benefício a que poucas pessoas tinham acesso. Por isso, um diploma superior era um fator de reconhecimento e estima social, o que perdura até hoje.

Porém, diante da recessão econômica e da diminuição das vagas de emprego, muitos estudantes que saem do Ensino Médio se questionam: ainda vale a pena investir em uma graduação?

Alguns ainda duvidam, pois é possível ingressar no mercado de trabalho apenas com um curso profissionalizante. No entanto, ter um diploma universitário é essencial para garantir uma carreira de sucesso e qualidade no ofício.

Ainda está indeciso? Então, confira as 6 vantagens que uma graduação pode trazer para a sua vida.

1. Enriquece o seu valor no mercado

Um funcionário com curso superior ganha até 219,4% a mais do que um profissional sem diploma, de acordo com dados do IBGE. Isso mostra que, apesar de um curso profissionalizante ou técnico também possibilitar uma atuação de qualidade, é a graduação de nível superior que garante uma boa remuneração.

Por exemplo, segundo o site de empregos Catho, enquanto um técnico em mecânica ganha em média R$2.400,00 reais, o salário de um engenheiro mecânico passa dos R$6.800,00.

Em algumas profissões, para chegar a posições ainda mais altas, como as de gestão e coordenação, é imprescindível ter uma formação superior. Além disso, muitos cargos do serviço público — como o de auditor-fiscal, por exemplo — exigem um diploma universitário, tornando o ingresso limitado a quem tem nível superior.

2. Abre novas perspectivas profissionais

Uma das principais exigências do mercado de trabalho hoje é a busca por um aprendizado contínuo. Por isso, quem se capacita tem um diferencial aos olhos das empresas.

Fazer cursos de qualificação mais avançados — como uma pós-graduação, MBA ou mestrado — pode garantir uma boa vaga em comparação com quem não possui diplomas de pós. Para ingressar nessas formações, apenas o certificado de um curso profissionalizante não basta, já que as instituições de ensino exigem uma formação superior.

Além disso, quem deseja ingressar na área de pesquisa e investigação científica, também vai encontrar na graduação a possibilidade de realizar um sonho de carreira.

Portanto, um diploma de curso superior abre novas perspectivas de trabalho ao desenvolver o aprendizado e é um diferencial para um currículo de qualidade, colocando você em vantagem para disputar uma vaga em um mercado cada vez mais concorrido.

3. Habilita para o mercado

Uma das principais vantagens em fazer faculdade está no ganho de conhecimento técnico mais estratégico e aprofundado. A graduação traz disciplinas e matérias específicas que permitem que o estudante vivencie mais profundamente o que está aprendendo, por um período de tempo mais longo.

Enquanto um curso profissionalizante dura em média de seis meses a dois anos, o curso superior leva de quatro a seis anos, em profissões como a Medicina, por exemplo. E ao receberem o diploma, os estudantes já saem com o conhecimento e a capacitação necessária para atuar no mercado.

4. Permite um trabalho mais flexível

Uma característica da geração mais jovem, os Millennials, é desejar um trabalho mais flexível. Enquanto as gerações passadas — dos seus pais e avós — geralmente se aposentaram na mesma empresa em que começara a carreira, os jovens de hoje querem desenvolver o potencial e encontrar tempo livre para aproveitar as coisas boas da vida.

As graduações atualmente acompanham essas mudanças com formação mais qualificada e com uma visão mais empreendedora. Essa abordagem permite aos estudantes negociarem melhor os benefícios com as empresas, criarem o seu próprio negócio e até mudarem de carreira, se necessário ou desejado.

5. Aumenta suas opções de carreira

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE, em 2013, quem concluiu a graduação tem uma oportunidade 387% maior de ingressar no mercado de trabalho.

Isso acontece, principalmente, porque o curso superior possibilita aos estudantes a realização de estágios e vivências na prática do dia a dia da profissão — algo valorizado pelas empresas.

Outra vantagem importante é que, mesmo com uma vasta oferta de cursos profissionalizantes para exercer determinadas profissões, o estudante ainda precisará de um diploma universitário se quiser atuar em determinadas áreas.

Imagine que o seu sonho é ser um juiz ou médico, por exemplo. Para qualquer uma dessas profissões, você vai precisar de um diploma universitário, já que o Direito e a Medicina só aceitam profissionais com esses títulos de formação.

6. Forma para a vida

Quando se fala em fazer faculdade, a primeira coisa que vem à cabeça dos estudantes e de seus pais são os ganhos acadêmicos que ela será capaz de trazer. Porém, um dos maiores ganhos para quem ingressa em uma graduação é o aprendizado e o crescimento pessoal.

O ambiente universitário é marcado por uma mistura de pessoas de distintas classes sociais e realidades de vida. Essa diversidade permite ao estudante desenvolver conceitos importantes como a cidadania e o respeito. A convivência com o diferente melhora os relacionamentos interpessoais e ensina a lidar com opiniões contrárias — características muito apreciadas e procuradas pelo mercado de trabalho.

Outro fator de destaque é o ganho de autonomia e o desenvolvimento de liderança. Ao contrário das escolas, as universidades exigem que os estudantes sejam mais independentes: na criação da grade curricular, na busca por aprendizado e na resolução de problemas do dia a dia.

Esse cenário proporciona experiências que serão fundamentais para a construção da sua carreira.

Todas as dificuldades, noites sem dormir, inúmeras provas e trabalhos a apresentar também são capazes de tornar os estudantes mais preparados, organizados e focados em vencer no futuro. Uma experiência única que poucos lugares são capazes de oferecer.

Fazer um curso profissionalizante é uma oportunidade de se aprimorar e exercer uma atividade, mas a realidade do Brasil nos mostra que nada substitui a graduação.

Além de preparar para enfrentar a concorrência, fazer faculdade estimulará o seu pensamento reflexivo e trará a experiência necessária para se tornar um profissional competente e qualificado.

E então, percebeu qual a importância da graduação para a sua carreira? Para obter mais informações e dicas sobre o mercado de trabalho, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin.

Facebook Comments