Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Você se prepara um ano inteiro para fazer a prova de seleção para a faculdade dos seus sonhos. Estuda, abre mão de vários momentos de diversão e de lazer e tem o conteúdo todo na ponta da língua. Mas saiba que cuidar do corpo também é importante para garantir um bom desempenho no vestibular.

A alimentação no dia da prova e nos dias que antecedem o exame pode ser um grande aliado, ou pode pôr tudo a perder. No post de hoje, vamos apresentar a dieta ideal para nutrir o corpo e não desencadear reações indesejadas no grande dia.

Quer saber mais? Atenção total, que já vamos começar!

Consequências da alimentação inadequada

Com certeza você já passou por esta situação: depois de um prato bem cheio de sua comida favorita, bateu aquele sono quase incontrolável e tudo o que você conseguiu fazer foi procurar um lugar para tirar um cochilo.

É natural que refeições pesadas desencadeiem essa reação no organismo. Como uma grande quantidade de sangue é direcionada para o sistema digestivo para converter em nutrientes tudo aquilo que você acabou de comer, você fica com uma sensação de letargia — e o sono que não passa.

O que não é problema nenhum em um domingo em família pode ser um drama no dia do vestibular. Já imaginou sentir-se sonolento nas primeiras horas da prova e não conseguir aproveitar bem todo o tempo disponível?

Além disso, há outros inconvenientes causados por uma alimentação inadequada. Alimentos muito gordurosos — ou preparados sem rigor sanitário — podem causar diarreias e infecções intestinais. Isso pode fazê-lo ter vontade de ir ao banheiro várias vezes durante a prova e perder um tempo precioso. Sem falar na concentração que fica comprometida.

Já condimentos demais podem levar a dores no estômago, o que certamente vai desviar o seu foco durante a prova. A desidratação é outro problema sério que pode causar queda de pressão, dores de cabeça e afetar até o seu poder de raciocínio e memória.

Para que nada disso atrapalhe o seu caminho para a faculdade, siga as dicas que preparamos!

Alimentação adequada para um bom desempenho no vestibular

Prefira comidas leves e de bom valor nutricional

Já vimos a péssima ideia que é fazer uma refeição pesada antes da prova, certo? Na semana do vestibular — e no dia do exame —, o melhor é optar por uma dieta leve — e pobre em gorduras e açúcar. Já os carboidratos são uma boa escolha, pois fornecem energia para o cérebro.

Pelo menos nesses dias, a dieta deve ser rica em alimentos de alto índice glicêmico, como a batata-doce e o macarrão integral, que têm digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade. Dê preferência para os alimentos integrais e substitua a carne vermelha por peixes ou aves. Além disso, controle os níveis de sal — para não ficar com sede em excesso.

Alimente-se com antecedência

Comer um baita hambúrguer na esquina do local do exame e partir para a prova é sinal de problema. Além do risco de sentir sono, você pode ficar com a sensação de estufamento, principalmente porque ficará sentado por horas para realizar o exame.

O ideal é alimentar-se de uma a duas horas antes do início do vestibular. Assim, seu corpo terá tempo de iniciar o processo de digestão e você não correrá o risco de se sentir indisposto. Mas, atenção: jamais vá para a prova de estômago vazio! Além de ficar desconcentrado por conta da fome, a falta de glicose pode fazer baixar a pressão, levando até a um desmaio. 

Escolha alimentos que fornecem energia

Além do longo tempo de prova, o trabalho intelectual intenso, necessário para responder a todas as questões, queima energia e dá fome. Por isso, é sempre bom levar um lanche para comer durante o exame.

Castanhas, um chocolate meio amargo com pouco açúcar e frutas são boas opções, pois fornecem energia. Você também pode preparar um sanduíche com pão integral, alguma fonte de proteína, como frango desfiado ou atum em lata, tomate e alface. Faça esse sanduíche no mesmo dia da prova e dispense a maionese, que estraga facilmente.

Previna-se do intestino solto

Alguns alimentos são conhecidos por ajudar na digestão e por contribuir para um melhor funcionamento do intestino. É o caso do mamão, das ameixas, do leite e seus derivados. As fibras, encontradas em cereais como aveia, também têm esse efeito. Na véspera e no dia do vestibular, prefira os alimentos que têm o efeito oposto: o de prenderem um pouco o intestino. Alguns exemplos são maçã, banana, goiaba e batata.

Água antes, durante e depois

O ideal é você prestar atenção à hidratação a partir da antevéspera da prova. Assim, você garante que o seu organismo chegará no dia do vestibular funcionando perfeitamente. No dia dos exames, antes e durante, água é a melhor pedida. Bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes e sucos, são facilmente digeridas pelo organismo e podem estimular a fome. Já chás e energéticos podem ser diuréticos.

Dica bônus: relaxe!

O nervosismo é um dos maiores inimigos do vestibulando. São inúmeros os casos de estudantes bem preparados que, ao chegar na prova, são tomados pela ansiedade e pelo medo de fracassar e têm o temível “branco” na prova.

O estresse também pode desencadear uma outra reação psicossomática, igualmente desagradável: alterações intestinais. A ciência ainda não esclareceu totalmente os motivos da relação entre o nervosismo e a diarreia, mas há algumas suspeitas. Uma delas é a descarga de adrenalina, que redistribui o fluxo de líquidos pelo organismo. Essa redistribuição interfere na filtragem normal de nutrientes do processo digestivo, podendo levar à diarreia.

Portanto, se você é do tipo de pessoa que costuma registrar essa reação fisiológica à ansiedade, tem um motivo a mais para se manter calmo no dia da prova. Procure relaxar, fazer exercícios de respiração profunda e deixar o medo de lado. Cuidando de sua alimentação no dia da prova — e nos que antecedem a ela —, prestando atenção aos sinais do seu corpo e mantendo a calma, temos certeza de que você já tem a receita para um bom desempenho no vestibular. Então, é só fazer o exame e brilhar!

Se você curtiu as dicas que deste post, curta também nossa página no Facebook e siga nosso perfil no LinkedIn! Acompanhe o que postamos por lá e fique por dentro de outros conteúdos relevantes para o seu sucesso profissional!

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert