Carreira em Gestão Financeira: entenda mais sobre o assunto!

4 minutos para ler

Uma das batalhas das empresas é descobrir como fazer mais dinheiro. Elas dependem de gestores financeiros para ajudar nisso. Então, se você tem interesse por finanças e adoraria construir uma trajetória na área, vale a pena conhecer a carreira em Gestão Financeira.

Profissionais com esse tipo de formação são fundamentais na elaboração de relatórios e na análise de números antes de decisões importantes, além de orientar as equipes sobre o que fazer para alcançar a eficiência operacional e o crescimento sustentável.

Continue a leitura do nosso post para entender mais sobre as possibilidades da carreira em Gestão Financeira e o caminho para ingressar nessa área.

O que faz um gestor financeiro?

O gestor financeiro cuida do dinheiro de uma empresa. Ele segue regras definidas pela diretoria e planeja como usar o orçamento da melhor maneira. Seu trabalho ajuda a empresa a manter uma estabilidade financeira, lidar com períodos de crise e conseguir investimentos.

O profissional no cargo de gestor financeiro planeja as finanças para usar o dinheiro da empresa da forma mais inteligente possível e controla os gastos. É um trabalho que tem muitos empregos disponíveis, mesmo em momentos de crise.

Quais são as áreas de atuação para a carreira em Gestão Financeira?

O gestor financeiro tem um vasto leque de oportunidades profissionais em diversas áreas. Suas habilidades são requisitadas em empresas privadas, instituições financeiras, órgãos públicos, consultorias e organizações de variados tipos.

Abaixo, descubra mais sobre quais são as responsabilidades do gestor financeiro em cada uma das suas áreas de atuação.

Empresas privadas

O gestor financeiro pode trabalhar no departamento de finanças de empresas de diferentes tamanhos e setores, como indústrias, comércios, serviços e tecnologia. Ele cuida das finanças de cada empresa em que é contratado.

Suas principais responsabilidades envolvem planejar o orçamento, analisar investimentos, controlar custos e garantir que o dinheiro seja usado para alcançar os objetivos financeiros da organização.

Instituições financeiras

Em bancos, corretoras, seguradoras e outras instituições financeiras, o gestor financeiro pode atuar em áreas como gestão de riscos, análise de crédito, planejamento estratégico, investimentos e gestão de tesouraria. Sua função é maximizar os lucros, minimizar os riscos e assegurar o bom funcionamento das operações financeiras da instituição.

Órgãos públicos

No governo municipal, estadual ou federal, o gestor financeiro é responsável por planejar, executar e controlar os recursos públicos. Ele trabalha com orçamentos, acompanha a arrecadação de tributos, elabora relatórios financeiros e contribui para a tomada de decisões financeiras que impactam a administração pública.

Consultoria financeira

No campo de consultoria, o gestor financeiro oferece serviços de mentoria para empresas ou pessoas físicas. Ele auxilia seus clientes na gestão de patrimônio, investimentos, planejamento financeiro pessoal ou empresarial, reestruturação financeira e análise de viabilidade de projetos.

Como se tornar um gestor financeiro?

O primeiro passo para assumir as responsabilidades de um gestor financeiro no mercado de trabalho é buscar uma formação profissional, de preferência um curso superior que ofereça conhecimentos e habilidades úteis para a área de finanças.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis, por exemplo, fornecem as bases necessárias para essa carreira. Na UCEFF, também é possível encontrar o curso de Gestão Financeira, que oferece uma formação mais direcionada para esse campo.

As graduações podem ser disponibilizadas em várias modalidades de ensino. Por exemplo, na área de Administração, você consegue optar por um curso de Administração presencial, frequentando a faculdade regularmente, ou escolher a modalidade EAD, que permite flexibilidade nos estudos, adaptando-se aos horários de cada estudante.

Por ser um cargo de alta hierarquia nas empresas, é importante que os profissionais interessados em assumir o papel de gestor financeiro também busquem uma pós-graduação. A especialização oferece uma compreensão mais detalhada dos aspectos da gestão financeira e abre mais portas no mercado de trabalho.

Depois de entender as diversas possibilidades e oportunidades da carreira em Gestão Financeira, você já pode começar a traçar seu caminho. Lembre-se: o primeiro passo é adentrar uma graduação.

Venha estudar conosco! Comece já a construir sua carreira na área de finanças e conheça tudo sobre o curso de Gestão Financeira da UCEFF.

Facebook Comments
Quiz - A carreira acadêmica é para você?
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This