5 filmes sobre física que todo aluno deveria assistir

6 minutos para ler

Se você acha que os conceitos físicos só se aprendem com números e muitos cálculos, saiba que está na hora de rever essa ideia! Isso porque o cinema, além de uma excelente opção de entretenimento, também é uma ótima fonte de conhecimento que ajuda você a se aprofundar nas mais distintas fórmulas, leis e teorias da área por meio de alguns filmes sobre física.

Afinal, enquanto alguns filmes mostram como os conceitos foram estabelecidos — e os nomes responsáveis por eles —, outros mostram, na prática, a aplicação desses conteúdos. Foi pensando nisso, que listamos cinco longas imperdíveis para você assistir e, assim, complementar seus estudos. Confira!

1. Isaac Newton – O Último Mágico

O primeiro, entre as nossas sugestões de filmes sobre física, é Isaac Newton – O Último Mágico, uma produção idealizada e produzida pelo canal britânico BBC. Com roteiro documental, o longa apresenta como era a vida de um dos mais importantes físicos do mundo — sir Isaac Newton — e como ele chegou às conclusões que geraram a Lei da Gravitação Universal e as Três Leis de Newton — que envolvem aceleração, inércia e força.

Mas não só isso, pois o filme também explora a paixão do também filósofo e matemático pela astronomia — que o levou a construir o modelo de telescópio refletor usado até hoje — e o envolvimento dele com a alquimia, um lado pouco conhecido e comentado dessa personalidade tão importante para a ciência.

No documentário, são mostrados diversos documentos escritos à mão pelo próprio cientista que revelam o interesse dele pelo ocultismo, além do medo que ele tinha acerca dos avanços alcançados nesse tema. Afinal, mesmo a Idade Média tendo acabado, a repressão religiosa ainda existia — e esse interesse pelas “ciências ocultas” poderia colocá-lo em risco de vida.

2. A Teoria de Tudo

Se começamos com um filme sobre Isaac Newton, não podemos deixar de fora outro físico de extrema importância para diversos avanços na área e que é, sem dúvidas, um dos grandes nomes do século XX: Stephen Hawking. Na obra A Teoria de Tudo, podemos ver a fome insaciável de conhecimento desse importante nome para a ciência — algo estimulado desde muito cedo pelos próprios pais. Além disso, o filme conta como ele precisou lidar com a descoberta de uma doença rara que mudaria drasticamente a vida dele: a esclerose lateral amiotrófica (popularmente conhecida como ELA, em inglês).

Em meio a tudo isso, a esposa de Hawking, Jane, é apresentada como a força motora que não o deixou perder o interesse pela física e pela cosmologia — e como ela ajudou no prosseguimento de uma série de estudos e pesquisas fundamentais para as teorias que foram lançadas por ele. Muitas delas, por exemplo, têm o intuito de explicar diversos fenômenos físicos, a noção de realidade e o relativismo — como a Teoria-M, a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e a Teoria de Tudo, que dá nome ao filme.

3. Giordano Bruno

Outro filme sobre física que você não pode deixar de assistir é Giordano Bruno, uma produção italiana da década de 1970. Assim como a maioria dos filmes citados neste post, o enredo é centrado em uma figura importante para a ciência e que trouxe diversos avanços na área da física — nesse caso, o teólogo e sacerdote que dá nome ao longa.

Mesmo sendo frade, Giordano Bruno viveu em constante atrito com a Igreja Católica do século XVI e, posteriormente, com a Reforma Protestante na Alemanha. Por conta disso, dedicou-se mais à cosmologia do que à religião e se tornou o responsável pela Teoria da Infinitude do Universo (ou Universo Infinito, como também é conhecida).

Fora isso, ele foi precursor de conceitos utilizados hoje na física quântica, como a noção de matéria enquanto energia, unidade perfeita e a multiplicidade de mundos — a qual diz que vivemos em apenas uma única dimensão dentro de inúmeras realidades paralelas. Porém, mesmo com tudo o que ele propôs para a ciência, a trama mostra como Giordano foi traído por quem ele considerava um amigo e acabou preso pela Inquisição — sendo posteriormente queimado em uma fogueira por se recusar a negar aquilo em que acreditava.

4. Ágora

O filme Ágora, por sua vez, nos leva de volta a um passado ainda mais remoto. Isso porque a história se passa na cidade de Alexandria, em meados do século IV, quando os primeiros conceitos sobre física e astronomia tomavam forma. Foi nesse cenário que nasceu e cresceu Hipátia, a primeira filósofa (e também astrônoma) do mundo.

Ela é responsável, por exemplo, pela criação do hidrômetro — um instrumento que permitiu o estudo do volume e da densidade dos líquidos e que, hoje, é utilizado em larga escala para determinar o consumo de água nas residências. Além disso, Hipátia se dedicou ao estudo dos cálculos que mediam a distância dos astros.

Porém, mesmo com todo o brilhantismo e inteligência à frente de seu tempo, ela teve de lidar com uma sociedade patriarcal que negava o direito ao conhecimento às mulheres, além das constantes disputas religiosas entre cristãos, judeus e politeístas, que acabaram levando-a à morte — duas questões que o filme explora com bastante precisão.

5. Interestelar

Para finalizar a nossa lista de filmes sobre física, há uma produção dirigida e roteirizada pelos irmãos Nolan que foi bastante elogiada e vencedora de um Oscar: Interestelar. Com um enredo apocalíptico, a obra mostra o planeta Terra prestes a entrar em colapso pela falta de alimento e água — em paralelo ao aumento de doenças e pragas que assolam as poucas terras cultiváveis.

Por conta disso, alguns cientistas estão em busca de um novo planeta para habitar, quando se deparam com a possibilidade de desbravar Saturno. Embora não tenha a figura de um importante físico no centro da trama, Interestelar faz uso de diversas teorias — algumas criadas, por exemplo, por Stephen Hawking.

Isso aconteceu porque um dos colaboradores da produção, Kip Thorne, foi colega de trabalho de Hawking e é um dos maiores especialistas norte-americanos sobre os temas abordados no longa. É por essa razão que assuntos como ondas gravitacionais, buraco negro e relatividade geral são tão bem explicados e, principalmente, aplicados ao longo das cenas.

Viu só como não faltam filmes sobre física para você ver e, de quebra, impulsionar o aprendizado sobre os mais diferentes conceitos aprendidos em sala de aula? Portanto, não deixe de assistir a todas as nossas sugestões! E se você tem outras dicas de produções para compartilhar, deixe um comentário no post!

Facebook Comments
Posts relacionados

Um comentário em “5 filmes sobre física que todo aluno deveria assistir

Deixe um comentário

Share This