Quem está se preparando para o vestibular possui diversas opções para encontrar conteúdo relevante, tirar dúvidas com quem entende do assunto e se preparar melhor para o grande dia. E estudar no Facebook é uma delas.

Além de ajudar a conectar pessoas e experiências, essa rede social é uma excelente fonte de informações, que podem complementar os estudos dos livros e da sala de aula.

O principal problema, para muitos estudantes que utilizam a ferramenta, é se distrair com o mar de conteúdos e possibilidades que a internet traz — e perder o foco do que é realmente importante: passar no vestibular.

Para ajudar a tornar o Facebook um aliado — e não um inimigo — criamos este post. Ficou interessado? Continue a leitura!

Como não se deixar levar pelas distrações?

Até mesmo a ciência revelou que ficar longe do Facebook causa uma sensação de abstinência. Ter acesso a um mundo de informações e novidades a cada minuto é algo que atrai qualquer pessoa, mas pode se transformar em um problema para quem precisa estudar.

Nós garantimos que é possível utilizar essa rede social sem se deixar levar pelas distrações. Quer saber como? Confira 8 dicas a seguir!

1. Utilize bloqueadores de sites

Um dos principais problemas de estudar no Facebook é a quantidade de informações recebidas quando navegamos por ele. É muito fácil percorrer o feed de notícias e, de repente, se deparar com um link interessante que vai encaminhá-lo para outro site — e toda a concentração vai embora.

Para evitar esse problema, utilize bloqueadores para sites de entretenimento e para outras redes sociais que atrapalham seus estudos.

Muitos deles permitem o acesso a essas páginas por alguns minutos ou em horários específicos, determinados por você. As ferramentas mais comuns para fazer este controle são:

  • RescueTime e Mind the Time: monitoram as horas que você gasta na internet, nas redes sociais ou checando e-mails, por exemplo. Mesmo não sendo bloqueadores de sites, ele pode te ajudar a entender em quais você desperdiça mais tempo e como melhorar a sua produtividade.

  • LeechBlock: uma extensão para quem usa o Mozilla como navegador. Com ela, é possível bloquear qualquer site e determinar em quais horários ou dias eles devem permanecer inacessíveis.

  • StayFcusd: quem usa o Google Chrome pode instalar essa ferramenta para bloquear sites ou redes sociais. É possível definir o tempo máximo de acesso e, após esse período, eles são bloqueados até o final do dia.

2. Estabeleça horários

Somos uma geração multitarefa. Enquanto checamos e respondemos aos e-mails, pesquisamos uma nova receita para o almoço, jogamos no celular e até postamos uma foto nova no Instagram.

O resultado é que fazemos tudo e não nos concentramos em nada ao mesmo tempo.

Estudo exige foco.

Ou seja, a capacidade de se desligar do resto e se dedicar inteiramente àquilo que você precisa aprender.

Se você está no Facebook tirando dúvidas sobre um determinado assunto e, simultaneamente, curtindo as fotos dos amigos, então você não está realmente concentrado.

Faça um esforço e aproveite o tempo online para se concentrar no que realmente importa: o aprendizado. Reserve alguns momentos do dia para a diversão.

3. Faça uma lista de prioridades

Visualizar o que precisa ser feito pode ajudar a manter o foco.

Antes de entrar no Facebook, faça uma lista de demandas, como: tirar dúvidas sobre um determinado assunto, pesquisar notícias sobre um tema da atualidade que pode cair na Redação, e assim por diante.

Então, assim que você estiver online vá direto resolver essas pendências.

É importante também aliar o planejamento aos prazos. Por exemplo: “ficarei online por vinte minutos lendo portais de notícias”.

Marque esse tempo e ao final do tempo estipulado, passe para a próxima tarefa.

Criar esse hábito vai se tornando mais fácil evitar as distrações com o passar do tempo. Então, utilize as redes sociais como aliadas.

4. Desative o chat do Facebook

O chat é uma das distrações mais perigosas para quem está navegando no Facebook.

Você está lá se dedicando inteiramente a uma atividade, mas, de repente, aquela janelinha sobe e fica quase impossível não largar tudo para conversar com os amigos.

Desativar o chat é essencial para evitar esse problema e conseguir se concentrar nos estudos.

5. Desabilite as notificações de grupos

A verdade é que queremos saber de tudo e estar presente em todas as atividades dos nossos amigos.

Por isso, quando não estamos conectados, é quase impossível não ter a sensação de estar perdendo algo.

O caminho para se livrar desse hábito é lembrar que os comentários, as fotos e postagens dos seus amigos vão continuar lá, mesmo que você não esteja online.

Essa ideia de que você precisa estar ligado em tudo — o tempo todo —, gera ansiedade e tira totalmente o seu foco. Por isso, desative as notificações do Facebook que não tenham relação com o vestibular e dedique toda a sua atenção aos estudos.

6. Priorize notificações de conteúdos relevantes

Sabe aquelas notificações que aparecem em ordem na página inicial do Facebook? Elas podem ser segmentadas e escolhidas de acordo com as suas prioridades.

Por exemplo, enquanto você estiver estudando, em vez de ver o que os seus amigos estão compartilhando, você pode priorizar apenas as atualizações de grupos de estudos, portais de notícias e páginas com foco no vestibular.

Isso ajuda a evitar distrações e a não perder nenhum assunto importante que pode ser abordado no dia da avaliação.

7. Use um temporizador

Quem trabalha com produtividade, geralmente, segue algumas dicas e métodos para se manter exclusivamente focado em uma determinada tarefa.

Técnicas, como a Pomodoro, sugerem a utilização de um temporizador — ou cronômetro — para marcar um tempo, de 25 minutos por exemplo, em que você deve se dedicar inteiramente a uma atividade. Somente depois disso é que você pode fazer um pequeno intervalo — de 5 minutos — para se distrair.

Essa dica é muito útil para o Facebook, e você pode estabelecer o tempo que achar necessário: 30 minutos, 45 minutos, 1 hora. O mais importante é usar esse tempo para não fazer mais nada a não ser estudar.

Depois, no intervalo, você pode ir ao banheiro, beber água ou apenas ver as novidades que os amigos compartilham. Mas não vá se alongar no tempo de descanso.

8. Evite utilizar o Facebook pelo smartphone

Os celulares se tornaram uma extensão do nosso corpo. É quase impossível sair de casa e deixar o aparelho para trás, por vontade própria.

Para quem está estudando, o melhor caminho é utilizar o Facebook apenas no computador ou no notebook. O smartphone, além de dificultar a leitura, aumenta a sua chance de se distrair com alguma mensagem, ligação ou notificação de algum aplicativo.

Como usar o Facebook ao seu favor?

Agora que você já aprendeu a evitar as distrações — e a otimizar o seu tempo para estudar com qualidade —, aprenda a usar essa rede social de maneira prática e produtiva em sua rotina de estudos. Confira estas 5 dicas:

1. Faça parte de grupos focados no vestibular

Com a infinidade de recursos virtuais, os grupos de estudos assumiram uma nova dinâmica. Hoje é possível tirar dúvidas e compartilhar conhecimento com qualquer estudante sem sair de casa.

O Facebook traz um formato interessante para quem deseja montar grupos de estudo online, pois permite o compartilhamento de conteúdo, vídeos, áudio e qualquer tipo de material, de maneira rápida, sem pesar o computador.

Também é possível restringir o acesso aos grupos, para evitar que pessoas de fora prejudiquem a dinâmica de estudo.

2. Curta páginas sobre as disciplinas estudadas

O Facebook tem uma grande quantidade de páginas que compartilham conteúdo para vestibulares, concursos ou para o ENEM.

Muitas distribuem dicas sobre diversas disciplinas e revelam quais temas são os mais abordados em cada prova.

Selecionamos, a seguir, algumas páginas interessantes que trazem informações com conteúdo essencial, tanto para ir bem na escola como para garantir a aprovação no vestibular:

Português

Se você quer receber dicas rápidas sobre a Língua Portuguesa não pode deixar de curtir a Dicas Diárias de Português. Essa página reúne as regras de uma das línguas mais difíceis do planeta de uma maneira que você nunca vai esquecer.

Redação

Quer aprender redação de maneira simples e objetiva? Nesta página, a professora de redação Tarsila Baylão compartilha — por meio de infográficos e videoaulas — dicas para escrever melhor e evitar os erros que mais comuns — e que eliminam candidatos nos vestibulares.

Inglês

Inglês na Ponta da Língua e Dicas Diárias de Inglês: ideal para quem quer aprender ou treinar o idioma nas horas vagas. As páginas trazem uma linguagem bem-humorada para explicar o uso correto das expressões e dar dicas que podem te ajudar a aprender a língua de Shakespeare.

História

História Digital, História Online e Historianet: essas páginas reúnem documentos, fotos e dados que ajudam a reviver a história mundial, trazendo curiosidades, jogos, vídeos e até músicas.

Matemática

Essa disciplina é uma das maiores dificuldades dos vestibulandos, mas é possível aprender matemática de forma fácil e descontraída pela página Matemática? Absolutamente!, administrada pelo professor Paulo Correia.

Química

É possível aprender química online? Com essas páginas — Química Ensinada e Canal Fala Química — sim! Nelas, o estudante vai encontrar um material especial voltado para a revisão dos principais assuntos da disciplina.

Geografia

Estas páginas — Vestibular Geografia 2013 e Mundo Geográfico — reúnem uma série de dicas rápidas e conteúdos de geografia voltados para o vestibular, além de técnicas para se sair bem na provas.

Física

Fusão nuclear, lei da gravidade, ondulatória, termodinâmica: com certeza você já estudou sobre esses assuntos e sabe como eles são importantes para o vestibular. As páginas FisicaNET, Gazeta de Física e Física Total são ideais para quem ainda está meio perdido nos temas ou quer reforçá-los antes do dia da prova.

Biologia

Você já pensou em todos os significados do que acontece na Terra? Para que serve o umbigo? Por que somos viciados em redes sociais? A página Diário de Biologia, atualizada pela doutora em zoologia Karlla Patrícia, vai ajudá-lo a entender essas e outras curiosidades.

3. Adicione professores para tirar dúvidas fora da sala de aula

Algo que não acontecia há alguns anos, mas hoje já é uma realidade para a maioria dos estudantes, é encontrar os professores também no ambiente virtual — principalmente no Facebook. Muitos docentes compartilham conteúdos e dicas essenciais para a prova do vestibular em seus perfis.

Em muitos casos, eles também utilizam a rede para tirar dúvidas dos estudantes, mesmo que não façam parte da sua escola ou curso pré-vestibular. Essa é uma oportunidade excelente para quem aprender com os maiores nomes da educação, sem gastar nada e sem sair de casa.

4. Siga perfis de portais de notícias e jornais

A maioria dos vestibulares trazem questões importantes sobre temas da atualidade. Por isso, além das disciplinas comuns, você precisa estar atento a tudo o que acontece no mundo.

Se você não tem acesso a jornais impressos ou não tem tempo para assistir as notícias na TV, o melhor caminho é seguir as páginas dos principais de portais de notícias e perfis que trazem temas sobre política, sociedade, economia e cultura geral — dentro e fora do Brasil.

5. Busque motivação

Todo vestibulando passa por momentos de dúvidas, cansaço e desespero. Por isso, é importante sempre renovar as metas pessoais e investir em atividades que aumentam a motivação.

O Facebook é muito importante nesse sentido, pois é possível ter acesso a um mundo de informações e experiências de pessoas que podem ajudá-lo nesse momento importante da vida.

Assim, além das páginas e perfis com conteúdos ligados diretamente ao vestibular, acompanhe também aquelas que trazem temas voltados para o aumento da produtividade, dão dicas de relaxamento e reúnem conteúdo motivacional.

Todas podem ajudar a manter o foco, aumentar o desempenho nos estudos e a se desenvolver pessoalmente com técnicas de organização e meditação.

E você, já pensou em estudar pelo Facebook? Gostou do conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a tirar o melhor proveito do tempo gasto na internet para os estudos e para a aprendizagem!

Facebook Comments