No final do ensino médio, geralmente temos que escolher qual profissão seguir. Por mais que essa decisão não seja definitiva, ela pode determinar o que você vai fazer por longos períodos.

O problema é que nem sempre é fácil decidir o caminho frente a tantas opções. Por isso,  é fundamental utilizar de meios que auxiliem nesse processo.

Além dos testes vocacionais, das pesquisas na internet sobre as carreiras e cargos ou até mesmo das conversas com quem já atua no ramo, temos ainda outra opção: os filmes sobre profissões.

Mais do que entretenimento, eles podem ser ferramentas que tornam o processo de escolha mais natural e dinâmico. Ficou curioso? Então, confira 9 longas que poderão ajudá-lo:

1. O diabo veste Prada

Andrea Sachs é uma jovem recém formada em jornalismo que consegue um emprego na famosa revista Runaway. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, a principal executiva da revista.

Apesar de muitos sonharem com o emprego, Andrea logo descobre que ele não é tão simples quanto parece.

Com boas dose de humor, o filme é um ótimo exemplo para quem deseja cursar moda. As cenas mostram inúmeras possibilidades de atuação no ramo e todo o processo de criação, confecção e marketing por trás do glamouroso mundo fashion.

2. Medianeras

Martin vive sozinho e enfrenta um momento de depressão, não se conformando com a maneira com que a capital argentina cresceu e foi construída. Ficando boa parte no computador, ele conhece Mariana, sua vizinha, que também compartilha de suas aflições em meio a essa grande cidade.

O interessante é que a narrativa é feita usando aspectos urbanístico da cidade, fazendo alusão à solidão urbana. Se você sonha em ser arquiteto, esse é um ótimo filme, pois nos leva a pensar em todas as vertentes de uma construção e como elas afetam os habitantes da cidade. E uma das especialidades da Arquitetura é o planejamento urbano.

3. Tudo o que desejamos

A jovem juíza do tribunal da cidade de Lyon, Claire, encontra Stéphane, experiente colega de profissão que compartilha dos mesmos ideais. Juntos, eles partem em uma luta contra as empresas que abusam de seus clientes e visam o endividamento deles.

O filme retrata todo o universo dos tribunais. Assim, é uma boa escolha dentre os filmes sobre profissões para quem pensa em cursar Direito. Apesar de se passar na França e, portanto, utilizar de um cenário jurídico diferente do Brasil, dá para ter uma noção de como é entrar no mundo das leis.

4. A rede social

Em uma simples noite de outono, Marck Zuckerberg, analista de sistemas formado em Harvard, senta-se diante do computador e começa a trabalhar em uma nova ideia.

Seis anos e 500 milhões de amigos depois, ele se torna o mais novo milionário com o sucesso da rede social Facebook. No entanto, tudo isso gera complicações em sua vida pessoal e profissional.

O longa possui conceitos importantes sobre sistemas de informação, programação e segurança digital. Logo, se você sonha em cursar alguma dessas áreas tecnológicas, o filme é uma ótima escolha. Por retratar algo que usamos todos os dias, é uma história que nos prende bastante a atenção.

5. Spotlight: segredos revelados

Baseado em fatos reais, o filme mostra um grupo de jornalistas em posse de milhares de documentos provando que padres católicos abusam de crianças. Esses líderes religiosos ocultam o caso, mas a intenção dos jornalistas é trazer tudo à superfície e fazer justiça.

Se você cogita estudar jornalismo, o longa mostra o lado investigativo — essencial em muitos momentos da profissão. Vale lembrar, também, que, atualmente, o jornalismo e a produção de conteúdo digital são grandes apostas para o futuro.

6. Soul Kitchen

Zinos, um jovem dono de restaurante está sem sorte, pois sua namorada se muda para Xangai e seu estabelecimento vai de mal a pior.

Após uma reviravolta, o restaurante começa a render bons frutos. No entanto, o coração de Zinos continua partido — até que ele toma decisões que podem levar a resultados inesperados.

Se você pensa que a gastronomia é semelhante ao que vemos em reality shows culinários e programas de TV, você precisa assistir a esse filme. Ele mostra todo o cenário de um restaurante, o estresse e as dificuldades por parte dos cozinheiros e também de quem o administra.

7. Patch Adams

Em 1969, Hunter Adams se interna voluntariamente em um hospital psiquiátrico após tentar se matar. Ao ajudar outros internos, descobre que sua vocação é ser médico e, assim, decide cursar medicina. Seus métodos de trabalho não convencionais causam espanto no início, mas, aos poucos, conquista a todos com sua alegria.

Esse filme comovente deve ser assistido por todos aqueles que têm a medicina como opção de curso. Ele põe em discussão uma medicina mais humanizada e mostra o quão importante é enxergar os pacientes como pessoas — e não apenas como os sintomas que eles apresentam.

8. O substituto

Henry Barthes é um professor que possui ótimas habilidades para conversar com os jovens. Apesar de lecionar como professor substituto, tudo muda quando ele é convidado a trabalhar em uma escola pública e se depara com colegas desmotivados e alunos violentos. Ele percebe que é capaz de fazer a diferença, mesmo que isso venha a um alto custo.

Para quem pensa em ingressar no ensino superior para cursar Matemática, Letras, Química, Biologia, História e similares, com a intenção de exercer a docência, o filme mostra todo o dia a dia desse profissional e todas as dificuldades que podem ser enfrentadas na carreira.

9. Mataram irmã Dorothy

Esse filme documentário fala sobre a morte, aos 73 anos de idade, da irmã Dorothy, no Pará. Freira e ativista que lutava há 30 anos ao lado de ambientalistas contra a exploração da floresta amazônica por parte dos madeireiros e latifundiários da região.

A história é tocante e mostra o importante papel do engenheiro ambiental, florestal e cursos correlatos na manutenção do bem estar do planeta.

Ele ainda salienta a dificuldade enfrentada por esses profissionais na implantação de projetos que podem contribuir para a preservação da natureza.

Muitas carreiras são retratadas nas telonas de forma tão verossímil que assistir a essas obras pode ser decisivo na hora de escolher qual graduação cursar e quais caminhos percorrer rumo ao sucesso da profissão.

Esperamos que esta lista de filmes sobre profissões tenha sido útil para você e o ajude neste momento tão importante que é o vestibular. Se gostou, compartilhe em suas redes sociais! Assim, você ajuda amigos que também estão em dúvidas!

Facebook Comments