Conheça mais sobre o universo da Biomedicina fora e dentro da faculdade

7 minutos para ler

Se o universo da Biomedicina faz o seu olho brilhar, conhecer alguns detalhes sobre o curso vai ser ainda melhor. Seja porque você ainda não decidiu qual faculdade fazer, seja porque tem interesse em mudar de carreira ou apenas tem curiosidade sobre a profissão, é sempre uma boa ideia ficar por dentro do funcionamento e detalhes de uma nova área de interesse antes de mergulhar nela.

A Biomedicina, assim como os setores de Ciência, Tecnologia e Saúde, no geral, teve um crescimento considerável nas últimas décadas. Além disso, cada vez mais pessoas compreendem a relevância da profissão para a criação de vacinas, medicamentos, tratamentos e inovações para a área de saúde e bem-estar.

Neste post, vamos apresentar um pouco mais sobre o universo da Biomedicina e mostrar como essa profissão é uma excelente escolha de carreira. Acompanhe e saiba mais!

O que é a Biomedicina?

Como o próprio nome sugere, o curso de Biomedicina é aquele que vai unir tanto conhecimentos da área da Biologia quanto da Medicina. O que muda entre essas três graduações é o enfoque.

Na Biomedicina, dificilmente assuntos como Biologia Marinha, Fisiologia dos Invertebrados ou Sistemática serão abordados. Da mesma maneira, toda a parte de atendimento clínico da Medicina, como é a fase do internato, não está presente nesse curso.

Isso porque a proposta da Biomedicina não é estudar todas as formas de vida, como a Biologia, nem prescrever tratamentos e medicamentos diretamente para os pacientes, como fazem os médicos.

A Biomedicina, na verdade, dedica-se ao estudo e pesquisa detalhada sobre patologias. Por conta disso, permite ajudar no desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico, intervenções terapêuticas e métodos de prevenção a doenças.

Como funciona o curso de Biomedicina?

Devido a essa ênfase na pesquisa, quem pretende cursar Biomedicina já pode se preparar para ter bastante contato com livros especializados em diversos assuntos científicos e praticar muito na bancada de laboratórios. Afinal, a graduação se divide em disciplinas teóricas e práticas.

Para aproveitar o melhor da Biologia e da Medicina e aplicar no desenvolvimento da área da saúde, a graduação em Biomedicina conta com disciplinas como:

  • Anatomia;
  • Bioestatística;
  • Bioética;
  • Bioinformática;
  • Biologia Molecular e Celular;
  • Bioquímica;
  • Biossegurança;
  • Citologia;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia;
  • Genética;
  • Histologia;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • e muitas outras.

Com toda essa base prática e teórica, você pode se dedicar ao estudo de microrganismos e suas ações no corpo humano, a investigação da cura ou vacina para novas doenças e zoonoses e desenvolvimento de medicamentos. Além disso, passar a compreender melhor o funcionamento do organismo e suas possíveis disfunções. A partir da união de todos esses conhecimentos, é possível entender como surgem e se desenvolvem diversas patologias e potenciais métodos de prevenção ou tratamento.

Com o que um profissional da Biomedicina trabalha?

Desde o setor público até o privado, existem diversas áreas nas quais o profissional de Biomedicina pode atuar. Afinal, estamos falando de uma profissão bastante interdisciplinar e com ótima valorização, características que só expandem as possibilidades de carreira.

Além dessa ampla opção de áreas para exercer as atividades profissionais, as especializações na Biomedicina podem oferecer ainda melhores oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque a pós-graduação garante a aquisição de conhecimentos específicos para a atuação em determinados segmentos com demanda por mão de obra qualificada, atribuindo um diferencial competitivo ao profissional.

Pesquisa

Seja a pesquisa em institutos públicos e faculdades, seja a pesquisa no mercado de trabalho, essa é uma das opções para o biomédico. Afinal, ao longo da graduação, esse profissional tem contato com práticas de laboratório e conteúdos científicos, a fim de desenvolver o senso crítico e as habilidades fundamentais para se tornar um pesquisador.

Estudos sobre células-tronco, por exemplo, são focos de diversas pesquisas biomédicas ao redor do mundo. O mesmo vale para as áreas de Farmacologia e Toxicologia., além de diversas outras linhas interessantes para se aprofundar.

Docência

Devido à afinidade com a pesquisa, o profissional de Biomedicina também pode optar pela pós-graduação de tipo stricto sensu, como o mestrado e o doutorado. Dessa maneira, recebe a preparação necessária para ministrar aulas no Ensino Superiorl, seguir uma carreira docente em conjunto com a de pesquisador.

Laboratório

A formação em Biomedicina também dá ao profissional a capacitação necessária para trabalhar no ambiente laboratorial. Essa é uma das atuações mais ligadas ao ramo da saúde, embora não haja contato direto com o paciente.

Nesse caso, os biomédicos atuam em conjunto com médicos no diagnóstico, seja por exames de sangue ou de imagem. A prática de análises clínicas e estudo de Microbiologia são fundamentais para seguir essa carreira.

No entanto, é possível também trabalhar em laboratórios que não são do segmento da saúde. Esse é o caso dos biomédicos que atuam na área da Cosmetologia e da Microbiologia de Alimentos.

Tecnologia e inovação

A graduação em Biomedicina também coloca os alunos em contato com conteúdos de tecnologia. Desse modo, o biomédico pode trabalhar com Tecnologia da Informação voltada para área da saúde, com a criação de softwares, ou em projetos de inovação na produção de equipamentos e sistemas de diagnóstico.

Clínicas e hospitais

Radiologia, Parasitologia, Medicina Nuclear e Reprodução Humana são mais alguns exemplos de áreas de atuação em que é possível encontrar um biomédico. Por esse motivo, existem diversas vagas de emprego em clínicas e hospitais para as pessoas formadas nesse curso.

Os profissionais da Biomedicina podem trabalhar em conjunto com equipes da área da saúde em diversos processos, como operação de equipamentos de imagiologia, manipulação embrionária, análise de amostras, entre outros.

Indústria

O ambiente industrial também tem espaço para o trabalho de biomédicos. Inclusive, existem oportunidades para vários segmentos da indústria, como alimentícia, farmacêutica e cosmética. Aqui, o profissional se dedica a algumas etapas do processo de produção, de modo a garantir a biossegurança e a bioética. 

Organizações públicas

Agências ligadas ao setor público, como a de vigilância sanitária (Anvisa), também abrem portas para que o biomédico exerça o seu papel, com o objetivo de atuar no monitoramento e na fiscalização de empresas e indústrias.

Como você viu, o universo da Biomedicina é bastante amplo. Por conta disso, essa é uma graduação que oferece uma série de oportunidades para o desenvolvimento de carreira dos profissionais, sendo possível encontrar áreas de atuação para os mais variados perfis.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, continue vendo mais conteúdos sobre educação nos nossos perfis do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This