Sentir que tomou a decisão errada ao escolher uma faculdade, campus ou curso é bastante comum! Mas você sabia que é possível fazer a transferência entre universidades ou mudar de curso, independentemente do semestre o qual você esteja cursando?
Se está interessado em solicitar a troca de faculdade, mas está com muitas dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste post. Vamos explicar melhor como funciona esse processo. Confira!
Motivos que podem levar à transferência
Tomar a decisão de solicitar a transferência de faculdade não é uma tarefa fácil. Por isso, pense bem antes de realizar isso definitivamente!
Reúna todas as informações que puder sobre o curso ou a instituição para onde pretende ir, como a grade curricular, o corpo docente, a infraestrutura da instituição, a localização dela e a acessibilidade do local.
Alguns gatilhos podem ter motivado a sua escolha ou até mesmo podem servir de alerta para você determinar isso:
- o curso e a faculdade não corresponderam às suas expectativas;
- a modalidade de ensino escolhida não se adéqua à sua rotina;
- a dificuldade de acesso até a faculdade;
- uma infraestrutura ruim do campus;
- problemas financeiros para custear o curso escolhido.
Tipos de transferência
Antes de iniciar o processo de mudança de faculdade, saiba que há dois tipos, a interna e a externa. Leia mais sobre cada um, a seguir!
Transferência interna
Tal procedimento acontece dentro da própria faculdade, seja com o intuito de mudar de um curso para outro, ou para um outro campus.
Nesse caso, é indicado que o estudante procure a secretaria da instituição onde estuda para saber se há possibilidade de transferência, pois o processo pode variar de acordo com a quantidade de vagas do campus e do turno em que deseja estudar.
Os documentos mais comuns na hora de realizar a transferência interna são:
- CPF;
- documento de identificação original com foto;
- históricos escolar e acadêmico.
Transferência externa
Já esta acontece entre diferentes instituições, e a escolha de mudança de curso fica a critério do estudante.
Em tal situação, o processo também depende de critérios estabelecidos por cada faculdade. Mas você deve buscar as informações junto à universidade para a qual deseja se transferir.
Costumam ser solicitados:
- CPF;
- documento de identificação original com foto;
- documentos pessoais de matrícula;
- históricos escolar e acadêmico.
Uma análise prévia das disciplinas cursadas será realizada para entender a possibilidade de aproveitamento de disciplinas.
Quando as grades curriculares são similares, o aproveitamento pode ser efetuado. Caso as áreas de conhecimento divirjam muito, é provável que não haja essa possibilidade. No entanto, é necessário que o estudante confirme com a faculdade de destino sobre o funcionamento de tal processo, pois cada instituição conta com as suas particularidades.
Ah, e pode ser necessário que você realize um novo vestibular, então fique atento, ok?
Diferenciais da UCEFF em casos de transferência
Sabia que, na UCEFF, você consegue efetuar a sua transferência sem sair de casa? Basta seguir o nosso passo a passo para concluir o processo ou entrar em contato com a gente pelo WhastApp.
Gostou deste assunto? Siga nossas redes sociais e se mantenha sempre bem informado! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.