Tecnólogo pode fazer pós-graduação? Descubra se é possível

4 minutos para ler

Diante dos vários tipos de formação que existem, é normal ter dúvidas sobre como cada um deles funciona. Nesse sentido, muitos estudantes se perguntam se tecnólogo pode fazer pós-graduação normalmente, do mesmo jeito que quem cursou um bacharelado ou uma licenciatura.

Um dos motivos que levam a essa dúvida é o fato de que os cursos tecnólogos são mais curtos do que os demais. Enquanto as licenciaturas duram cerca de 4 anos e os bacharelados chegam a 5 ou até 6, os tecnólogos podem ser concluídos em apenas 2 anos.

Neste post, vamos ajudar você a entender se tecnólogos podem ou não se pós-graduar, além de esclarecer outras questões sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, quem é tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Para começar, esclarecemos que sim, quem tem diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação. Isso porque as graduações tecnológicas, como também são chamadas, são cursos superiores, assim como os bacharelados e as licenciaturas.

O que muda entre os 3 tipos, além da duração, é a forma como os conteúdos são abordados. Os cursos tecnólogos focam em preparar profissionais rapidamente para o mercado de trabalho e, por isso, priorizam o lado mais prático da profissão.

Quais são os critérios para um tecnólogo ingressar na pós-graduação?

Uma vez que quem é tecnólogo pode fazer pós-graduação sem nenhum problema, o único critério para você ingressar nela é já ter concluído a sua graduação tecnológica.

Vale ressaltar, no entanto, que é fundamental ter feito um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, você garante que o seu diploma de nível superior realmente tem validade.

No mais, é só passar pelo processo seletivo da instituição de ensino do mesmo modo que qualquer outro candidato. A depender do tipo de pós-graduação — lato sensu ou stricto sensu —, pode ser necessário apresentar currículo acadêmico e/ou passar por uma entrevista, entre outros procedimentos.

Quais são as vantagens de cursar uma pós-graduação?

Independentemente de qual graduação você tenha feito, cursar uma pós-graduação traz diversos benefícios para a carreira. Um deles é a maior valorização do currículo, o que ajuda a abrir novas e melhores portas no mercado de trabalho e, consequentemente, ter remunerações mais altas.

Outra vantagem é que, ao aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área por meio da pós-graduação, você aumenta as suas chances de obter uma promoção e avançar na profissão. Se, por outro lado, você sentir que precisa mudar de carreira, fazer uma pós é uma forma de se capacitar para trabalhar em outra área de atuação.

Cursar uma pós-graduação ainda é uma boa oportunidade de fazer networking, já que você vai conhecer profissionais de diferentes setores e poderá trocar experiências. Assim, sua rede de contatos profissionais pode ficar ainda melhor.

Agora que já sabe que o tecnólogo pode fazer pós-graduação, é só escolher uma boa instituição de ensino para estudar. Na UCEFF, por exemplo, além da garantia de ensino de qualidade, você conta com várias facilidades de pagamento e horários flexíveis para facilitar a sua rotina. Assim, você tem todas as melhores condições para começar a sua pós quando quiser.

Então, já começou a pensar em qual curso vai fazer? Conheça as pós-graduações da UCEFF e encontre aquela que vai alavancar a sua carreira!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This