Fazer a revisão de conteúdo das disciplinas da faculdade é uma excelente técnica de aprendizado. No entanto, você sabe como aproveitar ao máximo essa prática?
Revisar nem sempre se trata de ler as suas anotações e tentar se lembrar do que viu na aula. Existem diversas maneiras de melhorar o seu aprendizado e de memorizar os conteúdos universitários.
Neste post, vamos apresentar 5 dicas de como caprichar na revisão de conteúdo das matérias. Acompanhe e saiba mais!
1. Faça anotações
Anotar o que você aprendeu é, sim, de grande ajuda. Contudo, não basta copiar o que está escrito nos slides ou no quadro. É importante montar um resumo com as suas próprias palavras, como se estivesse explicando a matéria.
Esse é um recurso que desafia a descobrir o quanto você aprendeu sobre um determinado assunto. Além disso, permite trabalhar as suas técnicas de escrita. Desse modo, na hora de revisar, é possível ter acesso a anotações de qualidade e que ajudam a lembrar da disciplina.
2. Tente estimular ao máximo a memória
Você consegue se lembrar do que aprendeu na última aula sem realizar nenhuma consulta? Então, experimente fazer esse exercício. Pegue um tema de alguma matéria e tente recordar o máximo possível desse assunto.
Se preferir, vale a pena também anotar o que consegue lembrar por conta própria da disciplina. Em seguida, é só comparar se o conteúdo que você acabou de escrever está de acordo com as anotações iniciais.
3. Fale em voz alta
Aproveitando a dica anterior, que tal explicar a matéria em voz alta? Calma! Se você tem vergonha de falar para as outras pessoas, é possível fazer esse exercício em frente a um espelho ou sem olhar para ninguém.
Acontece que, quando você fala sobre um determinado assunto, novos estímulos são envolvidos, como a linguagem e a audição. Desse modo, é possível que diversas áreas da memória sejam ativadas, facilitando o aprendizado.
4. Use flashcards
Conhece os flashcards? São cartões pequenos, nos quais é possível anotar os principais tópicos sobre uma determinada matéria. Assim, na hora de revisar, é só fazer a leitura e tentar se recordar ao máximo do conteúdo.
A estratégia é semelhante aos resumos. Ao escrever com as próprias palavras, o aprendizado é mais produtivo. No entanto, as anotações podem ser sucintas, com palavras-chave, datas, nomes, técnicas, entre outras.
5. Construa mapas mentais
Existe outro método de estudos muito interessante para revisar conteúdos. Estamos falando dos mapas mentais. Para construí-los, escreva o tema no centro de uma folha. Em seguida, faça setas com o máximo de assuntos relacionados que você se lembra.
Quer um exemplo? Então, pense que o tema principal é a Segunda Guerra Mundial. Os tópicos associados podem ser “1939-1945”, “Eixo”, “Aliados”, “Holocausto”, “bombas atômicas”, entre outros.
Viu só como fazer uma revisão de conteúdo de qualidade não é tão difícil assim? Apostar em um bom planejamento de estudos é uma ótima ideia para aumentar o seu desempenho e a sua produtividade. Assim, é possível aprender mais rápido e melhor, além de garantir ótimos resultados acadêmicos.
Gostou deste post? Então, continue lendo mais conteúdos relevantes. Veja também como a faculdade pode influenciar nas suas escolhas profissionais!