Sabe a maneira como você interage com os seus amigos e com os seus familiares? Isso ajuda na construção de laços, de repertório cultural, de aprendizagens de vida, etc. Quando esse tipo de interação ocorre no ambiente profissional, é chamado de relacionamento interpessoal no trabalho.
Aprender a construir boas relações nesse tipo de espaço é tão importante quanto desenvolver as habilidades técnicas em uma área específica. Afinal, o trabalho ocorre de forma conjunta e exige que todos os envolvidos estejam na mesma sintonia para obter melhores resultados.
Quer saber mais sobre essa temática para ter mais sucesso na sua vida profissional? Leia o nosso post e fique por dentro das informações!
O que é o relacionamento interpessoal?
Já adiantamos o que é o relacionamento interpessoal no trabalho. Para deixar ainda mais claro, saiba que se trata das interações ocorridas entre mais de uma pessoa no ambiente corporativo. A mesma lógica se aplica a relacionamentos firmados no ciclo familiar, na escola, na vizinhança etc.
Normalmente, esse tipo de relacionamento se estabelece com mais frequência em empresas de tamanho médio a grande. Isso porque existe uma maior quantidade de pessoas e se torna mais fácil construir vínculos. Afinal, é preciso ter em mente que a essência dos indivíduos, de forma geral, é ser relacionável. Para que isso ocorra, a empatia é o motor principal, capaz de motivar a construção dos laços.
Qual é a importância do bom relacionamento interpessoal no trabalho?
Para entender a importância desse tipo de relação no ambiente corporativo, você pode pensar em como conviver com os seus amigos e familiares é significativo. Isto é, os relacionamentos ajudam na motivação para persistir no foco em determinado objetivo ou meta, para ter referências do que você pode considerar certo ou errado etc.
Tudo isso é útil para construir ambientes mais saudáveis. Já pensou em como a sua vida seria diferente sem essas conexões sociais construídas? Então, a lógica é por esse caminho. No entanto, quando se fala de relacionamento interpessoal no trabalho, essa relevância ganha camadas diferentes.
Isto é, no ambiente corporativo, as conexões sociais contribuem para que o time do trabalho se alinhe na construção de soluções para um determinado propósito. Isso porque cada membro deve ter expertise em uma área diferente. Assim, pode ser aplicado o conceito da frase “a união faz a força”.
Em outras palavras, desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho é útil para elevar a produtividade e os resultados da empresa. Isso também colabora para a diminuição nos níveis de rotatividade dos profissionais e para a maior retenção de talentos, já que o espaço se torna mais saudável e acolhedor e permite o desenvolvimento do potencial de cada um.
Outro ponto positivo que torna o relacionamento interpessoal no trabalho relevante é a redução de custos para a companhia. Isso porque a entrada e a saída constantes de profissionais geram gastos para a corporação, inclusive os relacionados ao período de adaptação de cada novo membro.
Como desenvolvê-lo nesse ambiente?
Após entender a importância desse tipo de relação no ambiente corporativo, é o momento de descobrir algumas dicas úteis para o seu desenvolvimento. Por isso, confira os tópicos a seguir!
Saiba dialogar
A comunicação empresarial pode tanto otimizar as relações no trabalho quanto dificultá-las. Isso porque é comum que ocorram ruídos nas interações que causem mal-entendidos, dificuldade de confiar nas informações repassadas entre os membros, transmissão de mensagens sem clareza e que ocasionam confusão etc.
Naturalmente, isso não afeta apenas o desempenho do negócio. A relação entre o time também tende a ficar abalada. Por esse motivo, saber dialogar é ainda mais essencial nesse tipo de relacionamento. Isso inclui conseguir se comunicar de maneira clara e de modo gentil para não gerar nenhuma interpretação ambígua.
Saiba fazer críticas
É totalmente aceitável que, no ambiente corporativo, as pessoas precisem ouvir e repassar críticas. Afinal, isso contribui para a evolução da empresa. No entanto, isso não significa que elas devem ser transmitidas de qualquer jeito.
Você gostaria que alguém criticasse um trabalho feito com toda dedicação na frente de todos e de modo grosseiro? Possivelmente, a sua resposta é uma negativa. Diante disso, a recomendação é de que o mesmo não seja feito com outras pessoas.
Então, seja mais empático ao criticar quem trabalha com você, o que, inclusive, diz respeito a se colocar no lugar de quem vai ouvir o feedback. Para isso, ser gentil e educado, focar as sugestões de como o indivíduo pode evoluir e citar também os pontos positivos é fundamental.
Reconheça os seus erros
Da mesma maneira que você pode apontar problemáticas no comportamento de um colega de trabalho na intenção de ajudá-lo a buscar a evolução, alguém também pode precisar listar os seus erros. Nesse caso, é indispensável saber reconhecê-los e mostrar empenho para saná-los.
Lembre-se de que, especialmente no trabalho, o seu ego deve ficar em segundo plano. A prioridade é a formulação de soluções que levem ao crescimento corporativo. Ao fazer isso, a imagem passada para os colegas de trabalho é de que você é alguém profissional, honesto, humano e disposto a aprender. Ou seja, qualidades que qualquer pessoa aprecia no ambiente corporativo.
Tenha proatividade
Profissionais que se empenham em oferecer o seu melhor no trabalho, em vez de fazerem “mais do mesmo”, costumam ser bem-vistos pelos colegas. Afinal, essa atitude demonstra que você tem potencial para contribuir para o crescimento da organização e tende a ser mais do que bem-vinda no local.
Inclusive, condutas positivas como essas também motivam os colegas a fazerem o mesmo. A motivação, por sua vez, pode elevar os níveis de felicidade no ambiente corporativo. Logo, o relacionamento interpessoal no trabalho costuma ser bem desenvolvido.
Por fim, além das dicas citadas, existem outras que contribuem para otimizar o relacionamento interpessoal no trabalho. É o caso, por exemplo, da busca pela inteligência emocional, da manutenção de atitudes respeitosas, da atenção dada a críticas e a feedbacks, da boa vontade no desempenho das demandas etc. Assim, não deixe de colocá-las em prática para ter mais sucesso ao entrar no mercado.
O nosso post foi útil para o seu entendimento? Então, aproveite a visita ao blog e tire as suas dúvidas sobre o MBA em Inteligência Comercial e Relacionamento!