Profissional do futuro: veja as habilidades que você precisa ter

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A tecnologia tem inovado as dinâmicas do mercado de trabalho e feito com que as empresas busquem, cada vez mais, um perfil diferenciado de colaborador: o autêntico profissional do futuro, multitarefa e dinâmico.

Profissionais ligados a mídias sociais, tecnologia da informação, dados e inteligência artificial, por exemplo, lidam com isso diariamente. Para quem está dando início à sua carreira e deseja obter sucesso profissional, é importante ter atenção a algumas iniciativas que podem fazer a diferença e chamar a atenção de recrutadores que desejam formar equipes de destaque.

Para entender mais sobre o tema e saber a importância desse conceito que tem se difundido, continue a leitura de nosso post abaixo!

O que é um profissional do futuro?

Citado pelo Banco Mundial em relatório, de acordo com informações da Organização das Nações Unidas, ONU, o termo profissional do futuro surgiu diante da necessidade de adaptação aos novos modos de produção e às profissões que têm ganhado destaque.

Isso implica, assim, desenvolver novas competências atreladas a fatores como organização pessoal, gestão de tempo e capacidade de colaboração com a equipe, de modo a dar continuidade a projetos que obtenham êxito.

Quem entra em um estágio com essa mentalidade ou sai da graduação para seu primeiro emprego focando em se diferenciar, deve considerar a adaptação a esse modelo.

Quais serão as habilidades do profissional do futuro?

Acha que vai se beneficiar por agir como um profissional do futuro e deseja evoluir suas habilidades para fazer a diferença? Confira abaixo algumas delas:

Flexibilidade cognitiva

Ser flexível, inclusive no pensamento, implica ter seus modos de raciocinar ampliados. Assim, esse profissional chega ao local de trabalho sem se limitar às próprias concepções e ideias sobre assuntos em geral.

Com isso, discussões sobre pontos de vista distintos se tornam mais saudáveis e podem até mesmo ampliar a capacidade criativa da equipe, com soluções inovadoras.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro, seja ele o cliente, seja o colega de trabalho, coloca o colaborador à frente quando a empresa se vê diante de conflitos e precisa de alguém com postura mais conciliadora para resolvê-los.

Com essa inclinação para auxiliar as demais pessoas, a capacidade de negociação é ampliada e torna-se possível fazer mais negócios.

Perfil analítico

O grande volume de dados cria a necessidade de analisar cada vez mais o que é gerado pela empresa para entender se os processos têm sido eficazes, se a jornada do consumidor é satisfatória e se há pontos nos quais é possível melhorar.

Assim, um profissional com perfil de análise, especialmente se tiver comprometimento com sua organização pessoal, ao fazer uso de técnicas como o método GTD, entrega insights que geram vantagem competitiva.

Colaboração com a equipe 

Trabalhar ao lado de outras pessoas pressupõe cautela e respeito com diferentes personalidades. Assim, além da produtividade e dos resultados entregues, o comportamento no ambiente de trabalho é um diferencial.

As empresas, hoje, esperam que seus colaboradores trabalhem em consonância, respeitando diferentes modos de pensar. Além disso, que saibam ouvir uns aos outros e usar aquilo que têm de diferente de forma positiva.

Pensamento crítico

Além de respeitar os demais colaboradores que trabalham a seu lado, vale frisar quão necessário é ter pensamento crítico e opinar de modo construtivo sobre sugestões e projetos realizados.

Profissionais com iniciativa e discernimento crítico ajudam a detectar erros e a perceber as potências da equipe com o objetivo de desenvolvê-las.

Conhecimentos tecnológicos

Se você deseja trabalhar em startup ou simplesmente se acredita em seu potencial para ser um profissional do futuro, saiba que é imprescindível ter alguns conhecimentos tecnológicos, como aqueles ligados ao uso de ferramentas, além de temas como programação, desenvolvimento e inovação em aplicativos.

Hoje, com as pessoas cada vez mais conectadas, colaboradores que tenham domínios de softwares e linguagens somam pontos em quaisquer locais em que desejem poder trabalhar.

Como se tornar um profissional do futuro?

As características que mencionamos aqui são apenas algumas das principais que fazem com que um profissional seja mais reconhecido pelo mercado de trabalho.

Se deseja se qualificar para atender a elas, siga as boas práticas abaixo:

Estude sempre

Desde dicas para estudar para o vestibular, de modo que possa se preparar para cursar uma graduação em universidade de excelência até apostar em um intercâmbio durante a graduação: tudo vale a pena.

Não à toa, um profissional do futuro é visto como alguém que se atualiza sempre e procura expandir seus conhecimentos, tornando-se mais especializado ou de forma que sua atuação seja multidisciplinar.

Aprenda com profissionais mais experientes

Além de se preocupar com o novo, confie na voz de quem já conta anos no mercado. Muitas vezes, colaboradores mais jovens acreditam estar em contato com visões obsoletas e não se dão conta de que estão diante de casos de sucesso, com quem já viu o mercado se inovar e renovar.

Aposte em autoconhecimento

Aprender mais e ouvir a voz da experiência complementa a relevância de autoconhecimento. Um profissional que, desde jovem, conhece a si mesmo, tem a oportunidade de melhorar seus pontos fracos e cultivar suas qualidades para trabalhá-las junto de sua equipe. Com isso, evita surpresas diante dos responsáveis pela gestão de pessoas e trabalha para investir em seu desenvolvimento pessoal com o auxílio de outros colaboradores.

Invista em sua criatividade

Inovar e manter o contato com boas referências, sejam elas profissionais, intelectuais e culturais faz com que cada pessoa tenha um repertório maior e, portanto, uma riqueza de informações que deixam os projetos mais inovadores e disruptivos, como as empresas têm buscado atualmente.

Um profissional do futuro, ao fim, envolve um conjunto de qualidades que o diferenciam e fazem com que também agregue à sua equipe. Em um cenário em que mais pessoas analíticas, críticas, empáticas e colaborativas se destacam, todos tem a ganhar e se beneficiar de ações bem-sucedidas.

Agora que você já sabe mais sobre o tema e está se preparando para ter destaque no mercado de trabalho, baixe já o e-book que preparamos sobre como descobrir a profissão ideal para seu perfil!

 

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