A preguiça de estudar é comum entre os estudantes. No entanto, seguir com essa atitude por muito tempo pode trazer dificuldades para o aluno. Por isso, é fundamental planejar bem a rotina e segui-la à risca, principalmente em um momento tão importante da aprendizagem.
Reduzir ou, até mesmo, acabar com a preguiça e a procrastinação é possível. Hoje em dia, com tantas distrações externas, pode parecer difícil vencer a situação e apresentar um melhor desempenho. Mas você deve ter em mente que a dedicação e o esforço são passos essenciais para conquistar um ensino de qualidade e excelência.
Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas para que o estudante consiga lidar e vencer a preguiça na hora de estudar. Confira!
Tenha uma lista de objetivos
O primeiro passo é definir bem a sua lista de objetivos com tudo aquilo que você deseja conquistar em determinado período. Se você ainda tem dúvidas sobre como se organizar para estudar da melhor forma, saiba que um bom planejamento pode ser bastante útil para traçar metas e, de fato, atingi-las.
As metas podem ser de curto, médio e longo prazo, e é fundamental tê-las em mente se o aluno deseja uma rotina mais produtiva. Com a lista, portanto, será possível ter mais clareza em relação ao que você quer para o seu futuro profissional e o que precisa ser feito a cada dia para alcançar os seus maiores objetivos.
Se você sonha em entrar na faculdade por meio de um vestibular, é muito importante estudar os conteúdos da prova todos os dias e ter familiaridade com a avaliação. Sempre que você sentir preguiça de estudar, basta pensar nas metas estipuladas, pois certamente você terá mais ânimo e disposição para cumprir e finalizar as tarefas.
Separe um tempo para descanso
É muito comum que os jovens, com as tensões e a pressão natural dessa fase, esqueçam do lazer e do relaxamento. No entanto, quando esse aspecto não é respeitado, o aluno pode ter grandes dificuldades de assimilar e aprender as diferentes matérias.
Tão importante quanto estudar e manter as matérias em dia é separar um tempo específico na rotina para descansar. Quando o estudante está sobrecarregado e não pensa em outra coisa além dos estudos, isso pode ser prejudicial e causar maior cansaço e sobrecarga.
Assim, reservar momentos para dar uma pausa, passear, conversar com amigos e com os familiares é vital para relaxar a mente e se manter mais disposto para se dedicar inteiramente ao conhecimento. Também é muito importante estabelecer uma boa rotina de sono, de preferência de 6 a 8 horas diárias para descansar bem o corpo.
Priorize as matérias mais importantes
Outra dica para vencer a preguiça de estudar é dar prioridade para as matérias e tarefas mais importantes. Ter atividades acumuladas sem definir um período para realizá-las ainda pode gerar ansiedade e a sensação de que o tempo não está sendo bem aproveitado.
Assim, você pode reorganizar a sua rotina e identificar quais são as suas maiores prioridades para cada semana e dia. Com isso, será mais simples direcionar o foco, aumentar a produtividade e gerar melhores resultados para os seus estudos.
Seguindo adequadamente o planejamento de cada dia, você se sentirá mais realizado e com a certeza de que está dando o seu melhor. Com as tarefas feitas, você ainda pode separar um tempo ao final do dia para descansar e fazer alguma atividade prazerosa, servindo como uma recompensa para o seu esforço e dedicação.
Organize bem a rotina de estudos
Apesar de não parecer, ter uma rotina bem organizada de estudos ainda é um desafio para muitos estudantes. Diante de tantas distrações externas, muitas vezes fica difícil ter estímulo para dar atenção ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não ter horários definidos e uma agenda cheia com as atividades a serem feitas pode impedir que os seus dias sejam produtivos.
O ideal, nesse caso, é gerenciar o tempo e buscar por ferramentas que auxiliam a apreensão do conhecimento. Sites para estudar, aplicativos, canais, dentre outros, permitem que o aluno anote e registre seus compromissos diários sem deixar nada importante de lado.
Também é interessante inserir os momentos de descanso, de revisão, entre outras tarefas cotidianas na agenda, delimitando o tempo necessário para cumprir com tudo dentro de um prazo específico. Assim, será mais simples se organizar e aumentar o seu desempenho escolar.
Comemore as pequenas vitórias
Sempre que você realizar algo importante ou ter um bom resultado, comemore o seu esforço. Você pode definir recompensas com coisas que gostaria de fazer, como maratonar uma série, passear, ter um momento de lazer com a família, entre outros.
Ao longo da jornada de estudos, o aluno passa por uma série de desafios e vitórias importantes para o seu desenvolvimento. Muitas vezes, a pressão e a tensão, comuns dessa fase, impedem que o estudante comemore ou perceba a relevância de suas conquistas.
Mesmo assim, dar valor ao desempenho obtido e à sua dedicação é imprescindível para ter mais vontade de seguir e alcançar seus objetivos e metas. Essa ação ainda ajuda o cérebro a assimilar a ideia de recompensa pelo trabalho feito, fazendo com que você pense duas vezes antes de sentir preguiça de estudar ou querer procrastinar.
Divida a matéria em partes menores
Os estudantes muitas vezes se deparam com uma alta carga de atividades, trabalhos e provas a serem concluídos. Para isso, o ideal é dividir a matéria e os conteúdos em pequenas partes, e estudar um pouco em cada momento, com pausas para tomar água, respirar e descansar.
Ao fazer isso você treinará o seu cérebro para assimilar melhor o conhecimento, tendo muito mais chances de ter resultados positivos. Isso é especialmente indicado para as disciplinas nas quais o aluno sente mais dificuldade de estudar.
Tudo isso ainda favorece a redução da ansiedade e do estresse, que podem impactar negativamente o seu desempenho escolar. Dessa forma, até mesmo as matérias mais complexas se tornarão prazerosas e fáceis de estudar.
A preguiça de estudar é bastante comum entre os jovens. Praticar uma atividade física é uma excelente recomendação para ter mais disposição e ânimo no dia a dia de estudos. No entanto, tenha em mente que também é fundamental tomar medidas para evitar que a fadiga e a procrastinação atrapalhem o desenvolvimento da aprendizagem.
Gostou do conteúdo? Aproveite e deixe o seu comentário no post para enriquecer o debate sobre o assunto!