Pedagogia ou letras? Veja as diferenças e como escolher!

7 minutos para ler

Antes mesmo do vestibular, muita gente já tem certeza de que deseja trabalhar na área da educação. Para alguns, se trata de vocação. Para outros, isso está relacionado ao desejo de uma carreira que lida constantemente com pessoas e processos formativos. Já para uma terceira parcela, por sua vez, se trata do objetivo de contribuir com o desenvolvimento social. Seja qual for o seu caso, é preciso pensar se você deseja seguir Pedagogia ou Letras.

Afinal, embora compartilhem o mesmo ramo e locais de trabalho, há muitas diferenças marcantes entre esses dois segmentos. Pensando nisso, trouxemos um post que discute o assunto, mostrando o que há de semelhante e o que é divergente entre as graduações das duas áreas. Acompanhe com atenção!

Modalidade das aulas

Quando o assunto é a modalidade das aulas de cada formação, saiba que não há diferença entre Pedagogia ou Letras. Isso porque é possível cursar ambas as graduações no presencial e também no EAD. No primeiro caso, as aulas ocorrem na própria instituição em dias e horários estabelecidos antes mesmo do início do período letivo. A partir daí, os alunos devem comparecer semanalmente durante todo o semestre.

No segundo caso, as aulas podem ser gravadas e/ou realizadas remotamente, sendo acessadas em uma plataforma online adiministrada pela instituição. É por meio desse recurso digital que os estudantes acompanham as disiciplinas, interagem com a turma e avançam no aprendizado de conteúdos.

Portanto, cabe a você avaliar as duas alternativas e decidir o formato que atende mais à suas necessidades de estudo, que não sobrecarrega a sua rotina e que tem o melhor custo-benefício para o seu bolso.

Duração dos cursos

Os dois cursos contam com o mesmo padrão de duração. Isto é, quatro anos. Esse período é necessário porque, além das aulas, você também realiza estágio supervisionado, projeto integrador, atividades complementares e, por fim, o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Portanto, os semestres mesclam toda essa programação prevista de forma a permitir que você tenha experiências acadêmicas diversas, desenvolva habilidades sociais, éticas e profissionais e alinhe o aprendizado da faculdade com a prática do mercado de trabalho.

O que se estuda nas formações

Se na modalidade e na duração houve semelhanças entre Pedagogia ou Letras, aqui a história começa a mudar. Isso porque elas são duas graduações que se propõem à qualificação de profissionais distintos. A Pedagogia ensina os universitários sobre como se dá o ensino-aprendizagem e quais fatores orgânicos, sociais, motores e psicológicos influenciam esse processo.

Além disso, apresenta como os espaços educativos podem ser planejados pensando a educação infantil e quais métodos didáticos são mais indicados para esse público, considerando que a infância é o período onde se passa pela alfabetização e o letramento. Isso sem falar, é claro, nos primeios contatos com a matemática, a língua portuguesa, a geografia, a história e as ciências.

Já o curso de Letras é pensando para a aquisição de competências profissionais no ensino de uma língua — que pode ser a portuguesa, mas também a inglesa, a espanhola, a francesa etc. As possibilidades são bastante diversas, a depender da instituição de ensino.

Nesse processo, o estudante aprende não só sobre os processos linguísticos básicos e complexos, mas também sobre a literatura do idioma escolhido. Tudo isso para que, uma vez no mercado, o profissional possa ministrar aulas sobre esse conteúdo específico para públicos em diferentes faixas etárias e fases do ensino tradicional.

Disciplinas de cada formação

A grade curricular dessas formações têm propostas diferentes — e isso fica muita claro quando você compara elas. A Pedagogia é voltada para a educação infantil e os processos de facilitação e otimização do aprendizado desse público. Já as Letras é voltada para a educação básica, do ensino fundamental ao médio.

Além disso, uma boa parte da matriz de disciplinas é dedicada ao aprendizado da língua escolhida. Afinal, será esse o campo de formação e atuação do acadêmico depois de graduado. Abaixo, mostramos alguns exemplos para ilustrar como o processo formativo é diferente nesses dois cursos ao longo da faculdade. Veja:

Algumas das disciplinas da Pedagogia

  • Educação e Pedagogia;
  • Psicologia da Aprendizagem; 
  • História da Educação e Teorias Pedagógicas;
  • Infância e Educação;
  • Psicomotricidade e Aprendiagem;
  • Práticas de Linguagem na Educação Infantil.

Algumas das disciplinas de Letras

  • Sociologia e Antropologia da Educação;
  • Didática e Avaliação;
  • Metodologias Ativas;
  • Educação e Tecnologia;
  • Linguística Aplicada;
  • matérias específicas da língua escolhida.

Perfil do profissional

Tanto pedagogos quanto professores de Letras compartilham de um perfil profissional parecido. Isso porque são pessoas entusiastas pelo poder transformador da educação. Além disso, são indivíduos que lutam plea inclusão e a acessibilidade em sala de aula, que gostam de instigar o conhecimento, são comunicativos e expressivos, gostam de trabalhar em equipe e de liderar de forma humanizada.

Áreas de atuação

A área de atuação de pedagogos e profissionais formados em Letras é bastante similar. Isso porque eles atuam principalmente em escolas e centros educativos, lecionando, coordenando atividades curriculares e extracurriculares e também assumindo funções específicas na coordenação e nos núcleos pedagógicos.

Alguns pedagogos, em particular optam por trabalhar em creches e brinquedotecas. Já alguns professores de Letras se especializam no ensino para cursinhos preparatórios para o vestibular, Enem ou concursos públicos. Outros docentes, por sua vez, preferem dar aulas com foco na educação de adultos que não completaram o ensino tradicional na faixa etária recomendada.

Ao longo do post, você viu que as diferenças entre Pedagogia e Letras se concentram no propósito de formação delas. Enquanto a primeira vai qualificar os futuros profissionais da educação infantil, a segunda vai capacitar aqueles que vão assumir a continuidade da educação até o período pré-vestibular. Portanto, elas se complementam no mercado de trabalho, estando uma diretamente ligada à outra — justamente por isso ocorrem confusões sobre os papéis de cada uma.

Por isso é fundamental conhecer a fundo ambas as profissões. Assim, você consegue refletir de forma mais consciente sobre qual carreira seguir. Uma boa forma de fazer isso é entrando em contato com as instituições de ensino superior para obter o máximo de informações sobre elas.

A UCEFF, por exemplo, além de disponibilizar grades curriculares, informações sobre campo de atuação e demais dados sobre os cursos no próprio site, também conta com uma equipe aptar a tirar suas dúvidas por telefone e WhatsApp. Para completar, ainda há o blog UCEFF voltado para pré-vestibulandos e graduandos onde você encontra conteúdo atual e informativo sobre a vida acadêmica e as diferentes categorias profissionais.

Gostou do post e quer saber mais detalhes das graduações em Pedagogia e Letras da UCEFF? Então acesse já o nosso site e veja como garantir o seu acesso ao ensino superior!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This