Você sabia que a odontologia integrada é uma das inúmeras possibilidades de atuação na área? Essa especialização oferece um atendimento ao paciente ao tratar todas as necessidades de forma integrada, em um único local e com a mesma equipe.
Se surpreendeu que a odontologia integrada é uma especialidade? A sensação é comum em muitas pessoas. De todo modo, desde já saiba que, segundo o G1, quem estudou uma pós-graduação tende a aumentar o rendimento em até 118%.
Então, quer saber o que é, como funciona e como obter uma melhor colocação nesse mercado? O primeiro passo é ficar por dentro do assunto. Logo, continue a leitura!
O que é a odontologia integrada?
Conforme já mencionamos, a odontologia integrada consiste na integração dos serviços e dos profissionais da área. Na prática, o paciente consegue receber todas as demandas necessárias para o tratamento bucal em um mesmo lugar. Ainda não entendeu por que essa prática trata-se de uma especialização?
Então, saiba que para o profissional realizar o tratamento de modo integrado é preciso de uma equipe multidisciplinar. Ou seja, existe a reunião de profissionais com diferentes especialidades e aptos para trabalhar em conjunto e no mesmo local.
Esse tipo de atendimento é mais benéfico para o paciente. Afinal, ele não precisa se deslocar para mais de um lugar em busca de resolver suas demandas. Isso otimiza tempo e até recursos do paciente. Por esse motivo, a odontologia integrada tem sido cada vez mais requisitada, principalmente em grandes clínicas.
Quais são os benefícios da odontologia integrada?
Já adiantamos um pouco das vantagens que essa especialidade pode proporcionar para o paciente. A seguir, você confere tais benefícios para os pacientes e os profissionais com mais profundidade. Confira!
Economia
Para que o paciente busque atendimento com mais de um profissional, é necessário gastar com deslocamento, estacionamento etc. Além disso, muitos serviços de odonto são cobrados em pacote, o que reduz os custos. Assim, sem a odontologia integrada, isso não será possível.
A economia dos pacientes também é benéfica para os profissionais de saúde, já que a tendência é que haja uma maior procura pelo atendimento. Além disso, considere que ao comprar materiais em um volume maior, a possibilidade é que haja uma redução de custos por unidade. Assim, existe mais economia para todos.
Agilidade
Você sente pressa para realizar suas demandas, principalmente quando se trata de atendimentos médicos? Esse sentimento é comum na maior parte das pessoas. Por essa razão, garantir tratamentos que unam qualidade e agilidade é um diferencial e tanto.
Isso beneficia pacientes, que conseguem passar menos tempo em algo considerado sofrido para muitos. E ainda, os profissionais também sentem os benefícios, já que é possível trazer uma rotina mais dinâmica e prática na clínica.
Independência
Clínicas que praticam o conceito de odontologia integrada são mais autônomas. Assim, torna-se mais fácil resolver demandas sem a necessidade de encaminhar o paciente ou solicitar alguma informação de terceiros. Essa independência contribui para o aumento do diferencial competitivo.
Eficiência
Digamos que trabalhar com uma equipe multidisciplinar consiste na união de forças para que o paciente tenha um atendimento completo e de qualidade. Para isso, é fundamental que a equipe seja articulada, já que a colaboração e a complementaridade das funções consiste no diferencial desse tipo de tratamento.
Dessa maneira, as especialidades se unem para oferecer um serviço eficiente, com qualidade e segurança, de acordo com as necessidades do paciente e especialidades de cada um.
Tecnologia de ponta
Clínicas conduzidas por diferentes profissionais tendem a ser mais estruturadas e contar com tecnologia de ponta. Afinal, cada um deles pode recomendar a melhor tecnologia, entender as tendências do mercado, inovações e necessidades do paciente. E ainda, em alguns casos, pode haver a união de recursos para aquisição dos itens.
Como funciona a odontologia integrada?
Ao longo do texto, é possível que você tenha se perguntado como funciona a odontologia integrada. Assim, saiba que a prática funciona com a mesma lógica do modelo tradicional de odontologia, em que os dentistas atuam sozinhos. A diferença é a já citada atuação multidisciplinar de uma equipe.
Para isso, é necessário que os pacientes interessados no tratamento odontológico sejam avaliados, recebam um diagnóstico e as soluções propostas pela equipe. Sejam quais forem a quantidade e o tipo de intervenções necessárias, elas podem ser realizadas no mesmo lugar e em alguns casos no mesmo dia.
O que é preciso para atuar nesse segmento?
Percebeu as vantagens de atuar nesse segmento? Para atingir esse objetivo, existem alguns passos indispensáveis a serem seguidos. O primeiro deles é o ingresso em um curso superior na área. Feito isso, é necessário seguir com uma especialização para aprimorar os seus conhecimentos e poder integrar uma equipe multidisciplinar ao ter expertise em uma área específica.
Conforme mencionado no início do artigo, a odontologia oferece inúmeras possibilidades. Entre elas a ortodontia, traumatologia, periodontia, dentística etc. A escolha a sua. Avalie de acordo com o seu perfil de estudante e objetivos profissionais. Existem testes vocacionais que auxiliam nessa missão.
Também é válido conversar com quem já atua na área para entender melhor a atuação de cada um e tomar uma decisão mais acertada. Ainda não iniciou os estudos? Nesse caso, a outra dica fornecida é começar a organizar as finanças e criar uma reserva para conseguir custear os estudos. Lembre-se de que além da mensalidade, muitos cursos exigem o gasto com xerox, materiais para estudo etc.
Seja como for, tenha em mente que a decisão quanto ao curso a ser seguido não precisa ser eterna, diferentemente do que muitos pensam. Sendo assim, caso você escolha uma especialidade de odontologia e se arrependa depois, saiba que existem possibilidades de mudar futuramente.
Então, conseguiu entender mais sobre odontologia integrada? Trata-se de um conceito fundamental para otimizar o dia a dia dos pacientes e dos profissionais. Assim, ao fazer parte de um trabalho que segue essa lógica, a sua rotina profissional pode ser mais satisfatória. Para isso, não deixe de procurar instituições de qualidade para fazer uma especialização.
Quer entrar em contato conosco da UCEFF e saber como podemos ajudá-lo na especialização? Acesse o nosso site!