Vários estudantes que estão concluindo o Ensino Médio ficam em dúvida sobre o que estudar em Física para o vestibular. Essa disciplina de Exatas costuma tirar o sono de muita gente, principalmente por conta do grande volume de conteúdo cobrado pelos processos seletivos de diferentes faculdades, além da dificuldade própria à área.
Mas essa fase de preparação não precisa ser complicada. Afinal, assim como acontece em outras matérias, o mais importante é estudar os assuntos com bastante calma e dedicação e se manter confiante para as provas.
Neste post, vamos apresentar os 4 principais conteúdos de Física cobrados no vestibular. Confira!
O que estudar em Física para o vestibular?
A seguir, você vai ficar por dentro das principais disciplinas cobradas nas provas de Física do vestibular. Acompanhe!
1. Mecânica
A Mecânica é um dos assuntos mais cobrados no vestibular, sendo o ramo da Física que estuda os conceitos relacionados à energia, ao movimento e às forças que atuam sobre a matéria. Suas vertentes mais conhecidas são a dinâmica e cinemática.
Na primeira, são estudadas as características dos movimentos, com o objetivo de entender as forças causadoras. Já a cinemática classifica e estuda os tipos de movimento, que são divididos em circular, uniformemente variado e uniforme.
2. Eletricidade
A Eletricidade é um dos conteúdos de Física que mais caem no Enem. Nesse caso, é importante estudar sobre os cálculos envolvidos em circuitos elétricos e os mecanismos de eletrização, que acontecem por contato, indução e atrito.
Nessa matéria, foque os seguintes tópicos:
- potência e gasto de energia elétrica;
- capacitores e geradores;
- corrente elétrica, tensão e resistência;
- força e o campo elétrico;
- quantização da energia em elétrons.
3. Termologia
A Termologia é o ramo da Física responsável por estudar as leis da Termodinâmica, a troca de calor e as transformações provocadas pelas mudanças de pressão e temperatura.
Para gabaritar no vestibular, é importante ficar de olho em alguns conceitos que fazem parte dessa área, como:
- ciclos da termodinâmica;
- máquinas térmicas;
- mudanças de fase;
- fluxo de calor;
- dilatação térmica;
- conversão para as escalas termométricas — principalmente Fahrenheit, Kelvin e Celsius.
4. Hidrodinâmica e hidrostática
Nesses dois assuntos, o principal ponto em comum é o estudo dos gases e da água. Mas, enquanto a hidrostática estuda o equilíbrio e a pressão dos elementos submetidos à força da gravidade, a hidrodinâmica avalia os mesmos líquidos e gases, mas em situações de repouso.
Aqui, é necessário ficar atento aos conceitos sobre volume e densidade, empuxo e massa específica, além do teorema de Arquimedes e Stevin, para entender as questões propostas.
Como estudar Física para o vestibular?
Aqui, você vai conhecer algumas dicas práticas de como estudar Física para o vestibular e arrasar nas provas! Veja:
- elabore um cronograma de estudos;
- faça simulados;
- conecte a Física com as demais matérias;
- faça muitos exercícios.
Agora que sabe o que estudar em Física para o vestibular, saiba que é muito importante ficar de olho em assuntos como Mecânica, Termologia e Eletricidade. Com isso, é possível se dar bem nas provas e ficar mais próximo de ingressar em uma excelente faculdade, como a UCEFF!
Gostou do post e quer conhecer os cursos de graduação disponíveis em nossa instituição de ensino? Então, entre em contato conosco. Será um prazer tirar as suas dúvidas