Antes de optar por fazer um mestrado ou especialização, é fundamental definir qual a melhor modalidade de pós-graduação para a sua carreira. Ambas as alternativas contribuem para aprofundar os seus conhecimentos na área de sua formação, mas existem algumas diferenças importantes entre elas, às quais é preciso ficar atento.
Isso porque o curso deve ser adequado ao seu perfil e às suas expectativas profissionais. De qualquer maneira, os programas demandam tempo e dedicação do estudante, que sairá muito mais qualificado e preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho.
Outro ponto a ser pensado é como o mestrado ou especialização contribuirá para a carreira profissional, principalmente, em termos de valorização para cargos de chefia e gratificação financeira.
Tem interesse no assunto? Então, continue acompanhando e veja qual a melhor opção para você: mestrado ou especialização. Confira, a seguir!
Quais são os seus objetivos profissionais?
Antes de fazer a escolha entre as modalidades de pós-graduação, você precisa ter bem claros quais são os seus maiores objetivos profissionais, sabendo onde deseja chegar. O mestrado, por exemplo, é direcionado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, atuando tanto na pesquisa quanto na docência.
Todavia, atualmente, alguns programa de pós-graduação estão ofertando o chamado mestrado profissional, aliando a base acadêmica do curso com a aplicação prática dos conhecimentos no mercado de trabalho.
Já a especialização ou MBA é voltada para quem quer se aperfeiçoar na sua área de formação, desempenhando funções específicas em empresas especializadas do segmento. Enquanto o MBA tem embasamento mais gerencial, as especializações lato sensu têm uma diversidade na temática de conteúdo para os interessados.
Ressalta-se que ambas as opções exigem um diploma de graduação, mesmo que apresentem diferentes propósitos. É possível que os programas de pós-graduação aceitem provisoriamente a declaração de conclusão de curso, até que seja obtido o diploma.
Veja, a seguir, quais são as principais características de um curso de mestrado e especialização, para entender qual opção melhor se encaixa ao seu perfil.
Conheça melhor o mestrado
O mestrado é uma das possibilidades de pós-graduação stricto sensu, ou seja, tem por objetivo formar pesquisadores e professores de nível superior. Geralmente, ele tem a duração de dois anos e exige disciplinas e a defesa de uma dissertação ao final do curso, sobre um tema específico.
No decorrer do mestrado, o estudante recebe o acompanhamento de um orientador do programa a qual estiver vinculado, para dar continuidade à pesquisa, sendo que grande parte das aulas são teóricas e presenciais. No entanto, mesmo que o mestrado seja uma excelente oportunidade de aprofundar determinado assunto, ele não tem aplicabilidade imediata no mercado de trabalho, a não ser aqueles denominados de mestrado profissional.
Assim, com o propósito científico e acadêmico, a modalidade é ideal para quem deseja seguir carreira dando aulas em faculdades públicas e privadas, como também, participar de processos seletivos para professor substituto em universidades públicas.
Com o título, é possível participar de concursos de nível superior, tendo mais chances de ter uma estabilidade financeira futura. Dependendo da linha de pesquisa e da pouca demanda, é possível obter uma boa colocação no mercado de trabalho, inclusive, fora do ambiente acadêmico.
Saiba mais sobre as especializações
As especializações fazem parte da categoria lato sensu, que tem um cunho mais prático e voltado para o mercado de trabalho. O MBA, por exemplo, é considerado uma especialização em temas de negócios e administração, ideal para quem já atua e deseja adquirir conhecimentos mais estratégicos de gestão e liderança empresarial.
Os cursos de MBA têm carga horária aproximada de 360 horas, no Brasil, e podem chegar a 480 horas em outros países. Ao final, o aluno também precisa apresentar um trabalho de conclusão, geralmente, uma monografia ou um projeto específico relacionado ao conteúdo do curso.
A especialização é um excelente investimento para quem pensa em se recolocar profissionalmente, tendo uma abordagem mais técnica que fornece o título de especialista em determinada área. Com esse tipo de pós-graduação, portanto, é possível ampliar as possibilidades de atuação no mercado e se adaptar mais facilmente a novas oportunidades de trabalho.
Como decidir qual é melhor para mim: mestrado ou especialização?
Tendo bastante claros os seus objetivos, você precisará avaliar qual a melhor opção de pós-graduação, de acordo com o perfil da sua carreira. Se você quer ganhar notoriedade acadêmica e ter acesso a bons cargos, o mestrado é a alternativa de curso ideal.
No entanto, além das aulas obrigatórias, você terá que dedicar boa parte do tempo às pesquisas, o que acaba aumentando os custos de estudo, principalmente, se optar pelo curso em universidade particular. Existem cursos de mestrados em diversas universidades públicas, porém, caso opte pela dedicação exclusiva, possivelmente, receberá uma bolsa de estudos e não poderá trabalhar em outras empresas, salvo na área acadêmica.
Já a especialização oferece uma formação mais prática e condizente com as necessidades do mercado de trabalho. Além disso, elas costumam ter mensalidades mais acessíveis e proporcionam mais flexibilidade, com aulas uma ou duas vezes por semana. Existem opções de curso de especialização em que as aulas são concentradas em apenas um final de semana por vez, aumentando as chances de o aluno realizar o curso em localidades mais distantes de sua residência.
Mesmo assim, ambas as opções permitem que a pessoa se candidate para processos seletivos em órgãos públicos que, geralmente, oferecem cargos por meio de concursos. O que vale destacar é que ter uma das titulações no currículo é uma maneira eficiente de obter destaque e sair à frente da concorrência.
Avalie a instituição acadêmica que pretende ingressar
Após a escolha pelo curso, é fundamental pesquisar sobre a classificação da instituição de ensino perante as agências de fomento e ao Ministério da Educação. Isso porque não adianta fazer um curso que tem pouca visibilidade e credibilidade no mercado de trabalho.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avalia periodicamente os cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade de mestrado acadêmico, profissional e doutorado, e atribui uma classificação.
Sendo assim, as instituições de ensino que iniciam sua atividades na pós-graduação obtêm o nível 4, podendo chegar ao máximo de 7. Após a defesa de mestrado e doutorado dos alunos, é desejável que esse nível aumente, caso contrário, o programa tende a ser mal avaliado.
Em relação à especialização, o Ministério da Educação recomenda carga horária mínima de 312 horas, a partir de um projeto pedagógico bem estruturado e condizente com os objetivos da temática.
Outros pontos a serem considerados pelo futuro aluno são o conteúdo programático, a qualificação dos docentes, a experiência dos egressos e as condições de pagamento das mensalidade.
Para aqueles que optarem por fazer um curso de especialização ou mestrado fora da localidade onde residem, é interessante contabilizar despesas de viagem, estadia e despesas com alimentação, para levantar os custos finais.
Conheças as especializações da UCEFF
A UCEFF oferece cursos de pós-graduação com o objetivo de qualificar profissionais para atuar no mercado por meio do desenvolvimento de competências diferenciadas. A metodologia de ensino e aprendizagem praticada pela instituição de ensino prioriza a vivência e a experiência de casos reais, aplicando e avaliando os conteúdos teóricos propostos por cada modalidade.
Para fazer MBA na UCEFF, é preciso ter diploma de cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Comunicação Social, Psicologia, Recursos Humanos, Comércio Exterior, dentre outras áreas afins.
O curso tem a duração de 372 horas, e as aulas ocorrem duas vezes por semana. Para ingressar na pós-graduação, é preciso apresentar seus documentos pessoais de identificação, como CPF, RG, foto 3×4 e comprovante de residência, currículo profissional, além de fotocópias autenticadas do diploma de ensino superior e do histórico de graduação.
O estudante também pode escolher entre a modalidade de ensino presencial ou semipresencial híbrido. Na primeira, os conteúdos são apresentados em sala de aula, laboratórios e espaços acadêmicos, sendo que todas as atividades ocorrem na instituição de ensino. Os horários de aula são fixos e as avaliações são todas presenciais.
Já na segunda opção, semipresencial híbrido, o aluno tem mais flexibilidade para estudar, pois apenas alguns encontros são presenciais, em que são desenvolvidas apenas as práticas em laboratório. As demais aulas são online, por meio da plataforma virtual, sempre com acompanhamento de professores e tutores em cada disciplina.
Agora que você já sabe as características de cada modalidade de ensino, certamente, será muito mais simples escolher entre mestrado ou especialização. O primeiro passo, portanto, é definir quais são os seus maiores objetivos e o que você quer para a sua trajetória profissional. Independentemente da decisão, com certeza, a sua carreira será bastante beneficiada, tendo muito mais chances de obter destaque no mercado de trabalho.
Escolher pela especialização ou mestrado envolve diversas etapas para o aluno, entre elas,o objetivo do curso, a avaliação da temática, a pesquisa sobre a instituição, o levantamento de custos, entre outras. Por isso, recomenda-se que seja feita uma busca objetiva, que se discuta com pessoas experientes no assunto e avalie as potencialidades que o curso oferecerá em curto, médio e longo prazo.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais de perto as nossas opções de pós-graduação!