MBA em Comunicação Empresarial e Marketing: vale a pena?

6 minutos para ler

Integrar os conhecimentos de Comunicação Empresarial e Marketing é uma ótima alternativa para encontrar novas oportunidades no mercado, já que há uma tendência de as empresas trabalharem, cada vez mais, com convergência tecnológica, plataformas digitais, mobilidade e conectividade.

Após a graduação, seja em Marketing, Comunicação Social, Administração ou em áreas correlatas, uma alternativa de obter vantagem competitiva diante de outros candidatos e ter mais possibilidades de ascensão em sua carreira é apostar no MBA, pós-graduação com a capacitação essencial para quem busca se destacar.

Quer saber mais sobre o tema a fim de se certificar de que o curso tem o seu perfil? Então continue a ler nosso artigo a seguir!

A relevância do MBA para a carreira

Independentemente da área escolhida, o MBA, pós-graduação no formato lato sensu, é uma qualificação bem avaliada por empresas no momento da contratação. Desde pequenas startups a grandes multinacionais.

Não à toa, segundo pesquisa, em cargos de diretoria, o profissional pode ganhar até 47,2% a mais se apresentar o grau. Para coordenadores e supervisores, o percentual chega a mais de 53%.

Além disso, dar continuidade aos estudos permite a atualização de conhecimentos obtidos na graduação e a aplicação deles em projetos promissores. Hoje, com a internet e o grande volume de dados gerados a cada segundo, se manter atualizado é fundamental.

Perfil do MBA em Comunicação Empresarial e Marketing

O ingressante no MBA em Comunicação Empresarial e Marketing se capacita para aplicar os conhecimentos de comunicação, de modo a fortalecer a identidade e o grau de reconhecimento da marca, dar rumos mais promissores à empresa, desenvolver e transformar modelos de negócios, além de realizar implementações bem-sucedidas em seu ambiente de negócios.

Ao tratar mais especificamente do segmento de comunicação, também se torna apto a criar canais de mídia, trabalhar com uma linguagem alinhada à organização e atuar com branded content e inbound marketing nas plataformas mais importantes para o meio em que se encontra.

A grade curricular do MBA

Ao unir conhecimentos de administração, comunicação, gestão empresarial e marketing, a grade curricular do MBA busca incentivar a formação de profissionais com uma postura mais ativa e transformadora a partir de aprendizados inovadores.

Entre as disciplinas específicas, é possível citar análise de ambiente, análise e planejamento de canais de comunicação, assessoria de comunicação integrada, estratégias de mensuração comunicacional, estudos de marca e branding, marketing promocional e pesquisa de mercado e comportamento de compra e consumo.

Teoria e prática, nesse formato de pós-graduação, se reúnem para dar aos estudantes todos os instrumentos necessários ao aperfeiçoamento de suas habilidades.

Principais motivos para fazer o MBA em Comunicação Empresarial e Marketing

A grade curricular despertou seu interesse, mas ainda tem dúvidas sobre os principais motivos que essa formação é uma boa escolha a você? Conheça alguns deles detalhadamente a seguir:

Desenvolver uma visão inovadora de negócios

Ingressar em uma pós-graduação lato sensu é experimentar o contato com a inovação e se atualizar na qualificação escolhida, aproximando-se da produção de conhecimento que ocorre em ambientes acadêmicos, por meio de congressos e eventos na área.

Além disso, frequentemente, após trabalhar durante muito tempo em uma função ou na mesma empresa, o profissional limita seu trabalho a determinados processos e modos de execução que o impedem de melhorar sua visão de negócios com ações relacionadas à produtividade.

O MBA tende a transformar essa situação com as novas técnicas apresentadas.

Aprender a trabalhar com marketing digital

Hoje, de acordo com pesquisa, mais de 94% das empresas estão presentes nas redes sociais. Muito além de mera presença, todavia, é imprescindível ter um posicionamento responsivo, capaz de respeitar os formatos de cada canal a fim de se comunicar com os clientes e de criar oportunidades de negócios.

No MBA em Comunicação Empresarial e Marketing, você aprende mais sobre o trabalho de marketing digital, aplicável às redes sociais, a sites, geração de conteúdo, anúncios e SEO.

Antecipar tendências de mercado

O mercado de comunicação e marketing é dinâmico e requer do profissional dedicação para acompanhar todas as mudanças que vive, ano após ano.

Durante o curso, o aluno, auxiliado por corpo docente qualificado, aprende antecipadamente sobre as tendências que prometem se expandir, com material que passa pela curadoria de quem entende da área e bons referenciais teóricos.

Construir novos modelos de trabalho e relacionamento com clientes

O cliente, atualmente, está no centro dos negócios. Seja em empresas que trabalham com a venda de produtos ou serviços, o acompanhamento de sua jornada e a melhoria do atendimento são determinantes para a decisão final e, no pós-venda, para elevar o nível de satisfação.

Em redes sociais, o estudante de MBA aprende mais sobre SAC 2.0, comunicação multicanal e entende por quais motivos deve adequar sua linguagem a cada plataforma, estratégia conhecida como omnichannel.

MBA presencial ou a distância?

Muitas pessoas que optam por iniciar um MBA estão empregadas em período integral, o que limita um pouco seus horários para que consigam se dedicar a um curso presencial. Além disso, os custos, a depender da opção selecionada, tendem a ser maiores.

Dessa forma, é fundamental avaliar qual é a alternativa mais viável ao seu momento antes de decidir pelo melhor MBA. No curso a distância, há encontros presenciais esporádicos, voltados à realização de provas e à apresentação de trabalhos. Entretanto, de forma geral, as aulas e atividades são dadas em plataformas virtuais.

Com essa facilidade, o estudante evita a necessidade de se transportar e gerencia, de acordo com a rotina, um cronograma com os melhores horários para se dedicar às leituras, aos estudos e aos trabalhos solicitados pelos professores.

Se tiver a habilidade de se organizar e aproveitar todos os materiais e canais de aprendizado, sua formação tem potencial de ser ainda mais completa.

Hoje, o mercado tem uma crescente demanda de profissionais com múltiplas competências, dispostos a se atualizar e a inovar em seus cargos a fim de melhorar os indicadores de desempenho das organizações. Ao optar por dar início ao MBA em Comunicação Empresarial e Marketing, você cria, finalmente, novas oportunidades de sucesso para sua carreira.

Quer conhecer o curso oferecido pela UCEFF e saber o que temos de diferencial à sua formação? Então fale conosco e dê o primeiro passo no caminho da pós-graduação!

 

Posts relacionados

6 thoughts on “MBA em Comunicação Empresarial e Marketing: vale a pena?

  1. Bem explicativo o texto. Realmente vale muito a pena se capacitar cada vez mais para ter um espaço nesse mercado tão competitivo e o MBA é a melhor opção

  2. A cada dia torna se indispensável o profissional se especializar em comunicação. E o MBA é obrigatório para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

Share This