As limitações geográficas e de horário não podem ser barreiras para o conhecimento nos tempos atuais, já que a tecnologia dribla facilmente essas circunstâncias.
Por esse motivo, o ensino remoto tem sido cada vez mais comum, especialmente após a pandemia de Covid-19. Para isso, é preciso garantir que o material didático no EAD seja desenvolvido levando em consideração as características dos espaços virtuais e muitos outros fatores.
Com a tecnologia e a pandemia, a maneira de estudar e de ensinar foi transformada, mas o que não mudou foram a necessidade de aprender cada vez mais e a importância de conseguir melhores oportunidades profissionais e desempenho acadêmico.
Nesse contexto, é preciso ficar por dentro do assunto para ter um melhor aproveitamento. Pensando nisso, preparamos este post para tirar suas principais dúvidas sobre material didático no EAD. Acompanhe!
Como funciona o material didático no EAD?
Os materiais didáticos têm a capacidade de facilitar a aprendizagem e de servir como interação entre professor e aluno. Assim, é preciso que esse conteúdo seja desenvolvido com alta qualidade e maior clareza do que seria no ensino presencial, já que é preciso capturar a atenção e estimular constantemente acompanhamento dos alunos.
Além disso, no EAD também é possível aproveitar de forma mais completa os diferentes formatos de conteúdo, como impresso, audiovisual e informática, o que nem sempre no ensino tradicional. Nesse sentido, existem alguns pontos na produção do material didático EAD que precisam ser considerados:
- clareza na abordagem dos temas trazidos;
- apresentação atrativa;
- objetivos específicos;
- uso de exemplos ao longo do livro;
- facilidade no desenvolvimento do texto etc.
Seguir os pontos citados é a melhor maneira de tornar a mediação entre professor e aluno mais eficiente, mas o material didático no EAD não substitui em nenhuma circunstância a presença e a importância do docente.
Quais as funções do material didático no EAD?
Entendeu a importância desse livro no EAD e que não se trata de uma substituição do professor, mas de um complemento da sua atuação? Entenda a seguir as atribuições que ele proporciona para o ensino remoto:
- contribuir para a compreensão crítica dos conteúdos;
- promover o diálogo permanente, mesmo quando o horário de aula com o professor já foi encerrado;
- motivar a aprendizagem dos alunos sobre diferentes temas abordados;
- orientar o aluno de forma complementar quanto a trabalhos, pesquisas e leituras realizadas.
Como escolher o material didático no EAD?
A escolha do material didático no EAD não pode ser feita com base em achismos, mas a partir de um planejamento, que precisa levar em consideração:
- os temas e os formatos mais adequados ao perfil e à ementa do curso;
- materiais que são familiares para os estudantes;
- soluções inovadores e atraentes para estimular o aluno;
- nível de autonomia do conteúdo etc.
Normalmente, o material didático no EAD é divulgado pela instituição de ensino. Para complementar o conhecimento, é natural que os docentes incentivem o acompanhamento de outras leituras, o que torna o estudante mais preparado para as aulas e com mais interesse em se envolver nas discussões propostas.
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