Marketing de vendas: como funciona, importância e estratégias!

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Após o período de graduação, muitos profissionais entram na área de negócios, atuando na gestão de diferentes setores das empresas. Nesse ramo, cedo ou tarde, eles se veem desafiados por um assunto que aparece frequentemente nas organizações: o marketing de vendas.

Afinal, não basta ter uma administração eficaz, uma boa cartela de produtos e serviços e recursos para investimentos internos e externos. É preciso saber se comunicar com o consumidor e atender as expectativas dele.

Pensando nisso, trouxemos um post que explora o assunto, mostrando o que significa o marketing de vendas, como ele opera, qual a importância dele e quais as suas principais estratégias. Continue lendo até o fim!

O que é o marketing de vendas e como ele funciona?

Trata-se de um campo do marketing que reúne um conjunto de ações aplicadas por uma empresa com o objetivo de crescer no mercado, aumentar o volume de clientes, melhorar a imagem comercial e, acima de tudo, ter um faturamento mais expressivo. Assim, contribui para uma maior longevidade do negócio.

Para tanto, essas ações são colocadas em prática visando alterar a forma como a marca se posiciona perante o público, destacando suas diferenças em relação às companhias concorrentes e mudando a percepção de valor dos clientes em relação aos produtos e serviços que ela oferece.

Qual a importância do marketing de vendas?

Se uma empresa opera sem aplicar estratégias de marketing de vendas em suas operações comerciais, ela se torna vulnerável e compromete seus próprios resultados. Além disso, corre o risco de ficar desatualizada, não compreender adequadamente as necessidades dos clientes em relação aos serviços oferecidos, perder competitividade e até enfrentar uma queda nas vendas.

O mercado está cada vez mais em busca de organizações que acompanhem e atendam aos hábitos de consumo das pessoas. Portanto, uma marca que não é capaz de se enquadrar nesse escopo pode enfrentar sérios problemas gerenciais, financeiros e de comunicação.

Quais as principais estratégias de marketing?

A seguir, reunimos quatro exemplos de estratégias que mostram como o marketing de vendas atua nas organizações, contribuindo para melhorar o posicionamento e o desempenho comercial. Confira!

Marketing para redes sociais

Para começar, podemos falar do marketing para as redes sociais. Atualmente, as empresas têm perfis nas principais plataformas, como Tik Tok, Instagram, YouTube etc. No entanto, essa estratégia não se trata apenas de estar disponível em vários canais da internet.

O objetivo é a criação de conteúdo digital que entretém, informa e atualiza seguidores e não seguidores, solucionando as demandas diárias deles — processo que já conta, inclusive, com recursos de inteligência artificial. Esses conteúdos aproximam a marca do cliente e estimulam a identificação e a construção de relacionamento entre ambos.

Programas de fidelização de clientes

Os programas de fidelização de clientes, por sua vez, são iniciativas planejadas pela empresa para promover benefícios extras aos consumidores, em particular para aqueles que são fregueses regulares ou que fazem compras em valores muito elevados.

Eles podem envolver atendimento personalizado, oferta de promoções e descontos exclusivos, entrega de brindes, acesso a combos de produtos, participação em eventos e ativações da marca etc.

Marketing de produto

O marketing de produto consiste não só na divulgação de uma mercadoria que a marca vende. Ele vai além, construindo e agregando valores a ela. Por exemplo, destacando vantagens, diferenciais e custo-benefício em relação às empresas concorrentes. Ou seja, a ideia não é apenas comercializar um item, mas a solução que ele proporciona ao consumidor final.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para a empresa divulgar ofertas de produtos e serviços para as pessoas que já são clientes ou para aqueles indivíduos que, no mínimo, já demonstraram interesse em comprar o que você vende. Por exemplo, cadastrando-se em seu site ou blog.

Portanto, é uma estratégia eficaz para manter o interesse dessas pessoas na sua marca e estimular o consumo, principalmente ao utilizar gatilhos mentais (de escassez, exclusividade, novidade, autoridade etc.).

Como aplicar o marketing de vendas?

O primeiro passo é conhecer o público-alvo da empresa, ou seja, saber qual é a faixa salarial, idade, profissão, gênero, educação, status familiar etc. Também é preciso entender quais são os problemas e necessidades que ele enfrenta. Essas informações são cruciais para planejar, direcionar e personalizar suas estratégias publicitárias e de conteúdo de forma mais eficaz.

Além disso, entendendo o que o target demanda, é possível trabalhar em uma estratégia de diferenciação da marca em relação aos concorrentes, mostrando que ela pode oferecer uma solução que as demais não disponibilizam ou que simplesmente não conseguem imitar.

O segundo passo é identificar os hábitos desse público. Para isso, é fundamental pesquisá-lo e entender o que ele acessa na internet, assim como as mídias tradicionais que acompanha. Isso é necessário para que você saiba direcionar sua atenção para os locais onde o público está, vinculando a imagem da marca a programas e plataformas que essas pessoas consomem diariamente.

O terceiro passo é projetar conteúdos atraentes para alcançar esse público. Ou seja, publicações, matérias, notas, vídeos, textos e demais produções audiovisuais que vão além de apenas divulgar ofertas e preços. Apostar em materiais que gerem conexão, engajamento e que tenham potencial de serem replicados organicamente é interessante. Assim, você aumenta o alcance da empresa e, de quebra, ainda consegue reduzir despesas.

Por último, faça o acompanhamento dos resultados. Afinal, um bom marketing de vendas precisa mensurar e avaliar quais iniciativas dão retorno e quais ações são ineficazes ou muito custosas.

Como mostrado, o marketing de vendas é indispensável para as empresas. Afinal, além de ter um papel importante na divulgação e comercialização de produtos e serviços, é ele que gera o potencial competitivo da marca, posicionando-a no mercado e abrindo espaço para o relacionamento com os clientes. Portanto, se essa área do mercado desperta o seu interesse e você quer se especializar nela, faça um MBA em Inteligência Empresarial e Negócios ou Inteligência Comercial e Relacionamento.

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