Quais as diferenças entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?

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Na formação acadêmica, muitos estudantes se deparam com propostas de aprendizagem que apresentam como foco a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Entender a diferença entre essas modalidades é fundamental para compreender a dinâmica das atividades curriculares.

Mesmo que distintos, os dois conceitos também compartilham semelhanças. A ideia de ambos é integrar conhecimentos para produzir novos saberes, tornando o ensino mais significativo para os alunos.

Quer entender as diferenças entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade é uma metodologia que consiste em integrar duas ou mais áreas do conhecimento. O conceito se fundamenta nas ideias do sociólogo Louis Wirth, ele acreditava que era possível unir as disciplinas para resolver questões ou investigar soluções para dilemas.

Na interdisciplinaridade, os estudantes conseguem constituir uma visão mais ampla e obter avaliações mais críticas sobre as temáticas apresentadas. Na prática, isso contribui para a formação do pensamento crítico, auxiliando os alunos em relação à compreensão acerca dos conteúdos da matriz curricular.

A interdisciplinaridade ainda gera mais autonomia aos discentes, uma vez que eles são estimulados a refletir e encontrar soluções para os problemas. Apostar nessa metodologia é essencial, já que ela viabiliza um ensino mais contextualizado, fazendo com que os estudantes percebam a utilidade dos ensinamentos que estão sendo transmitidos.

O que é multidisciplinaridade?

Já a multidisciplinaridade tem como proposta a escolha de um tema comum que deve ser estudado ao mesmo tempo pelas diferentes áreas do conhecimento. Com isso, o assunto escolhido deve integrar e orientar o planejamento de todos os componentes curriculares.

A ideia é que os estudantes tenham acesso a múltiplas perspectivas de um mesmo assunto, assim serão capazes de obter uma compreensão mais complexa e aprofundada. A multidisciplinaridade, portanto, torna o aprendizado mais efetivo e também prazeroso, já que promove um ensino prático e conectado à realidade dos discentes.

Com esse conceito em sala de aula, por exemplo, os estudantes desenvolvem mais autonomia e protagonismo, na medida em que são eles quem estabelece os vínculos entre os conteúdos. Logo, a abordagem multidisciplinar mantém a independência entre as disciplinas, com cada uma delas evoluindo a temática dentro do seu próprio domínio.

Por que é importante entender as diferenças entre esses conceitos?

A confusão entre as duas metodologias é algo bastante normal, uma vez que ambas defendem a ideia de eleger um tema comum a ser estudado por variadas áreas do conhecimento. No entanto, elas se diferenciam em suas intenções e na maneira como são trabalhadas na prática.

Em abordagens interdisciplinares, por exemplo, os conteúdos das disciplinas se complementam e se integram para abordar um único assunto. O intuito é relacionar diferentes vertentes para incentivar o estudante a criar soluções para problemas contextualizados.

Já em projetos multidisciplinares, mesmo que haja um tema que oriente todo o planejamento, cada matéria traz o conhecimento para dentro do seu contexto. Ou seja, a multidisciplinaridade resulta em saberes mais amplos e diversificados.

Quais são as diferenças entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?

Tanto a interdisciplinaridade quanto a multidisciplinaridade compartilham semelhanças e diferenças. Elas integram distintos saberes para produzir novos conhecimentos. Com isso, a aprendizagem se torna muito mais significativa, contando com uma variedade de atividades que podem transformar completamente a formação e a experiência acadêmica dos discentes.

Veja, a seguir, quais são as características e diferenças de cada metodologia!

Foco

Na interdisciplinaridade, os estudantes têm envolvimento com as diferentes disciplinas, ou seja, o plano de ensino é elaborado para reunir a maior quantidade possível de temas a serem estudados em conjunto. Na multidisciplinaridade, o foco educativo é estudar as matérias de forma simultânea, sem a necessidade de estarem interligadas.

Abordagem

Na multidisciplinaridade, a abordagem apresenta um viés mais individualizado, generalizado e categorizado sobre cada área do conhecimento. Por outro lado, na interdisciplinaridade, é possível explorar atividades que estimulam os alunos a trabalharem com diferentes matérias que tenham temas em comum.

Interação

Na educação interdisciplinar, as disciplinas se integram e passam a não ter separações. Com isso, os discentes têm a oportunidade de descobrir novas áreas do conhecimento, por exemplo. Na multidisciplinaridade, os conteúdos são avaliados separadamente e categorizados, sem muita interação entre os campos do saber.

Busca por soluções

Geralmente, as atividades multidisciplinares têm o intuito de formar estudantes generalistas para cumprir com uma proposta pedagógica específica, que visa a universalidade da educação. Na prática interdisciplinar, o foco do ensino é a ampliação da didática, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da cooperação entre os alunos.

Coletividade

Em relação à coletividade, os projetos multidisciplinares objetivam avaliar os discentes de maneira independente, logo, não há uma identidade grupal. Já em processos de aprendizagem interdisciplinares, é necessária a colaboração de várias disciplinas com seus saberes diferenciados.

Quais são as vantagens de aplicar essas modalidades?

Há inúmeros benefícios de implementar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade nas práticas pedagógicas. Antes de tudo, elas trazem mais eficácia aos processos, tornam o aprendizado bastante efetivo e criam ambientes voltados à colaboração e à coletividade.

O conhecimento, igualmente, fica mais amplo e diversificado, sobretudo em atividades interdisciplinares. Com isso, os alunos apresentam mais chances de se sentirem motivados a aprender sobre variados assuntos, conteúdos e áreas de estudo.

Uma instituição que trabalha com esses conceitos, portanto, oferece diversas vantagens para o processo de ensino. Os alunos passam a ter uma compreensão melhor dos temas e também dos contextos e, assim, conseguem dominar muito mais as disciplinas.

As práticas pedagógicas acabam sendo mais atrativas, uma vez que a aprendizagem não é cansativa. Com o apoio de atividades lúdicas e metodologias desse tipo, por exemplo, o interesse e o engajamento dos estudantes aumentam de maneira significativa.

Antes de escolher uma instituição de ensino, é interessante avaliar se os cursos são baseados na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Na UCEFF, boa parte deles são interdisciplinares, justamente para enriquecer a preparação dos alunos ao ingressar no mercado de trabalho.

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