Realizar um intercâmbio estudantil é uma experiência transformadora na vida de qualquer universitário. Os benefícios são muitos: sociais, psicológicos e financeiros, o que contribui para o amadurecimento pessoal e profissional.
No entanto, é preciso contratar instituições especializadas em intercâmbio estudantil, avaliar as propostas existentes e aprofundar os conhecimentos no idioma do país de destino, para curtir todos os momentos com tranquilidade.
Ficou curioso? Então fique por aqui e sabia mais sobre os benefícios do intercâmbio estudantil.
Afinal, como funciona o intercâmbio estudantil?
O que antes era um desejo inalcançável para a maioria dos jovens estudantes, agora se tornou uma realidade. É possível fazer o intercâmbio estudantil de diversas maneiras, intermediado por empresas sérias e confiáveis, ou melhor, pela própria faculdade do estudante.
O primeiro passo é procurar essas empresas, verificar o tempo de intercâmbio, as opções de moradia, o que está incluído no pacote ofertado, quais as obrigações dos intercambistas e se existem regras diferenciadas por país.
Em seguida, deve-se providenciar a documentação exigida, como passaporte, visto de estudante, comprovante de vacinação, caso necessário, atestado médico se tiver doenças crônicas, entre outras pendências.
É importante providenciar todos os documentos, roupas, acessórios, calçados, etc. com muita antecedência para evitar estresse e decepção no momento da viagem. Então, se tudo estiver pronto, é hora de iniciar a aventura!
Quais são os benefícios do intercâmbio estudantil?
A quem diga que o intercâmbio transforma as pessoas, o que em parte é verdade. Ninguém retorna para o Brasil com a mesma maturidade e experiência quando iniciou a jornada intercambista. Veja abaixo outros benefícios.
Conhecimento cultural
Cada localidade tem uma história própria que fornece insumo vital para compreender o modo como as pessoas vivem atualmente.
O fato é que entender os propósitos culturais, se adaptar a algumas práticas e demonstrar resiliência para outros modos de conviver são mudanças pessoais que o estudante levará para o mercado de trabalho e para o resto da vida.
Amadurecimento pessoal e profissional
Quando se está em um lugar diferente, sem uma equipe de apoio, tudo a princípio pode ser desafiador. No entanto, a capacidade de ressignificar o medo, as inseguranças e a forma de tomar decisões frente a novos desafios trará bastante amadurecimento e autonomia ao estudante.
Além da situação de saber “se virar sozinho”, o estudante conviverá com pessoas diferentes umas das outras, conciliando com aquelas com mais afinidade pessoal e profissional.
Aprendizado de um novo idioma
Muitas pessoas fluentes em um determinado idioma somente se sentem confiantes após realizarem um intercâmbio estudantil, que é o momento de verificar na prática o domínio da língua estrangeira.
Quando se está em contato real com o idioma falado, é possível captar gírias, expressões culturais e outros comportamentos que influenciam significativamente na conversação.
Agora que você já conheceu os benefícios do intercâmbio estudantil, é importante destacar que as faculdades podem intermediar nesse processo, aumentando as chances de sucesso dessa parte fundamental da sua formação. Por isso, um dos primeiros passos para quem tem interesse em ter uma experiência no estrangeiro é buscar informações relacionadas a esse assunto nas secretarias das faculdades.
O intercâmbio estudantil é uma experiência única para o aluno que deseja expandir seus horizontes culturais, aprender e aperfeiçoar um idioma e amadurecer pessoal e profissionalmente diante desse desafio.
Quer saber mais sobre idiomas estrangeiros? Leia também em nosso blog, Muito além do inglês: entenda a importância de aprender espanhol!