10 dicas para tornar o seu home office mais produtivo

6 minutos para ler

O ano de 2020 vem impondo alguns desafios às pessoas. Por conta da Covid-19, é imprescindível fazer quarentena e manter o isolamento social. O home office, que antes era algo pontual para muitos, passou a ser o modelo de trabalho adotado pela maioria das empresas.

Para algumas instituições tradicionais e que ainda não permitiam o home office, são muitas as dúvidas sobre como garantir o rendimento da equipe mesmo trabalhando de casa. Pois saiba que isso é possível!

Neste post, confira algumas dicas para que o seu home office seja produtivo e eficiente.

10 dicas para potencializar o home office

Se você está precisando aprender a lidar com o trabalho em casa e ainda não sabe o que fazer para se tornar mais motivado, confira as dicas que preparamos abaixo!

1. Defina o seu espaço de trabalho

O primeiro passo para tornar o seu home office mais produtivo é estabelecer o espaço de trabalho. Avalie qual local da casa é mais silencioso e com menos movimentação de pessoas. Se possível, escolha um espaço próximo a uma janela e com iluminação natural, de modo a contribuir para a redução de gastos de energia.

Tenha, também, os objetos e mobília necessários para a execução das suas tarefas. É importante que você mantenha por perto todos os materiais que precisará utilizar ao longo do dia, evitando perder tempo procurando por eles.

2. Deixe o ambiente organizado

Para que você se mantenha produtivo e eficiente, a organização do ambiente é fundamental. Um espaço com itens espalhados e fora do lugar pode contribuir para que você fique disperso, deixando de dar o devido foco às atividades que precisa realizar.

Além disso, você levará mais tempo para achar algum material de que precise para o trabalho, e isso impactará a sua rotina. O ideal é manter o ambiente arrumado e com apenas o essencial próximo a você, de modo a otimizar o tempo.

3. Estabeleça uma rotina

Depois de definir um espaço de trabalho e manter o ambiente organizado, para que o seu home office se torne mais produtivo, você precisa estabelecer uma rotina de atividades.

Comece se planejando no dia anterior e organize todas as tarefas e reuniões que precisam ser feitas. Veja o grau de relevância que cada obrigação demanda. Assim, poderá se dedicar às mais urgentes primeiro.

Observe, também, o tempo que leva para realizar cada ação. Isso ajudará na organização e no planejamento do seu dia. Com o tempo, esse planejamento pode ser feito com mais antecedência, demandando apenas pequenos ajustes ao longo da semana.

4. Respeite os horários

Mais do que estabelecer uma rotina, é preciso respeitar os horários. Quando você deixa de fazer tarefas, elas vão se acumulando, e isso pode se transformar em uma bola de neve. Os impactos dessa ação no seu dia a dia podem prejudicar o seu rendimento e a eficácia na execução de demandas.

Portanto, busque sempre seguir o planejamento e só deixe de fazer uma atividade quando ela não fizer mais sentido ou realmente precisar ser remanejada para um outro momento.

5. Faça pausas

Não pense que, para ser produtivo, você deve trabalhar oito horas seguidas, sem pausas para refrescar a mente ou até mesmo ir ao banheiro. Os momentos de descanso são importantes para que você possa relaxar e retomar as atividades, depois, com maior energia.

Quando for criar o seu planejamento diário, defina o horário de almoço e momentos para fazer pequenas pausas, seja para um lanche ou para descansar a mente. Você vai manter a motivação e terá mais foco ao adotar essas medidas em sua rotina.

6. Não use pijama

Por que tirar o pijama se você está trabalhando de casa e não vai precisar ir à rua, não é mesmo? Pois saiba que essa escolha, aparentemente inofensiva, pode prejudicar bastante o seu desempenho durante o home office. 

O uso de pijama está atrelado ao momento de dormir. Portanto, com ele, o seu cérebro começa a se preparar para o descanso e já fica mais lento. Isso pode reduzir seu foco, afetando a produtividade.

Por isso, ao acordar, procure seguir a rotina normal, como se estivesse se preparando para ir trabalhar, e troque o pijama.

7. Ouça música

Você sabia que são muitos os benefícios de ouvir música para aumentar a produtividade no trabalho? Ela pode melhorar a concentração, o humor e a eficiência na realização de tarefas. No entanto, é preciso observar qual tipo de música contribui para esses benefícios.

8. Saiba dizer “não”

Para muitos, trabalhar de casa ainda é uma realidade recente e pode provocar dúvidas, principalmente em quem mora com você. Por isso, é importante explicar que, durante determinado horário, você estará dedicado às atividades de trabalho e não poderá realizar outras tarefas, mas que avisará sempre que estiver disponível.

Em alguns momentos, então, é necessário que você saiba dizer “não” quando algo lhe for solicitado e isso coincidir com uma tarefa profissional.

No entanto, para quem tem filho ou criança pequena em casa, certas coisas não podem ser deixadas de lado, não é mesmo? O indicado é combinar a rotina da criança com as dos moradores da casa e estabelecer quem vai ser responsável por cada tarefa.

9. Desconecte-se

Evite qualquer coisa que possa gerar distrações. Se o celular e as redes sociais não foram necessários no trabalho, por exemplo, procure não acessá-los com frequência. O ideal é que isso só seja feito nos momentos de pausa. Se houver uma televisão no local em que você estiver trabalhando, sempre a deixe desligada.

10. Tenha metas profissionais

Aproveite esse momento para definir metas profissionais e invista nas ações necessárias para alcançá-las. Estabeleça, portanto, alguns desafios. Sempre que alcançá-los, defina novos! Para atingir o sucesso profissional, é preciso ter um plano de carreira e estar continuamente se capacitando.

Sabemos muito bem que o home office pode apresentar alguns desafios, mas você se conhece melhor do que ninguém e entende o que pode ajudar ou afetar o seu desenvolvimento profissional.

O que achou dessas dicas? Você já adota alguma delas em sua rotina de home office? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas informações com outras pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This