Se você almeja crescer profissionalmente, é fundamental estabelecer planos e metas de onde — e como — quer chegar. Logo, é necessário desenvolver uma gestão de carreira e, naturalmente, isso varia de pessoa para pessoa.
Afinal, pensar em uma carreira de sucesso envolve uma boa remuneração, uma relação saudável com os membros da sua equipe, mais valorização profissional, mais qualidade de vida etc. No entanto, cada um desses aspectos pode ter um peso diferente para os indivíduos.
Desse modo, considere que cada área de atuação conta com realidades distintas. Algumas podem ter o mercado de trabalho mais aquecido, outras não. Em alguns casos, as maiores oportunidades existem para quem reside em determinadas regiões, enquanto, em outros segmentos, pode haver o predomínio da modalidade home office, por exemplo.
Em outras palavras, pensar na gestão de carreira pode ser mais complexo do que se imagina. Quer saber como aprimorá-la? Continue a leitura!
Por que é importante realizar uma boa gestão de carreira?
Como foi possível notar, uma adequada gestão de carreira contribui para que o profissional saiba como encontrar e conquistar as melhores oportunidades. Sem pensar em estratégias e sem implementar ações que concretizem os planos, a tendência é de que haja uma estagnação ou até mesmo que você vá por um caminho indesejado.
Já ouviu a expressão “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve’’? A lógica é mais ou menos a mesma. Isto é, sem ter objetivos definidos, as chances de você tomar decisões sem pensar racionalmente nos seus interesses e nas suas necessidades são altas. A moral da história: assim, fica mais fácil se arrepender das escolhas profissionais feitas na juventude.
Como aprimorá-la?
Diante da relevância apresentada quanto à gestão de carreira, é indispensável conhecer algumas dicas de como aprimorá-la. Veja a seguir!
Desenvolva a inteligência emocional
A inteligência emocional consiste na capacidade de reconhecer os seus sentimentos e os dos outros, além de saber gerenciá-los adequadamente. Afinal, no dia a dia profissional, não são apenas as expertises técnicas que contam e que podem interferir nos rumos do trabalho.
A maneira como você lida com a raiva, com os ciúmes, com a insegurança e com as demais emoções pode ter influência nisso, o que se torna ainda mais importante em períodos delicados, como o da pandemia da Covid-19. Em situações assim, tem mais vantagem quem consegue domar os sentimentos e adotar uma postura resiliente.
Essa capacidade contribui para um melhor desempenho no trabalho, para a otimização dos relacionamentos com os colegas, para a comunicação etc. Ademais, essa habilidade sinaliza um maior autoconhecimento. Quanto mais você domina os seus pontos fortes e fracos, mais fácil se torna usá-los a seu favor.
Faça uma análise SWOT
O autoconhecimento está muito relacionado com a análise SWOT. Isto é, é necessário refletir sobre as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro da vida profissional. Algumas dessas respostas envolvem fatores internos, como a sua personalidade. No entanto, isso também pode incluir questões externas, como a situação econômica do país.
Peça feedbacks
Em algumas corporações, os feedbacks fazem parte da rotina. No entanto, nem sempre é assim que ocorre. Se essa prática não fizer parte da cultura da empresa na qual você atua, solicite esse tipo de avaliação para um maior entendimento do seu desempenho. Isso o ajuda a identificar o que deve ser melhorado.
Por fim, além das dicas citadas para otimizar a gestão de carreira, vale a pena cultivar bons relacionamentos, aprender a gerenciar as horas do dia a dia, aproveitar os benefícios da tecnologia etc. A verdade é que sempre é importante investir no conhecimento e na sua capacitação profissional — e você deve fazê-lo a qualquer tempo.
O nosso post foi útil para o seu entendimento? Aproveite a visita ao blog para compartilhar o artigo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a ficarem por dentro das dicas!