Com a integração simultânea da geração jovem e madura no mercado de trabalho, é necessário desenvolver o gerenciamento de conflitos para evitar desgastes nas relações profissionais e na produtividade dos colaboradores.
Esse processo procura identificar os fatores de controvérsia, analisar a perspectiva profissional e de experiência de vida dos colaboradores, a fim de buscar o equilíbrio entre os membros ou remanejamento conforme as habilidades de cada um.
Quer saber mais sobre a importância do gerenciamento de conflitos? Então, fique por aqui e descubra!
Afinal, o que é gerenciamento de conflitos?
Já se sabe que, ao longo dos anos e com a formação de novas gerações, observam-se comportamentos diferenciados perante uma situação, novas competências entre os jovens e maduros, o que pode ser enriquecedor e, ao mesmo tempo, causar alguns atritos indesejados.
O gerenciamento de conflitos é uma forma de buscar harmonia entre as diferenças, padronizar algumas rotinas e prever situações em que uma conversa pode ser mais útil do que a demissão ou remanejamento.
O processo é desafiador, porém, traz amadurecimento para todos os envolvidos, uma vez que não polariza as questões por geração, e sim pelos objetivos em prol do crescimento da instituição.
Como realizar o gerenciamento de conflitos?
Primeiramente, é preciso esclarecer que o profissional requerido atualmente no mercado de trabalho deve desenvolver essa habilidade, porque encontrará pessoas de diferentes gerações trabalhando no mesmo setor.
Então é fundamental conhecer antecipadamente a instituição em que vai trabalhar, quais são as metas almejadas pelos administradores e como é o clima organizacional, considerando o contexto hierárquico.
Observe o ambiente de trabalho
Sabe quando se fala que aquele ambiente de trabalho é carregado negativamente? Isso se reflete em funcionários pouco colaborativos, pessoas sem afinidades profissionais e individualismo por toda parte.
As causas são diversas e se relacionam com falta de liderança, pouca valorização do trabalho realizado, distribuição de benefícios de forma incoerente, ambiente de intensa pressão e alta rotatividade de funcionários.
Então, uma das formas de gerenciar conflitos é identificar previamente o ambiente de trabalho para antever medidas certeiras e preventivas, além de trabalhar com as potencialidades de cada colaborador existente.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é a capacidade do indivíduo em prestar atenção naquilo que está sendo contado, fazendo observações pertinentes e mostrando a pessoa que você está acompanhando o assunto.
Infelizmente no mundo das redes sociais em que vivemos, é comum pessoas conversarem e teclarem no celular ao mesmo tempo ou escutando música, demonstrando, ainda que de forma inconsciente, que o assunto não é interessante.
Por isso, para além da escuta ativa, é fundamental ser empático, entendendo o conteúdo abordado de uma maneira subjetiva e acolhedora para quem está contando, por mais que sejam amenidades.
Saber desenvolver o gerenciamento de conflitos é essencial para os profissionais nos dias de hoje, tornando-os mais adaptados aos diversos ambientes de trabalho, com a integração de várias gerações. Uma das dicas é observar o local de trabalho, praticar a escuta ativa e desenvolver habilidades pessoais.
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