Você já perdeu as contas de quantas vezes cogitou deixar os estudos de lado para fazer qualquer outra atividade como recompensa imediata, por exemplo: sair com os amigos, ver séries, jogar, etc? A situação é bem comum, mas é preciso aprender a ter foco nos estudos e ignorar o tédio.
Nossa intenção não é dizer que essa é uma missão fácil — pelo contrário. Reconhecemos que, para muitas pessoas pode ser difícil se concentrar, especialmente durante a pandemia da Covid-19.
E ainda sabemos que descansar por poucos minutos é saudável e recomendado. O problema é quando você perde o controle do tempo e não volta mais ao ritmo dos estudos. Os prejuízos que isso causa podem não ser notados a curto prazo, mas em algum momento a conta vai chegar.
No entanto, tenha calma, pois existe solução. É por esse motivo que preparamos o artigo com algumas dicas de como aprender a ter foco nos estudos. Acompanhe!
Como ter foco nos estudos?
Conforme mencionado, não focar nos estudos pode até ser comum, mas isso não torna o hábito menos prejudicial. Quer dizer, quanto mais você o cultiva, mais distante tende a estar de seus sonhos e metas profissionais. Por isso, saiba como melhorar seu rendimento com algumas dicas bem simples.
1. Não estude cansado
É praticamente uma regra: quem decide estudar quando está cansado, físico ou mentalmente, tem maior propensão em se distrair. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?
Para entender melhor como o cansaço interfere no foco ao estudar, encare esse momento como a prática de um exercício físico. Se o seu corpo não estiver preparado, ele tende a cansar mais rapidamente e, em vez da sensação de prazer, já que se trata de um autocuidado, você sente cansaço e vontade de acabar tudo o mais rápido possível.
Para evitar isso, os adeptos a atividades precisam entender que, com a consistência, aos poucos o corpo fica mais acostumado. Mas, além disso, utilizar roupas e calçados adequados contribui para um melhor desempenho e sensação de conforto.
Juntamente a isso, manter a hidratação em dia e contar com suplementos, caso seja indicado por um nutricionista, também pode ser útil. De modo similar, durante os estudos também é recomendado adotar uma espécie de ritual.
2. Tenha um espaço para estudos
Ter um espaço para estudos é uma das práticas que fazem parte do ritual citado. Em lugares como na cama, no sofá ou em frente à TV, normalmente você já realiza outras demandas e entra em contato com outras pessoas.
Sendo assim, se torna mais difícil convencer o cérebro de que a atenção naquele momento deve ser dedicada aos estudos. Por outro lado, ao ter um espaço dedicado para essa atividade, a sua mente entende e aceita com mais facilidade que a hora de se dedicar e ter foco chegou.
Além disso, é recomendado que esse espaço escolhido seja aconchegante, organizado e silencioso. Desse modo, você associa o horário de estudos a um momento de paz e tranquilidade. As condições desse ambiente ainda tornam tudo mais favorável para o foco.
3. Desative as notificações do celular
A mente de muitas pessoas é teimosa, não é mesmo? Nesse caso, pode ser necessário ter uma ajudinha extra para convencê-la a ter foco nos estudos, como desativar as notificações do celular.
Lembre-se de que, como mencionado, ninguém é de ferro. Você pode até ter as melhores intenções ao sentar para estudar. Porém, acompanhar notificações dos seus amigos chamando para sair, alguém enviando um meme, respondendo os seus stories no Instagram ou fazendo qualquer outra interação que sirva como distração, torna tudo mais difícil.
4. Faça resumos ou mapas mentais
Desenvolver resumos e mapas mentais contribui para que as informações principais acerca de um assunto fiquem destacadas e você aumente o foco nelas. Isso é válido, principalmente, como uma revisão depois que você já absorveu todo o conteúdo necessário.
Ainda tenha em mente que a escrita por si só do que foi estudado contribui para manter o foco nos estudos. Isto é, enquanto você escreve, os conteúdos são repassados mais uma vez e normalmente você usa uma linguagem com as palavras que tornam o assunto mais claro para você. Tudo isso contribui para uma maior aprendizagem.
5. Monte grupos de estudo
Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender de modo coletivo. Afinal, ocorre a troca de informações, dúvidas, macetes e até explicações com uma linguagem que pode ser mais fácil para você compreender. É o seu caso?
Se a resposta for positiva, vale montar grupos de estudo com pessoas que também estejam buscando conhecimento. Essa recomendação também é válida para que você não sinta que está perdendo algo ao estudar, já que os seus amigos estarão com você durante aquele momento.
Outro ponto positivo para a construção de um grupo de estudos é que, ao final, vocês podem ser recompensados fazendo alguma atividade que gostam, como sair para jogar bola, assistir a uma série, interagir nas redes sociais etc. A escolha fica a critério dos envolvidos.
6. Crie um cronograma
Criar um cronograma de estudos ajuda a entender o que você precisa estudar em cada dia da semana e o horário que deve ser dedicado para isso. Sem um planejamento com essas informações, torna-se mais difícil saber quais são as demandas diárias. Isso serve de gatilho para que o seu cérebro não veja problema em procrastinar.
Outro motivo que mostra a importância do cronograma de estudos é que, ao longo da semana ou do mês, é possível acompanhar o seu progresso e o quanto você já evoluiu nos estudos. Essa noção contribui para maior motivação e foco no que ainda precisa ser estudado.
Seguir as recomendações listadas para ter foco nos estudos também é útil para o seu desenvolvimento profissional no mercado de trabalho. Afinal, qualquer empresa vai priorizar a contratação de alguém que, além das competências técnicas, tem disciplina, foco e motivação para realizar as demandas e deixar a preguiça de lado.
O nosso post ajudou de alguma forma? Então, assine a nossa newsletter e continue acompanhando as nossas publicações!