A escolha da profissão nem sempre é fácil. Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma reflexão e buscar entender quais são as nossas aptidões, desejos e preferências.
Se você também está com dificuldade de escolher a profissão e não sabe como funciona o vestibular, não se preocupe! Isso é bem comum na sua idade e na fase da vida que se encontra. O mais importante já está fazendo: buscando informações e tirando dúvidas sobre o que deve ser feito.
Neste post, vamos apresentar uma nova área e possibilidade de atuação em Estética e Cosmética. Veja as principais disciplinas do curso e também qual o perfil esperado. Boa leitura!
O que é o curso de Estética e Cosmética?
Além de talento e atender aos requisitos para atuar na área, investir em uma graduação tecnóloga em Estética e Cosmética contribui para que você, que promove o bem-estar e a saúde das pessoas, em relação a questões estéticas, esteja cada vez mais preparado.
A área passou a ser regulamentada em nosso país em 2018, o que fortaleceu e impulsionou a necessidade de capacitação por parte dos profissionais.
O curso tecnólogo em Estética e Cosmética pode ter duração média entre dois e três anos, de acordo com a grade curricular da instituição de ensino. É um curso com foco exclusivo em prover as orientações necessárias para a execução das tarefas no dia a dia. Por conta disso, o profissional finaliza a graduação pronto para lidar da melhor forma com as demandas que surgirem em sua rotina de trabalho.
Quais as principais matérias do curso de Estética e Cosmética?
A grade curricular de um curso de Estética e Cosmética deve contemplar diferentes aspectos do dia a dia desse profissional, desde questões técnicas relacionadas ao nicho como, também, as práticas.
Você deve entender, ao final do curso, não só as melhores formas de comunicação e atendimento, mas ser capaz de identificar possíveis reações químicas e como evitá-las.
Abaixo, listamos algumas matérias que você terá ao optar pelo curso. Confira!
Biologia
Tenha sempre em mente a grande responsabilidade em suas mãos. Mais do que pensar em questões estéticas, muitos procedimentos precisam levar em consideração aspectos biológicos da pessoa.
Devido a isso, o profissional deve entender como diferentes reações químicas podem ocorrer em seres humanos, avaliando as estruturas e as bases das células e moléculas.
Anatomia
Antes de entrar em aspectos como o visagismo, que falaremos melhor no próximo tópico, o esteticista ou cosmetologista deve compreender a fundo a estrutura e anatomia humana. Para tanto, é imprescindível estar ciente sobre as estruturas e sistemas.
Visagismo
O visagismo é uma técnica que permite que o profissional avalie quais são os métodos mais indicados para harmonizar e potencializar a beleza natural do seu cliente. Por meio de cosméticos, cortes de cabelos e até tinturas é possível transformar e propiciar resultados incríveis.
A disciplina vai ensinar o que deve ser considerado, quais as melhores práticas, tendências e técnicas.
Dermatologia Estética
Muitos são os procedimentos estéticos realizados atualmente no rosto, na pele e nos fios de cabelo. Por exemplo, dentro desse contexto, cabe falar da aplicação de botox nos lábios ou outros métodos de preenchimento. Será também nessa disciplina que o estudante aprenderá a identificar disfunções da pele ou nas unhas, além de outras alterações corporais e estéticas.
Recursos Terapêuticos Manuais
Você terá uma missão muito importante em suas mãos, tão potente quanto as de super-heróis, capaz de melhorar dores, modelar o corpo e relaxar as pessoas. No entanto, é preciso saber canalizar o potencial e aplicar as técnicas recomendadas para cada tipo de recurso terapêutico que for aplicado pelas mãos.
Ao longo da disciplina, serão orientados sobre como garantir os efeitos esperados e quais são as possíveis indicações e contraindicações de massagens; como a massoterapia pode ter grande impacto estético; quais as diferenças entre uma massagem que visa o relaxamento e a voltada para quem pratica atividades esportivas e até massagens recomendadas para gestantes e bebês.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é também um recurso terapêutico manual e requer bastante cuidado em sua execução, pois pode implicar em diferentes malefícios para a saúde do seu cliente. Entender e saber aplicar as técnicas certas, portanto, é primordial.
Para você ter ideia, a má execução da drenagem linfática pode tanto provocar dores quanto alastrar vírus e bactérias no organismo. Isso só reforça a importância da capacitação e formação em Estética e Cosmética.
A disciplina apresentará ao profissional o sistema linfático, sua rede de vasos e a trajetória que ele percorre. Dessa forma o profissional entenderá como que, por meio do seu trabalho, poderá desintoxicar o organismo, reduzir inchaços, contribuir para a melhora da circulação linfática e sanguínea, entre outras vantagens.
Biossegurança
E não será apenas os cuidados em relação ao paciente que você aprenderá. É de grande relevância garantir a higienização e prover a segurança do ambiente de trabalho.
A disciplina de Biossegurança orienta sobre como deve ser a higiene pessoal e do local em que você atua. Além disso, abordará sobre o descarte de resíduos e os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados, primeiros socorros e como a sua atuação deve evitar o alastramento de patologias.
Quais as possibilidades de atuação do Esteticista e Cosmetólogo?
Por ter uma matriz curricular diversa, muitas são as possibilidades de atuação para quem realiza o curso de Esteticista e Cosmetólogo. O profissional encontra espaço em clínicas e hospitais, SPAs, academias, centros de estética e salões de beleza. Também podem atuar no apoio a cirurgiões, nutricionistas, dermatologistas etc.
Além dos cursos citados, você pode também exercer as seguintes funções:
- Consultoria;
- Maquiagem profissional;
- Podologia;
- Visagismo;
- Terapia capilar;
- Recuperação cirúrgica;
- Massoterapia;
- Estética corporal e facial, dentre outros.
Qual é o perfil do profissional de Estética e Cosmética?
Se você está sempre antenado ao que há de novidade em procedimentos estéticos e no mundo da beleza, já se encaixa no perfil desse profissional. É preciso que você tenha aspiração por promover a beleza das pessoas e contribuir para que elas se tornem mais saudáveis e com a autoestima melhor.
Ser empático e capaz de prestar um atendimento de qualidade também são características essenciais. Não adianta fazer milagres com as mãos, mas ofender com as palavras, não é mesmo?
A busca por atualizações e constante aprimoramento também deve ser inerente a esse profissional. As novidades na área surgem diariamente e novos procedimentos podem se tornar essenciais para o seu cliente. Portanto, é necessário investir em cursos, workshops e treinamentos que complementarão a sua formação.
Onde estudar Estética e Cosmética?
Autorizado pelo MEC desde novembro de 2019, o curso de Estética e Cosmética da UCEFF é um dos mais indicados para quem deseja ter uma atuação ética e especializada. Ele é semipresencial híbrido e tem duração de dois anos. Ao longo da formação, você se tornará um profissional capacitado e preparado para lidar com os desafios e demandas do mercado de trabalho.
No curso de Estética, você terá acesso tanto a disciplinas teóricas, que propiciarão os conhecimentos necessários para entender a área, mas também às práticas, para executar o que aprendeu nas aulas. Além disso, terá a consultoria e a assistência de profissionais e professores, que serão seus tutores ao longo da graduação tecnológica.
Gostou dessa sugestão de carreira? Então, saiba mais sobre o curso de Estética e Cosmética da UCEFF!