É normal encontrar estudantes que, ao se prepararem para o vestibular, se organizam apenas para as provas realizadas ao final do segundo semestre. Porém, se esse é o seu caso, saiba que entrar na faculdade no meio do ano é uma ótima oportunidade.
Essa é uma boa possibilidade para começar o Ensino Superior, pois a concorrência tende a ser bem menor do que nos vestibulares em datas tradicionais, e os cursos apresentam a mesma qualidade — dentre outras vantagens.
Se você quer saber mais sobre por que considerar a possibilidade de entrar na faculdade no meio do ano, continue a leitura deste post!
Quais são as vantagens de entrar na faculdade no meio do ano?
As graduações iniciadas no meio do ano funcionam do mesmo modo que aquelas de formato mais tradicional. Isso porque a programação, as disciplinas e o corpo docente permanecem os mesmos, garantindo que o ensino ofertado continue sendo de qualidade.
Além disso, há vários benefícios para aqueles alunos que optam por iniciar os seus estudos nas turmas de meio de ano. Confira os principais, a seguir!
Menor concorrência na seleção
Como muitos estudantes desconhecem essa possibilidade de ingresso no Ensino Superior — ou preferem optar por aquelas graduações iniciadas em fevereiro —, a concorrência durante a seleção tende a ser bem menor do que aquela encontrada nos vestibulares de fim de ano.
Com isso, as suas chances de conseguir aquela tão sonhada vaga em uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida pelo mercado aumentam ainda mais.
Menos gastos durante a preparação
Imagine o seguinte cenário: você pagou um cursinho pré-vestibular e se programou para os processos seletivos no final do ano, mas, infelizmente, não conseguiu a aprovação. Por conta disso, pretende pagar mais um ano de cursinho e reiniciar toda a sua preparação.
Com a opção de entrar na faculdade no meio do ano, você pode economizar esse dinheiro que seria investido no cursinho, uma vez que seria preciso apenas revisar os conteúdos estudados no ano anterior, pois ainda estão frescos em sua memória.
Mensalidades mais acessíveis
Como dissemos, a quantidade de estudantes interessados em cursos de meio de ano é bem menor. Esse cenário leva as instituições de ensino a oferecerem vantagens financeiras para incentivar a adesão a essas turmas, como matrículas e mensalidades mais baratas.
Além disso, por ter menos concorrência, fica mais fácil conseguir bolsas de estudos ou financiamentos estudantis, possibilitando ainda mais a sua permanência no Ensino Superior.
Como funciona o programa Julho Decisivo da UCEFF?
Até aqui, vimos que entrar na faculdade no meio do ano é uma maneira de desfrutar de excelentes vantagens durante a sua graduação, principalmente no que diz respeito à facilidade de acesso ao Ensino Superior. Se esse é um benefício importante para você, saiba que a UCEFF tem mais um diferencial importante: o programa Julho Decisivo!
Com ele, fica mais fácil ingressar tanto em uma graduação, pós-graduação ou especialização: basta ter concluído o Ensino Médio em 2021 ou antes. O processo seletivo ainda pode ser feito utilizando o histórico escolar ou a nota do Enem — ou mesmo por meio de uma redação online. O programa também está disponível para aqueles estudantes que queiram se transferir de outras instituições ou que já tenham um diploma de Ensino Superior.
Como vimos, entrar na faculdade no meio do ano é uma ótima maneira de ter acesso ao Ensino Superior e desfrutar de diversos benefícios. Por isso, não perca mais tempo: comece a se preparar hoje mesmo, separe os documentos necessários e inscreva-se em uma instituição de ensino de qualidade!
Que tal aproveitar a oportunidade para estudar na UCEFF? Inscreva-se no programa Julho Decisivo 2022 e comece sua faculdade ainda neste ano!