Engenheiro químico: entenda o dia a dia de trabalho do profissional

6 minutos para ler

A Engenharia Química é uma profissão que oferece uma série de possibilidades aos profissionais da área. Entre elas estão a elaboração de projetos, a operação industrial e o desenvolvimento de processos de transformação de natureza físico-química.

Assim, o engenheiro químico é o profissional qualificado para vivenciar cada uma dessas etapas, participando dos processos que vão desde a fase da concepção dos produtos até o controle da qualidade.

Trata-se de uma profissão que chama a atenção de muitos jovens em fase de vestibular. Por isso, preparamos aqui algumas dicas sobre a rotina do profissional da área. Assim, caso você se interesse por essa atividade, terá ferramentas para embasar sua escolha com bons critérios. Então, confira o artigo até o final!

Principais habilidades requisitadas na rotina de trabalho

De maneira geral, podemos dizer que o engenheiro químico precisa unir capacidade analítica, pensamento lógico e senso prático em suas ações no dia a dia. Isso porque, no trabalho, ele terá que lidar quase exclusivamente com ciências exatas. Ou seja, se você tem afinidade com Matemática, Física e, principalmente, Química — mais do que com matérias de Humanas, por exemplo —, então essa profissão pode ser a ideal para o seu futuro.

Mas essas não são as únicas características do profissional da área. A criatividade também é importante, pois, no caso de profissionais que trabalham com inovação, ela é exigida na busca por novos produtos que serão apresentados ao mercado.

É válido destacar, ainda, que esse tipo de profissional precisa ser bastante organizado, pois isso permite definir prioridades e, dessa forma, ser mais eficiente na busca por resultados.

Outro ponto importante é a facilidade não só de encontrar problemas, mas também de solucioná-los. Ao optar por um procedimento e não por outro, a partir da análise de diversos critérios, o engenheiro químico se torna fundamental para que uma empresa consiga gerar economia em suas atividades. Outro requisito é a capacidade de trabalhar em equipe, pois a atuação do engenheiro químico envolve pesquisas que dependem de outros profissionais para serem efetivas.

Nesse sentido, ter equilíbrio emocional para lidar com pessoas, manter o foco nos objetivos e executar corretamente as tarefas, mesmo diante de prazos apertados, também são essenciais para ser um profissional bem-sucedido na área.

Um bom engenheiro químico é muito atento aos detalhes e isso permite atuar nos projetos com maior segurança. Da mesma forma, ele procura estar sempre atualizado, desenvolvendo habilidades para lidar com sistemas modernos capazes de otimizar os processos.

Tarefas que o profissional pode desempenhar

É importante saber o que pode ser feito na prática dentro dessa profissão. O engenheiro químico cria e aprimora produtos. Isso pode ser feito tanto na indústria química quanto na petroquímica e na alimentícia. Além disso, ele é o responsável por analisar a viabilidade técnica e econômica dos produtos desenvolvidos, atuando no aperfeiçoamento de processos produtivos e das tecnologias empregadas na fabricação.

Ele também pode definir normas e métodos de preservação ambiental e trabalhar com reciclagem e tratamento de resíduos industriais, tendo uma atuação mais voltada para a questão do meio ambiente.

Outra tarefa que o engenheiro químico pode desempenhar é planejar e supervisionar diferentes operações industriais. Visando aumentar a produtividade, reduzir custos e tornar as atividades mais seguras, esse profissional se concentra na implementação de métodos e na otimização das ações de uma empresa.

Além disso, o engenheiro químico é capaz de projetar fábricas, determinar processos de produção, fazer instalações e atuar na logística de estocagem e movimentação de materiais e produtos.

Áreas de atuação disponíveis para trabalho

Além dos salários e da compatibilidade entre seu perfil pessoal e a atividade que pretende exercer, outra grande preocupação dos estudantes, geralmente, está relacionada às áreas de atuação disponíveis no mercado de trabalho.

Nesse sentido, é importante destacar que o trabalho do engenheiro químico não se restringe a uma única área. Uma vez formado, ele pode atuar na criação de técnicas de extração de matérias-primas, na utilização desses materiais e em sua transformação em produtos de natureza química e petroquímica, tais como papel e celulose, plásticos, têxteis e tintas.

Outra área de atuação é no desenvolvimento de equipamentos e produtos, além da elaboração de pesquisas em busca de soluções tecnológicas mais eficientes para determinado processo. É o engenheiro químico o responsável por projetar e dirigir tanto a construção quanto a montagem de fábricas, estações de tratamento de rejeitos industriais e usinas, podendo também se dedicar à pesquisa e à implantação de processos não poluentes, visando o desenvolvimento sustentável.

Assim, o profissional encontra espaço em usinas sucroalcooleiras, por exemplo, atuando na produção de etanol e no estudo do biocombustível. Já no setor petroquímico, ele cuida do processamento que ocorre após a extração do petróleo e vai até a produção dos combustíveis. Trata-se de uma carreira que oferece boas oportunidades para quem tem interesse por essas atividades.

Mercados em que o engenheiro químico pode se inserir

As possibilidades para o Engenheiro Químico são boas em comparação com outras ramificações da Engenharia e com o mercado de uma maneira geral. É possível encontrar uma quantidade considerável de vagas em indústrias de:

  • alimentos;

  • combustíveis;

  • cosméticos;

  • farmacêuticas;

  • polímeros;

  • tintas.

Além disso, existe um aumento na oferta no setor agroindustrial, na produção de fertilizantes e defensivos químicos, bem como na indústria de papel e celulose, com destaque especial para a pesquisa e desenvolvimento de processos de produção e métodos de tratamento de resíduos provenientes das atividades industriais. Também junto ao meio ambiente, o profissional tem encontrado boas ofertas na geração de energia de fontes renováveis e no reaproveitamento de matéria-prima — também chamado de logística reversa.

Enfim, trata-se de uma profissão que, além de desafiadora, oferece boas condições para alcançar o sucesso profissional. Nesse caso, o caminho é um só — e ele começa com a graduação em Engenharia Química. Caso você tenha se identificado com a área, e com o que foi apresentado, não deixe de se preparar para essa carreira!

Agora que você sabe o que faz um engenheiro químico, compartilhe este post em suas redes sociais. Ele pode ajudar seus amigos também na decisão de qual graduação seguir!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This