Se existe uma oportunidade profissional na atualidade que é mais democrática para quem deseja se aventurar, é o empreendedorismo digital. Sabe quando você entra nas redes sociais pra interagir com os amigos e encontra perfis de lojas de roupa, plantas, itens de decoração etc.? Esses são alguns exemplos de como o empreendedorismo digital pode atuar.
Perceba que esses perfis podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando ter acesso a um smartphone ou computador. Da mesma maneira, a compra on-line ocorre de forma mais simples do que o deslocamento presencial até o ponto físico exigido.
Só por esses motivos já fica fácil entender por que o empreendedorismo digital é uma oportunidade para quem deseja ter uma fonte de renda, mesmo que não haja muitos recursos para investir. Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o assunto pra não cair em ciladas e ter uma melhor atuação? Veio ao lugar certo. Continue a leitura!
O que é empreendedorismo digital?
Você provavelmente já ouviu o termo empreendedorismo em algum lugar, principalmente nos últimos tempos. Afinal, tem sido cada vez mais comum o ato de criar um negócio, que é a definição do conceito, seja por uma necessidade de buscar melhores oportunidades profissionais e/ou de simplesmente comandar a própria empresa em vez de trabalhar para outra pessoa.
Quando isso ocorre por intermédio da internet, como as redes sociais ou sites, chama-se empreendedorismo digital. Assim, o seu vizinho que tem uma loja de camisas no Instagram é um empreendedor digital, a sua conhecida que divulga as tortas e bolos que faz pra vender no Facebook também, assim como a mãe do seu amigo que criou um site para vender itens decorativos.
Empreendedorismo digital é fácil?
Só não vale pensar que, por existirem tantas pessoas próximas que se desafiam nesse tipo de profissão, o empreendedorismo digital seja algo simples e com retorno imediato, certo? Pise com os dois pés firmes no chão para não se deslumbrar. O que acontece é que com a popularização do acesso à internet, principalmente por meio dos smartphones, o espaço virtual se torna cada vez mais habitado.
É como se ele se transformasse em uma rua cheia de vitrines, de pessoas para conhecê-las e de potenciais consumidores. Além disso, continuam existindo nessa ‘’rua’’ espaços cuja única finalidade é divertir os visitantes — como os conteúdos de entretenimentos, que são memes, vídeos com seus artistas preferidos etc. —, interagir com os seguidores e se informar sobre os mais variados assuntos.
Quais as vantagens de atuar no empreendedorismo digital?
Como você notou, no meio digital existe espaço para os mais variados interesses, inclusive os de formar clientelas e ter uma fonte de renda a partir dos produtos e dos serviços vendidos. Conheça um pouco mais sobre as vantagens na sequência!
Relevância do segmento digital
Quantas pessoas você conhece atualmente que não têm redes sociais ou que não fazem pesquisas na internet sobre os mais variados assuntos? O número é cada vez menor, o que evidencia a relevância do segmento digital.
Além disso, pesquisas realizadas pelo site E-commerce Brasil mostram que esse ambiente movimentou mais de 70 bilhões em 2019, número que se tornou ainda mais elevado com a pandemia da Covid-19. Afinal, as interações virtuais se tornaram as mais recomendadas e utilizadas para evitar a transmissão do vírus, o que potencializou a quantidade e o tempo do público na internet, inclusive ao fazer compras.
Baixo custo inicial
Lembra de quando falamos que é cada vez mais comum encontrar pessoas do nosso convívio empreendendo digitalmente? Uma das principais razões para isso é o baixo custo inicial envolvido se comparado com as empresas físicas. Quer dizer, um negócio presencial envolve custos com aluguel, manutenção, decoração, equipamentos, segurança e muito mais.
Já o empreendedorismo digital nas redes sociais, por exemplo, precisa apenas que o perfil seja criado, o que é feito de forma gratuita. Nesse sentido, um trabalho adequado possibilita uma maior visibilidade orgânica — que ocorre sem o anúncio ou o impulsionamento das postagens por intermédio do dinheiro — para que a conta ganhe força.
À medida que o empreendimento começa a crescer, é recomendado que ocorra o investimento em tráfego pago, que favorece a visibilidade e o engajamento da página a fim de aumentar o público, e em outros recursos que otimizem os resultados.
Flexibilidade de trabalho
Você tem medo de largar o seu trabalho fixo para investir no empreendedorismo digital? Inicialmente, não é necessário, e o negócio pode operar de forma flexível. Por exemplo, você combina a entrega de um produto vendido durante o intervalo do almoço sem que isso atrapalhe seu emprego fixo ou solicita a entrega por um motoboy.
Tudo funciona de acordo com os horários mais adequados para cada um, diferentemente do que ocorria em modelos tradicionais de negócio. Mas, claro, a organização e a disciplina são qualidades indispensáveis: quanto mais atenção e cuidado você tiver, mais rápido e melhores os resultados vão aparecer nesse tipo de empreendimento.
Crescimento escalável do negócio
Escalabilidade de um negócio quer dizer que a receita gerada é superior ao que foi aplicado em custos e investimentos. Ou seja, quando isso ocorre, significa que o empreendimento tem potencial de crescimento. Legal, não é? O melhor de tudo é que empresas digitais têm mais chances de se tornarem escaláveis.
Se você prestou atenção até aqui, já percebeu a razão para isso: o custo inicial é reduzido e a necessidade de investir na estrutura e em equipe também. É claro que, ao perceber os bons frutos do empreendimento, é possível pensar em expandir o negócio, mas isso é conversa para um outro momento. O ponto principal é que o empreendedorismo digital, quando operado adequadamente, oferece muitos benefícios.
Qual o primeiro passo para seguir nessa carreira?
As vantagens são inúmeras, mas ninguém disse que seria fácil e rápido. Assim, o primeiro passo para que o empreendedorismo digital opere de modo eficiente é ao investir em uma graduação, o que passa mais credibilidade e autoridade para os clientes na hora de fazer negociações, além de oferecer mais conhecimento para que você tenha propriedade nas suas realizações, especialmente o curso de Administração.
Como você percebeu, a trajetória rumo ao sucesso na carreira profissional para empreendedores tende a ser longa e desafiante, mas, para quem tem domínio na área, como os estudantes de uma graduação, os obstáculos são driblados com menos dificuldade. Desse jeito, você se adapta mais facilmente ao empreendedorismo digital e até pode ajudar seus amigos com isso.
Interessado no mercado digital? Então, entre em contato conosco da UCEFF para saber como curso de Administração pode te ajudar a crescer no digital.